Início » Colunas » Coluna do Verchai » Análise dos confrontos das quartas de final da Champions League

Análise dos confrontos das quartas de final da Champions League  

trofeu da champions league exposto no sorteio das quartas da edicao 2022-2023 - road to istanbul turquia
A grande final da Champions League 2022/2023 será disputada em 10 de junho, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia (Imagem: reprodução do site UEFA.com – via Getty Images)

No último dia 7 aconteceram as duas primeiras partidas de volta das oitavas de final da UEFA Champions League, que definiram os dois primeiros classificados às quartas de final. O primeiro a confirmar sua classificação pela segunda temporada consecutiva foi o Benfica, que goleou o Club Brugge no Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal), por 5 a 1 e terminou com uma vitória de 7 a 1 no placar agregado das partidas de ida e volta. Em razão de um pequeno atraso da chegada do ônibus da equipe do Borussia Dortmund em Stamford Bridge pelo trânsito da capital da Inglaterra, o Chelsea foi o segundo a confirmar sua classificação às quartas de final da UEFA Champions League. Os Blues conseguiram reverter a derrota de 1 a 0 sofrida em Dortmund na ida, venceram por 2 a 0 em casa com gols de Sterling e Havertz e garantiram a classificação às quartas de final da principal competição de clubes da Europa pela terceira temporada consecutiva.

No dia seguinte (8) mais dois clubes confirmaram classificação às quartas de final da Champions. O primeiro a confirmar a vaga foi o Bayern de Munique. O Gigante da Baviera recebeu o Paris Saint-Germain na Allianz Arena, na Alemanha, precisando de um empate depois da vitória conquistada no Parque dos Príncipes, na França, na partida de ida, mas voltou a vencer a equipe de Neymar, Messi e Mbappé, por 2 a 0 (com gols de Choupo-Moting e Sèrge Gnabry). No outro confronto, disputado na capital da Inglaterra, no Hotspur Stadium, o Tottenham não conseguiu sair do zero com o Milan e acabou eliminado pela derrota por 1 a 0 sofrida na primeira partida, no San Siro, na Itália. O gol que acabou garantindo o Milan de volta nas quartas de final da Champions depois de 11 temporadas foi marcado logo aos 7 minutos do primeiro tempo da partida de ida pelo espanhol Brahim Díaz.

Jogos desta semana:

Na última terça-feira (14) o Manchester City precisava vencer o RB Leipzig no Etihad Stadium, em Manchester (Inglaterra), depois do empate por 1 a 1 na Red Bull Arena, em Leipzig (Alemanha); e o Porto recebeu a Internazionale de Milão no Estádio do Dragão, em Porto (Portugal), precisando vencer por 2 gols para se classificar, tendo em vista a derrota por 1 a 0 na ida, sofrida no San Siro, em Milão (Itália). O Manchester City não só venceu, mas goleou o RB Leipzig por um placar histórico, de 7 a 0, com direito a 5 gols de Erling Braut Haaland, igualando a marca de Messi (alcançada somente por Luiz Adriano até então) com o maior número de gols em uma única partida. No outro confronto da última terça, a Inter sentiu a pressão em Portugal, mas contou com a garra e a sorte para segurar o empate sem gols com o Porto e, assim, garantir a classificação pela vitória com gol único de Romelu Lukaku no fim da partida de ida.

Finalmente, na última quarta-feira (15), o Real Madrid voltou a vencer o Liverpool no Santiago Bernabéu, em Madrid (Espanha), pelo placar simples, de 1 a 0, garantindo a classificação com 6 a 2 no placar agregado. No mesmo dia, o Napoli enfrentou o Eintracht Frankfurt no Estádio Diego Armando Maradona, em Napoli (Itália), podendo até perder por um gol em razão da vitória por 2 a 0 conquistada no Deutsche Bank Park, em Frankfurt (Alemanha), mas voltou a vencer, por 3 a 0, e avançou com 5 a 0 no placar agregado.

Sorteio das quartas de final definiu confrontos e caminho até a final:

O sorteio dos confrontos das quartas de final, que também definiu o chaveamento do mata-mata até a final, aconteceu na manhã desta sexta-feira (17) na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. O vencedor do 1º confronto sorteado enfrenta o vencedor do 2º confronto sorteado nas semifinais, de forma que os vencedores dos 3º e 4º confrontos se enfrentam no outro duelo das semifinais. O primeiro time em cada confronto será o mandante na ida:

Real Madrid x Chelsea:

O primeiro a aparecer no sorteio foi o atual e maior campeão da UEFA Champions League, o Real Madrid, que pela terceira temporada consecutiva vai enfrentar o Chelsea no mata-mata. Na última (2021/22), também pelas quartas de final, o Real Madrid levou a melhor e acabou ficando com o título, mas, na anterior (2020/21), pelas semifinais, o Chelsea foi quem avançou e ficou com o título. Trata-se, portanto, de um confronto entre os últimos dois campeões da UEFA Champions League, que promete muitas emoções. Nesta temporada o Chelsea chega em um momento mais instável, pois passou por troca no comando técnico no meio das competições e é apenas o 10º colocado na Premier League. O Real Madrid, por outro lado, apesar da “freguesia” para o Barcelona no cenário espanhol (perdeu a final da Supercopa, perdeu a partida de ida da semifinal da Copa do Rei em pleno Santiago Bernabéu e está 9 pontos atrás na corrida pelo título de La Liga), já conquistou os títulos da Supercopa Europeia e do Campeonato Mundial de Clubes.

Manchester City x Bayern de Munique:

No segundo confronto do primeiro lado da chave o Manchester City, que junto com o Napoli é o único nesta fase da atual edição a ainda não ter vencido a Champions, caiu contra o Bayern de Munique, terceiro maior vencedor (ao lado do Liverpool) com 6 títulos (ficando atrás apenas do Real, que tem 14, e do Milan, que tem 7). E o Bayern vem de uma classificação sobre outro gigante europeu que não tem título da Champions, o PSG. No entanto, além de um esquadrão comandado pelo icônico Pep Guardiola, o Manchester City conta com o cometa Haaland para conseguir a classificação e se manter vivo na busca pela primeira conquista continental. O atacante norueguês é o artilheiro da atual edição da Champions com 10 gols marcados, sendo o primeiro a ter conseguido alcançar os dois dígitos antes das quartas de final, além de ter sido o mais jovem a alcançar a marca de 30 gols na competição.

Internazionale x Benfica:

Depois de mais de 10 temporadas, a Inter está de volta nas quartas de final da Champions e vai enfrentar um adversário que já foi campeão e que tem experiência recente nesta fase da competição. O Benfica, líder da Liga Portuguesa com 8 pontos de vantagem para o Porto, vice-líder, está nesta fase da Champions pela segunda vez consecutiva e vem embalado pela classificação nas oitavas de final com vitória por 7 a 1 no placar agregado das partidas de ida e volta contra o Club Brugge. Inter e Benfica já definiram o título da competição europeia uma vez, lá na temporada 1964/65, quando a equipe de Milão ficou com o troféu ao vencer por 1 a 0 (gol marcado pelo brasileiro Jair).

Milan x Napoli:

única com 3 representantes nestas quartas de final da Champions League, a Itália vai protagonizar um clássico nacional entre o atual campeão, Milan, e o atual líder isolado da Série A, o Napoli, que tem vantagem de 18 pontos para a vice-líder, Internazionale, faltando 12 rodadas para o fim do campeonato. Esta vai ser a primeira vez que o Napoli chega às quartas de final da Champions, e logo de cara vai enfrentar o Milan, segundo maior campeão do torneio. No histórico de confrontos das equipes, o Milan leva vantagem, com 62 triunfos contra 47 do Napoli em um total de 159 jogos.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário