Corinthians perde para o Juventude e vitória do Grêmio sobre o Atlético Mineiro não serve para
escapar do rebaixamento.
A Série A do Campeonato Brasileiro chegou para a última rodada com três times lutando por uma única vaga que garantiria a permanência na elite nacional. A situação do Grêmio era a mais delicada, pois, com 3 pontos de desvantagem para os outros dois concorrentes, Bahia e Juventude, precisava, além da vitória, que ambos perdessem os seus confrontos. Logo aos cinco minutos da partida contra o já campeão, Atlético Mineiro, que poupou seus principais jogadores visando a decisão da Copa do Brasil, o Grêmio conseguiu abrir o placar com a participação de um trio que marcou a campanha frustrante do Tricolor Gaúcho neste Brasileirão: Douglas Costa fez jogada com Rafinha, que cruzou na medida para Diego Souza fazer 1 a 0 sobre o Galo. Mais cinco minutos se passaram até que, em contra-ataque, Douglas Costa acionou Diego Souza, que deixou Campaz na boa para fazer o segundo do Grêmio. Ainda aos 20 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta, Diego Souza fez 3 a 0 para o Grêmio e praticamente selou a vitória que o clube precisava para ter chances de escapar do rebaixamento. Mesmo com os reservas, o Atlético Mineiro assustou quando, ainda no primeiro tempo, diminuiu para 3 a 2 com gols de Dodô e Eduardo Vargas. No entanto, mesmo com a vitória parcial, o Grêmio foi para o intervalo na zona de rebaixamento, pois Bahia e Juventude empatavam as suas partidas, contra Fortaleza e Corinthians, respectivamente (mantendo-se, ambos, 1 ponto à frente do Grêmio). Só que o time comandado por Vagner Mancini não se abateu e voltou para o segundo tempo com sede de vitória, e Douglas Costa tratou de fazer o quarto gol sobre o Atlético Mineiro. Pouco depois, o Bahia levou a virada do Fortaleza e deixou o Grêmio na 17ª posição (a primeira dentro da zona de rebaixamento), de forma que bastava o Corinthians fazer 1 a 0 sobre o Juventude para o Tricolor Gaúcho escapar do rebaixamento na última rodada. O que aconteceu, porém, foi exatamente o contrário: superior durante todo o jogo, o Juventude conseguiu a vitória por 1 a 0 aos 35 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti de Chico Kim. O gol garantiu a permanência do Juventude na Série A e, consequentemente, rebaixou Grêmio e Bahia, junto com Sport e Chapecoense, para a Série B do Campeonato Brasileiro. As quatro vagas vão ser ocupadas pelo Botafogo, campeão da Série B, Goiás, vice-campeão, Coritiba, 3º colocado, e Avaí, 4º colocado da Série B 2021.
América Mineiro alcança vaga inédita para a Copa Libertadores da América e frustra sonho do Atlético Goianiense, que volta a disputar a Copa Sul-Americana no ano que vem. Na parte mais alta da tabela de classificação também teve luta até os últimos minutos da última rodada. Atlético Mineiro (campeão) Flamengo (vice) e Palmeiras (3º) já estavam garantidos em suas respectivas posições na última rodada, e Corinthians e Fortaleza também já estavam confirmados na fase de grupos da Libertadores de 2022, mas, com a vitória sobre o Bahia, o Tricolor do Pici terminou o Brasileirão na 4ª posição da tabela e garantiu uma campanha histórica sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda. O Corinthians, com a derrota para o Juventude, terminou na 5ª posição, mas não deixou de garantir um lugar direto na fase de grupos da próxima Libertadores. Restava, portanto, apenas mais uma vaga (ao 6º colocado) direta para a fase de grupos da competição mais importante do continente, a qual, ao início da rodada, pertencia ao Red Bull Bragantino. O único com chances reais de tomar a 6ª posição do Bragantino era o Fluminense, que teve alguma dificuldade diante da Chapecoense no Maracanã, mas abriu o placar logo nos primeiros minutos do segundo tempo e terminou a partida vencendo por 3 a 0. Este resultado ia garantindo o Fluminense na fase de grupos da Libertadores até os acréscimos da etapa final da partida entre Bragantino e Internacional, quando o Massa Bruta, com Artur, fez o gol que garantiu a equipe do interior de São Paulo na 6ª posição (garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores).
Consequentemente, o time da Red Bull empurrou o Fluminense de volta para a 7ª colocação, que dá ao Tricolor Carioca um lugar na fase preliminar da Libertadores 2021. Por fim, na 8ª posição e última a garantir vaga na fase preliminar da Libertadores terminou o América Mineiro. O Coelho também garantiu uma campanha história, somando 53 pontos com a vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo na última rodada, e se classificou para a Libertadores pela primeira vez. Também com 53 pontos e a melhor campanha de sua história, o Atlético Goianiense, que venceu o Flamengo nesta última rodada, acabou ficando em 9º pelo saldo de gols e conseguiu, pela segunda vez consecutiva,
uma vaga para disputar a Copa Sul Americana. Santos (10º), Ceará (11º), Internacional (12º), São
Paulo (13º) e Cuiabá (15º), que "herdou" a vaga do Athletico Paranaense (14º, mas já
classificado para a fase de grupos da Libertadores pelo título da Sul-Americana 2021), também
se classificaram para a Copa Sul-Americana de 2022. Na 16ª posição, o Juventude comemorou
apenas a permanência na Série A do Brasileirão.