Invicto, Fernando Lázaro tem última missão no comando do Corinthians antes da chegada do técnico português Vítor Pereira, recém-contratado.
O técnico Sylvinho foi demitido do Corinthians após uma derrota para o Santos, por 2 a 1, em plena Neo Química Arena, em sua terceira partida neste Campeonato Paulista. Desde então a equipe corintiana vem sendo comandada pelo auxiliar permanente, Fernando Lázaro, e não perdeu mais: foram três vitórias consecutivas em partidas difíceis contra o Ituano (atual campeão da Série C), o Mirassol (semifinalista das últimas duas edições do Campeonato Paulista) e o São Bernardo (líder do Grupo B), e um empate fora de casa com o Botafogo-SP na última rodada. O Corinthians mostrou evolução e conquistou os resultados que precisava para ganhar mais tranquilidade neste início de temporada. Com um total de 14 pontos somados nas 7 partidas disputadas, o Corinthians lidera o Grupo A do Campeonato Paulista com folga de 4 pontos para o vice-líder, Guarani, e 7 pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de classificação para as quartas de final, mesmo tendo uma partida a menos. Mais do que os pontos preciosos que conquistou para avançar às quartas de final do Campeonato Paulista, o Corinthians conseguiu reestabelecer um pouco da sua confiança sob o comando de Fernando Lázaro, que se deu ao luxo de jogar com um time praticamente reserva na última partida, razão pela qual acabou não alcançando a quarta vitória consecutiva, mas cedeu o empate por 1 a 1 no segundo tempo, depois de ter saído na frente do placar no primeiro tempo. Agora, com uma semana inteira para treinar e preparar a equipe para o duelo complicado deste fim de semana, contra o Red Bull Bragantino, Fernando Lázaro deve voltar a escalar o time que considera ideal, que conta com o badalado quinteto ofensivo formado por Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, William e Roger Guedes. Nesta equipe considerada ideal pelo técnico interino, o Corinthians conta com oito titulares acima dos 30 anos: Cássio (34), Fagner (32), Fábio Santos (36), Gil (34), Renato Augusto (34), Paulinho (33), Willian (33) e Giuliano (31). Foi com este time (ao qual se juntam o volante Du Queiroz, que briga por vaga com Víctor Cantillo, o zagueiro João Victor e o camisa 9 Roger Guedes) que o Corinthians passeou na vitória por 3 a 0 sobre o São Bernardo e espera acabar com o recente tabu diante do Red Bull Bragantino. O Timão não vence o Massa Bruta há dois anos, período no qual empatou três vezes e perdeu duas, ambas jogando na Neo Química Arena. No entanto, a missão é árdua. O Bragantino está em grande momento sob o comando de Mauricio Barbieri, que é técnico da equipe desde 2020, e, neste momento, com 16 pontos somados nas 8 rodadas disputadas, divide a liderança da classificação geral do Campeonato Paulista com o Palmeiras. Esta partida, entre Corinthians e Bragantino, na Neo Química Arena, acontece às 11 horas da manhã (de Brasília) de domingo (27), com transmissão em pay-per-view do Canal Premiere e do serviço de streaming “Paulistão Play”.
Invicto no Campeonato Paulista, Palmeiras lidera classificação geral com duas partidas a menos
Neste domingo (27), às 16 horas (de Brasília), o Palmeiras vai ao interior do estado para enfrentar a Inter de Limeira no Estádio Major José Levy Sobrinho, com transmissão da Record na TV aberta, além do pay-per-view. Na lanterna do Grupo A com 7 pontos somados nas 8 rodadas disputadas, a Inter se preocupa com um possível rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista e dificilmente vão conseguir acabar com a invencibilidade do Palmeiras no campeonato nesta partida. Mesmo jogando fora de casa e devendo ir a campo com uma equipe alternativa por estar em meio a disputa das partidas de ida e volta da final da Recopa Sul-Americana, contra o Athletico Paranaense, o Palmeiras dificilmente vai deixar de somar pontos, assim como fez nas outras duas vezes em que poupou os titulares neste Campeonato Paulista. Ao todo, com cinco vitórias e apenas um empate nas seis rodadas disputadas até aqui (duas a menos que as demais equipes em razão da disputa do Mundial de Clubes no início deste mês), o Palmeiras lidera a classificação geral do Campeonato Paulista e espera se manter assim com uma vitória nesta partida contra a Inter de Limeira. Ainda que se preocupe com a decisão do título da Recopa, o técnico Abel Ferreira está acostumado a ter de lidar com várias competições ao mesmo tempo e não deve perder o ritmo no Campeonato Paulista, até porque espera ter a vantagem sobre os rivais nas fases decisivas.
Classificados na Copa do Brasil, Santos e São Paulo buscam manutenção na zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista:
Também no domingo (27), às 18:30 (no horário de Brasília), o Santos recebe o Grêmio Novorizontino na Vila Belmiro, com transmissão da TNT Sports pelo serviço de streaming da “HBO Max”. Após a demissão de Fabio Carille em derrota para o Mirassol na 7ª rodada, o Santos perdeu clássico para o São Paulo em plena Vila Belmiro por 3 a 0, mas se recuperou na última partida ao vencer o Salgueiro por 3 a 0 pela primeira fase da Copa do Brasil e garantir uma classificação tranquila para a segunda fase. Neste fim de semana o Santos mais uma vez deve ser comandado pelo interino Marcelo Fernandes, uma vez que o recém-contratado, o técnico argentino Fabián Bustos, ainda não vai ter tempo para assumir a equipe. Mesmo assim, a expectativa do Peixe é conseguir uma vitória em casa para permitir que Fabián Bustos, quando assumir, tenha um pouco mais de tranquilidade até encontrar o melhor equilíbrio da equipe, sem grande pressão por resultados para não ficar fora da zona de classificação para as quartas de final. Neste momento o Santos tem dois pontos de vantagem para a Ponte Preta, 3ª colocada do Grupo D, que é liderado pelo Bragantino, que tem 7 pontos de vantagem para o Santos.
Também classificado para a segunda fase Copa do Brasil após um empate sem gols, pouco convincente, diante do Campinense, o São Paulo volta a jogar pelo Campeonato Paulista na segunda-feira (28), quando enfrenta o Água Santa fora de casa às 15 horas (de Brasília), com transmissão exclusiva por pay-per-view. Com uma partida a menos, mas apenas um ponto de vantagem para a Ferroviária (3ª colocada do Grupo B), o São Paulo precisa da vitória para seguir firme na zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista e se aproximar da liderança do seu grupo, que está com o São Bernardo neste momento.