Em estreia de Daniel Alves, Barcelona sai atrás, mas busca a virada no segundo tempo na Copa do Rei contra time da Terceira Divisão Espanhola.
A fase de 1/16 avos de final da Copa do Rei da Espanha começou na última terça-feira (4), com a classificação, nos pênaltis, do Espanyol sobre o Ponferradina. Nesta quarta-feira (5) aconteceram outros oito jogos e em apenas um deles não aconteceu aquilo que era previsto: o Celta de Vigo perdeu por 2 a 1 para o Atlético Baleares, que disputa a Terceira Divisão Espanhola, e deixou a competição mais cedo do que o esperado. Nos outros sete confrontos, as equipes que disputam a elite da Espanha (La Liga Santander) venceram mesmo jogando fora de casa e já garantiram seu lugar nas oitavas de final da Copa do Rei da Espanha. Este foi o caso do Barcelona, que enfrentou o Linares, da Terceira Divisão, mas teve grande dificuldade para vencer por 2 a 1, de virada. A partida marcou a reestreia de Daniel Alves pelo clube catalão, que mesmo enfrentando um time consideravelmente inferior tecnicamente, não poupou esforços para buscar a classificação. O técnico Xavi Hernández levou a campo aquilo que tinha de melhor e mesmo assim saiu atrás no placar: aos 18 minutos do primeiro tempo, Hugo Díaz recebeu cruzamento de Fran Carnicer e cabeceou bem, no canto, para abrir o placar para o Linares e levar a torcida do modesto time espanhol à loucura. À partir de então o Barça iniciou uma corrida pelo gol de empate, mas teve muita dificuldade para furar o bloqueio adversário no primeiro tempo. Foi só depois das entradas de Frenkie de Jong e Ousmane Dembélé, no segundo tempo, que a equipe de Xavi Hernández passou a ser mais incisiva no campo de ataque. E foi exatamente em um belo chute de Dembélé da entrada da área que o gol de empate saiu, aos 18 minutos do segundo tempo. O Linares até conseguiu voltar a marcar depois de sofrer o empate, mas o gol foi anulado por impedimento e o castigo veio poucos minutos depois, através dos garotos do Barça: em contra-ataque, Nico González, meia de 20 anos, acionou Ferrán Jutglà, ponta de 22 anos, que invadiu a área pela esquerda e limpou para o meio, tirando da marcação para marcar em um belo chute cruzado. A virada e a classificação vieram, junto com a estreia de Daniel Alves, que não agradou tanto assim a imprensa catalã, mas nem tudo foram flores para o Barcelona. Depois de Araujo ter saído machucado no intervalo do jogo, Frenkie de Jong, que entrou no segundo tempo, também saiu sentindo dores na perna esquerda, mas a lesão do meia holandês ainda não foi diagnosticada pelo Barcelona, diferentemente do zagueiro uruguaio, que deve ficar ausente por alguns meses. E vale destacar que o Barça vai ter um clássico com o Real Madrid na próxima quarta-feira (12), pela Supercopa da Espanha. Antes disso, no próximo sábado (8), às 14:30 (no horário de Brasília), os catalães vão enfrentar o Granada fora de casa pelo Campeonato Espanhol buscando nada além da vitória para seguirem na busca pelo G-4 (neste momento o Barça é o 5º colocado, 1 ponto atrás do Atlético de Madrid, 4º colocado).
Real Madrid leva susto de vilão do passado, mas vence “revanche” e avança na Copa do Rei da Espanha
Na última temporada o Real Madrid visitou o Alcoyano, clube da Terceira Divisão Espanhola, pela fase de 1/16 avos de final da Copa do Rei da Espanha e acabou sendo surpreendido: saiu na frente no primeiro tempo, mas levou o empate na reta final do segundo tempo e acabou sendo derrotado na prorrogação. Nesta temporada, mais uma vez jogando fora de casa pela fase de 1/16 avos de final da Copa do Rei da Espanha, o Real Madrid mais uma vez enfrentou o Alcoyano e mais uma vez encontrou dificuldade. Assim como aconteceu na temporada passada, Éder Militão abriu o placar no primeiro tempo e o Alcoyano buscou o empate no segundo tempo, de forma que parecia que o filme se repetiria nesta quarta-feira (5). Mas é importante voltar um pouco a “fita”. O Alcoyano foi superior durante a maior parte do primeiro tempo e só não saiu na frente porque Camavinga tirou, de cabeça, quase em cima da linha, um chute de Carlos Blanco que tinha endereço certo e não dava chances de defesa para Andriy Lunin, o goleiro do Real Madrid. O Alcoyano pressionou e muito, mas o Real se segurou e castigou em uma de suas únicas chances do primeiro tempo: em cobrança de escanteio, Militão apareceu na primeira trave e se antecipou ao goleiro para abrir o placar para os Merengues. O gol deu mais tranquilidade para o time da capital, mas um filme passou na cabeça de todos quando, aos 20 minutos do segundo tempo, Dani Vega avançou pela direita, invadiu a área, limpou a marcação e bateu cruzado para marcar um golaço, deixando tudo igual no placar. No entanto, contando com um desvio na defesa para matar o goleiro José Figueras, que fazia boa partida, Marco Asensio marcou em finalização da entrada da área e colocou o Real de volta na frente do placar. Abatido, o Alcoyano viu o Real Madrid fazer 3 a 1 na reta final do jogo, em bela jogada de dois medalhões: Marcelo e Isco. Com a vitória, os Merengues garantiram vaga nas oitavas de final da Copa do Rei da Espanha e tem boa parte de seu time titular descansado para enfrentar o Valência no próximo sábado (8), no Santiago Bernabéu, pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol, o qual o Real Madrid lidera com folga de 5 pontos para o vice-líder, Sevilla.