Início » Colunas » Coluna do Verchai » Análise dos grupos da Copa Libertadores da América

Análise dos grupos da Copa Libertadores da América  

trofeus da libertadores e sul-americana
Troféus da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana (Foto: divulgação/site da Conmebol)

Na noite desta segunda-feira (27), em Luque, no Paraguai, a CONMEBOL realizou o sorteio que definiu os 8 grupos da primeira fase da Copa Libertadores da América 2023. O Brasil terá 7 representantes nesta fase: como o Flamengo foi campeão tanto da Libertadores quanto da Copa do Brasil, se classificaram à fase de grupos da Libertadores, também, os 5 mais bem colocados do Campeonato Brasileiro 2022 (o campeão, Palmeiras, o vice-campeão, Internacional, o 3º colocado, Fluminense, o 4º colocado, Corinthians, e o 6º colocado, Athletico Paranaense, que “herdou” a vaga do Flamengo, 5º colocado) e o Atlético Mineiro. Com um aumento de 21% na premiação total, a Copa Libertadores da América vai distribuir, pela primeira vez, mais de 1 bilhão de reais ao longo da competição. Com o acúmulo das premiações, desde a fase de grupos, que dá 3 milhões de reais mais 1,57 milhão para cada vitória nesta fase, o campeão desta edição da Libertadores pode faturar quase 150 milhões de reais.

Tanto o Atlético quanto o Fortaleza, respectivamente os 7º e 8º colocados do último Brasileirão, disputaram a chamada Pré-Libertadores, que é uma fase prévia dividida em 3 partes, todas disputadas em confrontos diretos. Ao todo, 19 equipes disputaram a Pré-Libertadores, sendo que 13 delas entraram de forma direta na 2ª fase, incluindo o Galo e o Leão do Pici. O Atlético teve dificuldade jogando fora de casa, tendo empatado tanto com o Carabobo na 2ª fase quanto com o Millonarios na 3ª, mas mostrou toda a sua força diante da torcida para confirmar seu favoritismo e garantir sua vaga na fase de grupos da Libertadores (venceu tanto o Carabobo quanto o Millonarios em casa, ambos pelo mesmo placar: 3 a 1). Já o Fortaleza não teve a mesma sorte. Na 2ª fase, diante do Deportivo Maldonado, do Uruguai, o Leão conseguiu golear em casa depois de empatar fora, mas, na fase decisiva, diante do cascudo Cerro Porteño, do Paraguai, a equipe de Juan Pablo Vojvoda não resistiu e perdeu tanto na ida, em casa, quanto na volta. Com a queda, o Fortaleza ficou fora da fase de grupos da Libertadores, mas se classificou à fase de grupos da Copa Sul-Americana por ter chegado na 3ª fase qualificatória da Libertadores.

Atual campeão, Flamengo é cabeça-de-chave do Grupo A:

Antes mesmo do sorteio começar, uma coisa já estava definida: o atual campeão, Flamengo, seria o cabeça-de-chave do Grupo A. O sorteio foi dividido em 4 potes, de acordo com a classificação das equipes no ranking da CONMEBOL, com exceção dos 4 classificados pela Pré-Libertadores (Atlético Mineiro, Cerro Porteño, Independiente Medellín e Sporting Cristal), que ficaram no 4º e último pote independentemente do posicionamento no ranking, uma vez que foram “repescados”. Portanto, o Flamengo não poderia cair, por exemplo, em um grupo com Boca Juniors ou River Plate, tendo em vista que estes também estavam no pote 1 (de cabeça-de-chave), e tampouco contra clubes brasileiros, com exceção do Atlético Mineiro, que veio da Pré-Libertadores. Dessa forma, podemos considerar que o atual campeão deu sorte no sorteio. A pedra no sapato do Flamengo deve ser, exclusivamente, o Racing, da Argentina, que era considerado um dos mais fortes do pote 2. Já o Aucas, do Equador, e o Ñublense, do Chile, não devem apresentar resistência ao Flamengo, que é visto com amplo favoritismo no Grupo A.

Apesar do Favoritismo, Palmeiras não deve ter facilidade no Grupo C:

Cabeça-de-chave, o Palmeiras não teve sorte no sorteio da fase de grupos da Libertadores realizado pela CONMEBOL na noite de ontem. A equipe de Abel Ferreira vai ter pela frente: o Barcelona de Guayaquil (que não teve sucesso nas competições continentais no ano passado, mas foi vice-campeão equatoriano); o Bolivar (atual vice-líder da Liga Boliviana, campeão da Apertura e 3º colocado da Clausura no ano passado), que conta com a altitude de pouco mais de 3.500 metros da capital La Paz para neutralizar seus adversários e; por fim, o Cerro Porteño (eliminado pelo Palmeiras com goleada histórica nas oitavas de final da Libertadores do ano passado, mas foi vice-campeão das Ligas Apertura e Clausura do Paraguai e está invicto neste ano até aqui, com 8 vitórias e 5 empates em 13 partidas).

Favoritos? Athletico e Atlético se encontram em único grupo com 2 brasileiros:

Dos cabeça-de-chave, o Athletico Paranaense, que ficou no Grupo G, certamente foi o que mais deu azar no sorteio da fase de grupos da Libertadores realizado pela CONMEBOL. Além do Libertad (atual líder da Liga Apertura do Paraguai, na qual foi campeão no ano passado), por quem o Athletico passou nas oitavas de final no ano passado, e do Alianza Lima (atual campeão da Liga Peruana), o atual vice-campeão vai ter pela frente o Atlético Mineiro. Campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2021, o Atlético Mineiro tem o grande objetivo de voltar a lutar pelo título da Libertadores neste ano.

Corinthians, Fluminense e Internacional também devem encontrar dificuldade para avançar na Libertadores:

Dentre os 3 brasileiros que estavam no pote 2 do sorteio da fase de grupos da Libertadores, o Fluminense foi o que mais deu azar. A equipe de Fernando Diniz vai ter, além do River Plate, o The Strongest, que tem a altitude de La Paz como sua maior arma, e o Sporting Cristal, que tirou o Huracán, da Argentina, na fase qualificatória.

O cabeça-de-chave do Grupo E, o Independiente del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana, é a grande ameaça do Timão, além, é claro, do Argentinos Juniors, tendo em vista que as equipes argentinas são sempre muito difíceis de serem vencidas na Libertadores. No entanto, o Liverpool de Montevideo, em sua primeira participação na principal competição da América do Sul, deve ter muita dificuldade para conseguir competir com os demais adversários.

Da mesma forma acontece no Grupo B do Internacional, que tem o Metropolitanos, da Venezuela, como uma equipe de nível de competitividade inferior ao do Colorado e dos outros dois integrantes do grupo: o Nacional, do Uruguai, e o Independiente Medellín, da Colômbia.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário