Início » Colunas » Coluna do Verchai » Corinthians e Palmeiras lideram o Campeonato Paulista

Corinthians e Palmeiras lideram o Campeonato Paulista  

Após vencerem São Bernardo e Ferroviária na noite desta quarta-feira (16), Corinthians e Palmeiras lideram a classificação geral do Campeonato Paulista. As partidas foram válidas pela 7ª rodada da primeira fase.

Com dois gols de Róger Guedes, o Timão fez 3 a 0 contra o time do ABC paulista, então melhor campanha do Paulistão 2022.

jogadores do corinthians durante comemoração de gol nos 3 a 0 sobre são bernardo pelo paulista 2022
Jogadores do Corinthians, durante a vitória sobre o São Bernardo, na Neo Química Arena, pelo Paulistão 2022 (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians)

O Verdão, por sua vez, foi a Araraquara e ganhou por 2 a 0 (Murilo e Breno Lopes fizeram os gols), preservando a maioria dos seus titulares que disputaram o Mundial. Alguns, entraram durante a partida.

Corinthians e Palmeiras no topo do Paulistão

Com os triunfos, Corinthians e Palmeiras foram a 13 pontos. Tendo um jogo a menos e melhor saldo de gols (8 a 5), o Alviverde possui quatro vitórias e um empate. Por outro lado, o Alvinegro, embora também tenha vencido quatro vezes e empatado uma, já não está mais invicto. Perdeu o clássico contra o Santos, por 2 a 1, pela terceira rodada.

Para efeito de classificação ao mata-mata, tanto Palmeiras quanto Corinthians estão bem. O Verdão lidera o grupo C, com dois pontos de vantagem para o terceiro, Botafogo, que soma 11 pontos, tal qual o segundo, Ituano. Só que o time palmeirense tem dois jogos a menos em relação aos dois. Com 9 pontos, o Mirassol é o lanterna.

O Timão comando o grupo A, com seis pontos a mais do que o terceiro colocado Guarani, que soma sete e tem jogo a mais. Com igual pontuação, o Água Santa é o vice-líder.

A Inter de Limeira, adversária do São Paulo nesta quinta-feira (17), no Morumbi, ocupa a lanterna do grupo, com seis pontos.

Os dois primeiros de cada chave estarão nas quartas de finais do Campeonato Paulista deste ano.

Timão vence terceira consecutiva com técnico interino

Na noite desta quarta-feira (16), o Corinthians recebeu o líder do Grupo B do Campeonato Paulista, o São Bernardo, na Neo Química Arena, e conseguiu a terceira vitória consecutiva desde a derrota no clássico com o Santos, que marcou a despedida de Sylvinho.

Sob o comando do auxiliar permanente, Fernando Lázaro, desde então, o Corinthians mostrou evolução e conquistou os resultados que precisava para ganhar mais tranquilidade neste início de temporada.

Nessa última partida, o Timão sobrou. Mesmo enfrentando um surpreendente São Bernardo, que já havia tirado pontos de Santos e Red Bull Bragantino, o Corinthians venceu e convenceu, pela primeira vez podendo contar desde o início com as cinco contratações badaladas: Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, William e Róger Guedes.

O time soube controlar a partida e não se abalou por não ter conseguido abrir o placar no primeiro tempo, apesar das boas chances criadas.

O técnico interino não fez mudanças depois do intervalo e, em menos de 10 minutos do segundo tempo, o Corinthians abriu o placar: Giuliano deixou Róger Guedes na cara do gol com um belo passe nas costas da defesa do São Bernardo e o camisa 9 encobriu o goleiro para fazer um golaço.

Depois, foi a vez de Renato Augusto fazer boa jogada, arrancando pelo meio de campo e deixando Roger Guedes mais uma vez na boa para marcar, desta vez tocando na saída do goleiro para fazer o segundo dele na partida.

Na sequência, em cobrança de pênalti, William decretou a vitória por 3 a 0 e garantiu o Corinthians na liderança isolada do Grupo A, com 13 pontos somados nas seis partidas que disputou.

O São Bernardo, por sua vez, segue na liderança do Grupo B, estacionado nos 11 pontos após sete rodadas disputadas.

Palmeiras reserva vence Ferroviária e assume a liderança geral

Apostando na equipe reserva para enfrentar a Ferroviária fora de casa na partida da última quarta-feira (16), a primeira “pós-Mundial”, o Palmeiras não teve dificuldade para alcançar a quarta vitória consecutiva, manter a invencibilidade no Campeonato Paulista e seguir na liderança da classificação geral.

O zagueiro Murilo abriu o placar no primeiro tempo, aproveitando cobrança de escanteio de Patrick de Paula. Foi o segundo dele em quatro partidas.

A Ferroviária até ameaçou uma reação depois de sair atrás no placar, tirando suspiros dos torcedores palmeirenses e obrigando Weverton, o único titular que estava em campo, a fazer boas defesas.

breno lopes autor do segundo na vitória sobre a ferroviária no paulista 2022
Breno Lopes marcou o segundo da vitória do Palmeiras sobre a Ferroviária, na primeira partida após o vice no Mundial (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Depois do intervalo, porém, o Palmeiras voltou a tomar o controle da partida e não demorou para ampliar o placar: Breno Lopez aproveitou sobra após cruzamento de Rony e só precisou empurrar pro fundo da rede para fazer o 2 a 0.

Mesmo com a Ferroviária fazendo uma boa partida, a vitória do Palmeiras poderia ter sido mais elástica, mas já foi o suficiente para manter a equipe alviverde no topo da classificação geral do Campeonato Paulista mesmo tendo apenas cinco partidas disputadas (uma a menos que o Corinthians, que é o segundo na classificação geral).

Jogos de hoje (17):

Nesta quinta-feira (17), tem São Paulo e Santos em ação pelo Paulistão 2022. Confira os jogos de hoje:

São Paulo x Inter de Limeira

Com duas partidas e quatro pontos a menos que o São Bernardo neste momento, o São Paulo vem na vice-liderança do Grupo B e pode se aproximar bastante da 1ª posição nesta quinta-feira (17).

Vindo de duas vitórias consecutivas, o Tricolor recebe a Inter de Limeira (lanterna do Grupo A) no Morumbi às 21h30 (de Brasília). O jogo terá transmissão ao vivo do HBO Max e do Estádio TNT Sports (streaming).

A partida também serve de preparação para o clássico contra o Santos, no próximo domingo (20). Por isso, é possível que o técnico Rogério Ceni faça algumas mudanças para poupar alguns jogadores e testar outros.

Mirassol x Santos

Com transmissão no YouTube do Paulistão (serviço gratuito) e nas plataformas pagas Paulistão Play e Premiere, o Santos (vice-líder do Grupo D, com um ponto a menos do que o líder, Red Bull Bragantino) visitao Mirassol (lanterna do Grupo C), às 19h (de Brasília) desta quinta-feira.

Sem contar com Ricardo Goulart, recuperando-se de desgaste nas partidas anteriores, preservado para o clássico com o São Paulo, o técnico Fábio Carille deve, assim como Rogério Ceni, fazer alguns testes. Felipe Jonatan, Camacho, Gabriel Pirani e Marcos Guilherme, por exemplo, são alguns nomes que podem voltar a aparecer entre os titulares.

O líder do Grupo D, Red Bull Bragantino, que tem um ponto de vantagem para o Santos, também entra em campo às 19 horas (de Brasília) desta quinta-feira (17) para enfrentar o Água Santa (vice-líder do Grupo A) em casa. A equipe de Bragança Paulista busca reencontrar o caminho da vitória depois da derrota sofrida para o São Bernardo na última rodada.

* Com informações de Blog Betmotion.

Deixe um comentário