Everton Cebolinha vai vestir a camisa do Flamengo. O atacante, que estava defendendo as cores do Benfica, chega ao rubro-negro carioca. Ele deve disputar a vaga de titular com Bruno Henrique, que é um dos principais nomes do elenco flamenguista.
O ex-gremista, que realizou exames médicos nesta última sexta-feira (17), foi ovacionado pelos torcedores rubro-negros em sua chegada no aeroporto Santos Dumont, no Rio de janeiro.
Everton Cebolinha foi contratado do Benfica de Portugal por 13,5 milhões de euros, com a negociação podendo chegar a 16 milhões se metas do contrato forem batidas.
Pelo time português fez 15 gols e serviu 17 assistências em 95 partidas. Pouco. Objetivamente, o ex-atacante do Grêmio de 26 anos fracassou na Europa e não conseguiu atender as maiores expectativas do clube de Portugal. Mesmo assim o nível do futebol jogado no Brasil é contratação de peso, para subir patamar de ataque da equipe do Flamengo. Em termos de características, no elenco rubro-negro seria uma reposição à saída de Michael – deve, inclusive, herdar a camisa 19 do hoje atleta do Al Hilal. Velocidade e drible partindo da esquerda em diagonal e a participação ativa sem bola que desenvolveu no Benfica.
Apesar de toda euforia dos torcedores para a estreia “imediata” de Everton Cebolinha o jogador poderá entrar em campo somente a partir de 18 de julho, quando o período de transferências internacionais for aberto oficialmente. Muito tempo para quem perdeu Bruno Henrique, com lesão no joelho direito no último jogo contra o Cuiabá, onde a equipe do Flamengo Venceu por 2×0 no estádio do Maracanã, já fragilizado por desgaste e tendinite, provavelmente até o fim da temporada o Flamengo possivelmente não poderá contar com Bruno Henrique e terá jogos decisivos por Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil nesses 30 dias até a estreia de Cebolinha.
O treinador da equipe do Flamengo o técnico Dorival Junior vai ter que trabalhar muito consistência e regularidade dos possíveis substitutos de Bruno Henrique que é Vitinho e Lázaro. Vitinho desde a sua chegada ao Flamengo vive altos e baixos e a torcida sempre “pegou no seu pé” e no último jogo contra a equipe do Cuiabá, ficou claro o desconforto da torcida com o futebol do jogador que teve oportunidade de jogar praticamente de jogar 45 minutos da partida e mesmo assim não conseguiu responder as expectativas do treinador na partida. Já o jovem Lázaro teve muitas oportunidades com o ex treinador da equipe Paulo Sousa, e até chegou a fazer alguns jogos com bons aproveitamentos, mas ainda não tem experiência suficiente para se manter titular na equipe do Flamengo. Outra opção que o treinador poderia improvisar seria com o atacante marinho que chegou recentemente ao clube e também teve poucas chances com o antigo treinador.
O fato é que o time perde a grande válvula de escape para acelerar as transições ofensivas e ainda a presença de área e os recursos de finalização de Bruno Henrique, inclusive no jogo aéreo. Fundamentais, por exemplo, para os dois duelos contra o ofensivo Atlético de “Turco” Mohamed no Mineirão.
Sem o craque da Libertadores de 2019 (BH) que é um dos principais jogadores do elenco e autor dos quatro gols contra o Barcelona de Guaiaquil que colocaram o time na última final do torneio continental, Everton Cebolinha chega e já é peça fundamental para Dorival antes mesmo de entrar em campo. Terá que compensar uma ausência maior que o investimento do Flamengo no seu novo ponta esquerda.
Apesar do alto investimento para trazer Everton Cebolinha para voltar a atuar no futebol brasileiro, a grande questão é se o time ainda terá algo grande a disputar quando o novo contratado estiver disponível. Para isso o Flamengo precisa sobreviver nas competições, apesar de ser uma grande equipe e no papel ter um dos melhores elencos não só do futebol brasileiro mais em toda América do Sul, as perspectivas na temporada e resultados estão sendo bem abaixo do que o esperado até aqui, e isso pode mudar ainda mais em caso de queda na libertadores ou na Copa do Brasil. De uns anos pra cá a equipe do Flamengo sempre vem sendo cogitada ao título Brasileiro, porém a equipe está ocupando hoje a 10ª posição na tabela da competição ficando atrás do líder Palmeiras por 10 pontos.
Everton Cebolinha fez sua estreia profissional em janeiro de 2014 na primeira rodada do Gauchão contra o São José neste jogo o Grêmio acabou perdendo por 1×0 e o jogador conseguiu marcar seu primeiro gol no futebol profissional na partida seguinte e de lá pra cá se foi se destacando no profissional da equipe do Grêmio onde conseguiu grandes títulos com o clube gaúcho.
No Grêmio, Everton conquistou grandes títulos e se tornou um dos principais jogadores nas temporadas de 2018 e 2019. Seus títulos conquistados na equipe até sua ida para o Benfica foram: Copa do Brasil (em 2016), Copa Libertadores (2017), Recopa Sul-Americana (2018), Campeonato Gaúcho (2018 e 2019), Recopa Gaúcha (2019) e Taça Francisco Novelletto (2020).
Pela seleção Brasileira de futebol o jogador foi um dos destaques no ano de 2019, quando a seleção foi campeã da Copa América, após Neymar sofrer uma lesão que acabou o afastando da competição o nome de Everton Cebolinha ganhou mais força para assumir a posição e o jogador correspondeu a altura e o que era esperado pelo Técnico Tite. Cebolinha chegou a ser artilheiro da competição e campeão junto a Seleção.
O fato é se Everton Cebolinha conseguir manter o bom futebol que demonstrou quando jogou aqui no Brasil antes de ir para o Benfica de Portugal, sem dúvidas vai elevar ainda mais o ataque da equipe do Flamengo.