Última rodada da Taça Guanabara deve mudar pouco ou nada na tabela de classificação.
O Campeonato Carioca vai chegando na reta final. Falta apenas uma rodada para o encerramento da Taça Guanabara, que já vai definir os quatro classificados para a disputa das semifinais da competição estadual. Na verdade, os quatro que vão avançar para as semifinais já estão definidos, sendo eles Volta Redonda, Flamengo, Fluminense e Portuguesa. A única coisa que falta ser definida é a colocação de cada equipe, para que se definam também os duelos do mata-mata do Campeonato Carioca. Os cruzamentos de semifinais se darão no formato olímpico, ou seja, o 1º colocado da Taça Guanabara enfrenta o 4º colocado, e o 2º joga contra o 3º. As partidas serão de ida e volta, tanto nas semis como na final, mas a decisão irá para os pênaltis em caso de igualdade no placar agregado, diferentemente da fase anterior, na qual o líder e o vice vão ter a vantagem da classificação em caso de empate e, portanto, não haverá disputa por pênaltis. A primeira posição da Taça Guanabara, inclusive, é uma das coisas que vão estar em disputa nesta última rodada, com destaque para o confronto direto entre os atuais líder (Volta Redonda) e vice-líder (Flamengo).
Às 19 horas deste sábado (24), o Flamengo recebe o Volta Redonda no Maracanã precisando da vitória para terminar no topo da tabela de classificação e, consequentemente, com o título da Taça Guanabara. A equipe comandada por Rogério Ceni chega de certa forma pressionada, em razão de não ter conseguido vencer nas últimas duas rodadas. Apesar disso, o técnico estudou uma escalação alternativa no treino da última quinta-feira (22) e pode poupar alguns titulares para a segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, que acontece já na próxima terça-feira (27). É provável, no entanto, principalmente por se tratar de uma decisão, que Rogério Ceni leve alguns dos principais jogadores a campo. De qualquer forma, a missão (de vencer) vai ser muito difícil em razão do adversário e sua preparação para o jogo. O Volta Redonda conta com um sistema ofensivo poderoso, que é guiado pelo artilheiro isolado da Taça Guanabara, Alef Manga, com nove gols marcados (três a mais que o seu principal concorrente). Dessa forma, a única aposta certeira para este confronto é de muitos gols, pois envolve duas equipes muito qualificadas que vão dar o melhor de si para conquistar o resultado positivo.
Também às 19 horas deste sábado acontece a partida entre a Portuguesa, que está tranquila na zona de classificação para as semifinais, e o Boavista, que, jogando fora de casa, precisa somar os três pontos para ter chance de terminar no G-8 da Taça Guanabara e, assim, conquistar uma vaga na Taça Rio. Um pouco mais cedo, às 16 horas, Resende e Vasco fazem um duelo na busca por uma das quatro vagas para a Taça Rio (um empate basta para os cruz-maltinos, que ocupam a 6ª posição).
No domingo (25), caso Flamengo e Volta Redonda tenham empatado, o Fluminense pode alcançar a liderança se somar os três pontos na partida contra Madureira, em casa. O Madureira, 5º colocado, já está garantido na Taça Rio e, portanto, não tem grandes pretensões nesta última rodada, além da ambição de terminar bem colocado na Taça Rio.
Campeonato Paulista
Com a paralisação de quase um mês do Campeonato Paulista, por conta do crescimento na disseminação da Covid no estado de São Paulo, os jogos estão se acumulando de forma grotesca para os clubes que disputam competições continentais (caso dos quatro grandes e o novo primo rico, RB Bragantino). O RB, assim como o Corinthians, conseguiu já adiantar grande parte dos jogos. Já Palmeiras e Santos, assim como o São Paulo, que disputam a Copa Libertadores, estão com alguns jogos atrasados e vão ter de fazer duas partidas em um intervalo de 48 horas neste fim de semana. Já nesta sexta-feira (23), às 20 horas (de Brasília), o São Paulo (líder isolado do grupo B) joga em casa contra o Santo André (3º no grupo A), e o Palmeiras (apenas o 3º do grupo C, com um jogo a menos e cinco pontos atrás do vice-líder; três jogos a menos e onze pontos atrás do líder), em situação complicada, joga fora contra o Guarani (3º no grupo D). Às 22:15 (horário de Brasília), o Santos (vice-líder do grupo D) visita o Grêmio Novorizontino (vice-líder do grupo C) no interior do estado. Todos eles (que disputam a Libertadores) devem ir a campo com um time alternativo, pois vão voltar a campo no domingo (25).
Às 20 horas o SporTV transmite, em TV fechada, a partida entre RB Bragantino (líder isolado do grupo C) e Ferroviária, que luta pela vice-liderança do grupo B com a Ponte Preta. No mesmo
horário, o Premiere transmite com exclusividade as partidas entre: Palmeiras e Mirassol no Allianz Parque, e o clássico entre Santos e Corinthians na Vila Belmiro. O Peixe deve chegar precisando somar pontos para seguir na zona de classificação para o mata-mata do Campeonato Paulista, tendo em vista que apenas um ponto o separa da 3ª posição do grupo D, ocupada pelo Guarani no momento (o líder, Mirassol, está dois pontos à frente do Peixe). Já o Corinthians vai ter um pouco mais de tempo para trabalhar e deve ir com o que tiver de melhor para ganhar confiança com uma vitória no clássico. Portanto, em meio a uma possível transferência de Soteldo e problemas após a derrota na estreia da fase de grupos da Libertadores, o Santos dificilmente vai conseguir somar os três pontos diante do Corinthians. Às 22:15 (horário de Brasília) de domingo (25), o Botafogo-SP (lanterna do grupo A) joga em casa contra o São Caetano (lanterna do grupo D e da classificação geral, com apenas dois pontos somados em oito rodadas); e o São Paulo visita o Ituano no interior paulista podendo confirmar sua vaga no mata-mata do estadual com duas rodadas de antecedência.
Fernando Verchai