Início » Colunas » Coluna do Verchai » A trajetória do grande destaque do Brasileirão

A trajetória do grande destaque do Brasileirão  

No futebol brasileiro não são raras as histórias de jogadores que, após passarem por momentos difíceis ou por não serem aproveitados em seus clubes de origem, ressurgem com grande destaque em outras equipes. Lucas Perri é um desses nomes. De uma promessa não completamente realizada no São Paulo a um ícone no Botafogo, sua trajetória é repleta de reviravoltas, decisões e superação.

troféu do brasileirao e sede da CBF
Troféu do Brasileirão e sede da CBF (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A ascensão inicial no São Paulo

Lucas Perri sempre teve seu nome associado ao São Paulo. Sua jornada no Morumbi começou nas categorias de base, onde foi consistentemente visto como um substituto em potencial para a lenda Rogério Ceni. No entanto, apesar de suas expectativas e do treinamento intenso, sua trajetória no clube principal foi menos que estelar. Suas aparições foram limitadas e, muitas vezes, marcadas por momentos de insegurança.

Quando finalmente teve a chance de mostrar seu valor no Brasileirão de 2019, as coisas não saíram como planejado. Apesar de algumas vitórias impressionantes, seu tempo sob as traves do São Paulo foi curto e terminou sem que ele se estabelecesse como o titular incontestável que muitos esperavam.

O empréstimo decisivo para o Náutico

Perseguindo mais tempo em campo, Lucas Perri tomou a decisão de ser emprestado ao Náutico em 2022. Muitos podem ter visto isso como um passo atrás, mas foi nesse clube que o goleiro realmente começou a brilhar. No Náutico, ele encontrou a confiança e o espaço que lhe faltavam no São Paulo. Suas defesas, em particular nas penalidades contra o Retrô, garantiram seu status de herói na conquista do título pernambucano daquele ano.

Infelizmente, apesar de seus esforços individuais, a campanha geral da equipe foi ruim, culminando no rebaixamento à Série C do Brasileirão. No entanto, o desempenho de Perri não passou despercebido. Suas exibições no Náutico sinalizaram para outros clubes que ele estava pronto para uma volta por cima.

Redenção no Botafogo

O brilho de Perri no Náutico chamou a atenção de diversos clubes, mas foi o Botafogo que aproveitou a oportunidade de contratá-lo. E o investimento, aparentemente modesto de R$ 1,2 milhão, rapidamente se mostrou uma pechincha. No Alvinegro, Perri encontrou sua verdadeira casa, se estabelecendo como titular e se tornando rapidamente um dos pilares da equipe que ocupa a primeira colocação do Campeonato Brasileiro.

Em pouco tempo, ele foi de uma promessa não realizada a um dos principais nomes do Brasileirão 2023. Suas defesas espetaculares e sua liderança em campo se tornaram cruciais para a campanha do Botafogo, e os torcedores do clube rapidamente o adotaram como um dos grandes nomes do clube no momento.

“Não” de Ceni como combustível

Por trás do sucesso de Perri no Botafogo, há a complexa decisão do São Paulo de permitir sua partida. Muitos fatores contribuíram para essa decisão, não menos importante a aparente falta de fé do técnico Rogério Ceni em seu potencial. A falta de oportunidades consistentes sob a gestão de Ceni, juntamente com o curto período de tempo que Perri teve para provar a si mesmo, levaram a sua saída do clube.

Financeiramente, o acordo parecia fazer sentido para o São Paulo na época, recebendo uma quantia modesta e mantendo uma parte dos direitos econômicos do jogador. Mas em retrospectiva, com o sucesso estrondoso de Perri no Botafogo, muitos no Morumbi devem estar se perguntando se foi realmente a decisão certa.

Certamente a decisão de Rogério Ceni não foi a correta, pois hoje, Perri é um dos melhores goleiros brasileiros em atividade e não há espaço para contestação em relação ao seu desempenho.

Futuro brilhante à vista

Lucas Perri não é apenas uma história de sucesso do momento. Seu futuro também parece incrivelmente promissor. Suas atuações não só lhe garantiram a adoração dos torcedores do Botafogo, mas também chamaram a atenção de clubes europeus, em particular o Lyon.

O clube francês, que tem conexões com o proprietário da SAF do Botafogo, está aparentemente preparado para levar Perri em 2024. Isso representa não apenas um voto de confiança em seu talento, mas também a possibilidade de um futuro na elite do futebol europeu.

Um nome para a seleção brasileira

Na última convocação feita pelo técnico interino da seleção brasileira, Fernando Diniz, Lucas Perri não foi lembrado. Na lista, um nome que ganhou o espaço foi o do goleiro do Athletico-PR, Bento. Mas a expectativa é de que a convocação seja questão de tempo.

Com as atuações pelo Botafogo e a forma como Perri vem evoluindo, são grandes as expectativas em relação à um futuro que parece ser certo vestindo a amarelinha.

É só o começo para Perri

A trajetória de Lucas Perri não é apenas uma narrativa de triunfo individual, mas também oferece lições valiosas sobre gestão no mundo do futebol. Primeiro, destaca a importância de dar oportunidades consistentes aos jovens talentos. Um jogador pode ganhar espaço se for colocado no ambiente certo com o suporte adequado.

Em segundo lugar, a história de Perri evidencia a natureza imprevisível do futebol. Aquilo que pode parecer uma decisão lógica em um momento pode, em retrospectiva, parecer um erro. Lucas Perri enfrentou o São Paulo na última rodada do Brasileirão, num jogo onde, mais uma vez, teve uma grande atuação e mostrou seu valor em pleno Morumbi.

Um nome que vai ficar na história de um novo Botafogo

De enfrentar adversidades e ceticismo no São Paulo, a encontrar redenção no Náutico e, finalmente, a se afirmar entre os grandes no Botafogo, sua jornada é um testemunho da perseverança e do talento.

O Botafogo passa por um novo momento da sua história e Lucas Perri vem sendo um dos pilares desse momento. A cada partida que passa o goleiro vem se afirmando como o grande destaque do Brasileirão e quase todos os pontos conquistados pelo Botafogo nessa campanha incrível que vem fazendo no campeonato passaram pelas mãos do goleiro.

A estreia pela seleção brasileira é questão de tempo, e o Botafogo, como o clube que mais cedeu talentos para a seleção na história, terá Perri como símbolo do seu recomeço.

Siga o Betmotion nas redes sociais

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Telegram

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário