Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 32ª rodada do Campeonato Espanhol

Prévia da 32ª rodada do Campeonato Espanhol  

Atlético de Madrid chega isolado na liderança, mas pode ser ultrapassado a qualquer momento.

Na quinta-feira (22) aconteceram os últimos jogos da 31ª rodada de La Liga (a primeira divisão spanhola). O primeiro deles envolveu o então vice-líder, Atlético de Madrid, que havia sido ultrapassado pelo Real Madrid na quarta-feira (21), quando os merengues venceram o Cádiz por 3 a 0, fora de casa, e alcançaram os mesmos 70 pontos dos colchoneros. O Real estava na liderança temporária por levar vantagem no saldo de gols, mas logo que o Atlético entrou em campo, não demorou para mostrar que retomaria a primeira posição da tabela. Jogando em casa contra o Huesca (18º colocado), que luta contra o rebaixamento, o Atlético de Madrid se lançou ao ataque como poucas vezes fez desde que está sob o comando de Diego Simeone.

Antes mesmo de a partida completar dez minutos, o goleiro Álvaro Fernández havia feito pelo menos duas grandes defesas para manter o zero no placar. Talvez o gol tivesse acontecido antes se o artilheiro Luis Suárez ou seu fiel escudeiro, João Félix, estivessem em campo. No entanto, com os dois fora por lesão, o Atlético acabou tendo um pouco mais de dificuldade para balançar as redes. A partida até chegou a esfriar depois dos 15 minutos, mas foi exatamente quando o Huesca começou a gostar do jogo que, em contra-ataque, Ángel Correa recebeu de Saúl Ñíguez na entrada da área, fez o que quis com a marcação e bateu no canto para fazer o 1 a 0. Depois de abrir o placar, o Atlético ficou em situação bastante confortável na partida, pois pôde recuar um pouco mais as linhas de marcação para matar o jogo em outro contra-ataque, e foi o que aconteceu. Na reta final do segundo tempo, Moussa Dembélé arrancou pela ponta direta e errou o passe na entrada da área, mas Marcos Llorente foi rápido e aproveitou vacilo da defesa para recuperar a bola e deixar Ferreira-Carrasco na boa para decretar: 2 a 0 para o Atlético de Madrid, placar final. Com o resultado, a equipe comandada por Diego Simeone voltou a abrir três pontos de vantagem na liderança do Campeonato Espanhol. Mas La Liga volta já neste fim de semana, com a 32ª rodada, e a batalha reinicia. O Atlético de Madrid entra em campo às 16 horas (de Brasília) do próximo domingo (25), para enfrentar o Athletic Bilbao (11º colocado) fora de casa, com transmissão da ESPN Brasil em TV fechada. Até lá, Real e Barça já vão ter entrado em campo na rodada e podem já estar na cola do Atlético, com a possibilidade de os merengues mais uma vez tomarem a liderança temporária. Por outro lado, a possibilidade de que os concorrentes ao título nacional tropecem na rodada é boa, uma vez que vão ter adversários duros pela frente. Caso isso aconteça, a equipe de Diego Simeone vai ter mais uma razão para buscar os três pontos. Além disso, o Atlético pode se aproveitar do péssimo momento que vive o Athletic Bilbao para alcançar a vitória. A equipe comandada por Marcelino Toral até conseguiu segurar o empate sem gols com o Real Betis (6º colocado) na última rodada, mas não vence há sete jogos e está sem balançar as redes há três. Como o Atlético de Madrid é a equipe menos vazada de La Liga, é difícil imaginar que vá deixar de somar os três pontos nesta partida.

Buscando o bicampeonato, Real Madrid tem partida difícil contra o Real Betis e já se preocupa com as semifinais da Liga dos Campeões

O maior campeão europeu está em busca de mais um título da Liga dos Campeões. Já na próxima terça-feira (27) o Real Madrid entra em campo pela primeira partida das semifinais, contra o Chelsea, que vai ser disputada no Santiago Bernabéu. No entanto, o Real Madrid, que também é o maior campeão espanhol, ainda luta por mais uma conquista nacional e vai ter um grande desafio na 32ª rodada. Neste sábado (24), às 16 horas (de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil para a TV fechada, o Real Madrid recebe o Real Betis na capital espanhola. A equipe comandada por Zinédine Zidane segue três pontos distante do líder, Atlético, mas podem tomar a liderança temporária em caso de vitória por um melhor saldo de gols. Com isso, a pressão da vitória poderia pesar para os colchoneros na partida de domingo. Para isso, porém, o Real Madrid vai precisar superar o desgaste da atual sequência de jogos (este vai ser o terceiro em sete dias) e vencer uma equipe bastante qualificada. O Real Betis ocupa a 6ª posição da tabela neste momento e precisa somar pontos para seguir dentro da zona de classificação para a Liga Europa (que garante vaga direta na fase de grupos ao 5º colocado, e às fases eliminatórias ao 6º). A equipe comandada pelo chileno Manuel Pellegrini vem em uma sequência frustrante de quatro empates, mas computa apenas duas derrotas nas últimas doze rodadas disputadas (e seis vitórias). Portanto, espera-se que o Betis dificulte bastante para o Real Madrid, mesmo jogando fora de casa. No entanto, tendo em vista que o time de Zinédine Zidane vem embalado por uma invencibilidade de 16 jogos, dos quais venceu 12, a expectativa é de que volta a somar três pontos em La Liga e, assim, tome a liderança temporária.

No domingo (25), antes do líder entrar em campo, às 11:15 (horário de Brasília), o Barcelona joga fora de casa contra o Villarreal. Como tem uma partida a menos, a equipe catalã não pode assumir a liderança da tabela, estando cinco pontos atrás do líder. No entanto, até mesmo por isso, a vitória é fundamental para o Barça nesta 32ª rodada. Na primeira vez em que enfrentou o Villarreal nesta temporada, a equipe de Ronald Koeman goleou por 4 a 0, mas a situação atual é bem diferente, pois o Submarino Amarillo de Valência (atual semifinalista da Liga Europa) vive um ótimo momento e precisa somar pontos para busca uma vaga no G-6 de La Liga (a zona de classificação para a Liga Europa).

Fernando Verchai

Deixe um comentário