Início » Colunas » Coluna do Verchai » Abertura da 18ª rodada do Brasileiro

Abertura da 18ª rodada do Brasileiro  

Com gol no fim, Corinthians vence o Vasco em estreia de Ricardo Sá Pinto.

A 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro teve início nesta quarta-feira (21), com a partida entre Vasco da Gama e Corinthians no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.

https://www.instagram.com/p/CGoTGIglra5/

Foi a estreia do português Ricardo Sá Pinto no comando da equipe cruz-maltina, que não contou com o artilheiro Germán Cano, pois o argentino sentiu dores na coxa e deu lugar à Ribamar no ataque. Pelo lado corintiano também houve uma estreia, ou melhor, a reestreia de um velho conhecido: o lateral-esquerdo Fabio Santos, que já havia defendido o alvinegro paulista entre os anos de 2011 e 2015. Dentro de campo, o Corinthians conseguiu mostrar mais equilíbrio nos primeiros minutos e quase balançou as redes quando Gustavo Mantuan fez jogada pela esquerda e cruzou para Ramiro na área, que não conseguiu chegar a tempo de tocar pro fundo do gol. Com o passar do tempo, o Vasco começou a se encontrar no jogo e passou a pressionar a equipe paulista. Talles Magno tentou de cabeça e Carlinhos arriscou de fora da área, mas pararam em Cássio. No chute de Carlinhos, o goleiro corintiano chegou a dar rebote, mas se recuperou a tempo de chegar antes que Ribamar pudesse fazer o gol: o atacante vascaíno conseguiu, ainda, ajeitar para Vinícius, que bateu forte de dentro da área e, mais uma vez, a bola parou em Cássio. E foi exatamente quando o Vasco começava a se impor no jogo que, em contra-ataque, Mateus Vital ganhou bem da zaga e acelerou para Juan Cazares: o camisa 10 deu passe açucarado para Mantuan, que, de primeira, bateu no capricho para abrir o placar em favor do Corinthians. No segundo tempo, porém, mesmo com Sá Pinto efetuando apenas uma alteração aos 8 minutos (tirando Andrey para colocar o chileno Leonardo Gil), a postura vascaína foi completamente diferente. A mudança deu mais qualidade para a saída de bola da equipe carioca, que passou a levar muito perigo e só não deixou tudo igual ainda antes dos 10 minutos da etapa complementar porque Ribamar parou no travessão em cruzamento de Carlinhos. Como o Vasco teve que começar a se expor cada vez mais, o Corinthians abusou dos contra-ataques e balançou as redes mais duas vezes, mas ambos os gols foram anulados (o primeiro por toque na mão e o segundo por impedimento). Só que o time da casa seguiu em busca do empate até que, aos 27’, ele veio: Talles Magno recebeu cruzamento de Carlinhos, matou no peito e bateu forte pro meio da área, onde Ribamar apareceu para, com um toque de letra, empurrar pra rede. Sim, ontem (22) teve gol do Ribamar, mas, por ironia do destino, o Corinthians conseguiu a vitória e os 3 pontos no Campeonato Brasileiro com um gol aos 45 do segundo tempo, no estilo “Legião Urbana”: quase sem querer. Tentando fazer o cruzamento, Everaldo contou com um desvio na zaga para encobrir Fernando Miguel e dar a vitória ao time de Vagner Mancini. O estreante Ricardo Sá Pinto ficou na bronca com o juiz e o VAR por conta de uma possível falta de Fabio Santos no início da jogada que terminou no gol da vitória, mas, talvez por ser um lance interpretativo, o árbitro de vídeo não interferiu e o gol foi confirmado.

Everaldo marcou no fim o gol da vitória corintiana em São Januário (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Como fica a tabela e os próximos jogos da 18ª rodada da Série A do Brasileiro.

Com o resultado conquistado no Rio de Janeiro, o Corinthians alcançou sua segunda vitória em três partidas sob o comando de Vagner Mancini e se afastou de vez da zona de rebaixamento. Somando, neste momento, 21 pontos em 18 rodadas, o Timão ocupa a 10ª posição da tabela e abriu 5 de vantagem para o primeiro time do Z4. Já o Vasco da Gama, que disputou apenas 16 partidas (por não ter enfrentado o Palmeiras, na 1ª rodada, e o Fortaleza, na 16ª), é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 18 pontos conquistados. O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira (28), pela Copa do Brasil, onde enfrenta o América Mineiro, e o Vasco da Gama volta a jogar apenas no mês que vem (dia 1), pela 19ª rodada do Brasileiro, enfrentando o Goiás (atual lanterna) fora de casa.

A 18ª rodada da Série A tem sequência neste final de semana, com 3 jogos no sábado (24) e outros 4 jogos no domingo (25). No sábado, às 17 horas, o RB Bragantino recebe o Goiás no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, para uma partida que é fundamental para ambas as equipes. Atualmente na lanterna da tabela de classificação, o Goiás ainda se apoia no fato de ter 2 partidas a menos em relação às demais equipes, mas, estando 7 pontos atrás do Vasco (1º fora da zona de rebaixamento), precisa de pontos para começar a se recuperar na competição. Já o Bragantino, que ocupa a penúltima (19ª) posição da tabela, uma vitória nesta partida diante do lanterna é fundamental para que tenha alguma chance de terminar a rodada fora da zona de rebaixamento.

Um pouco mais tarde, às 19 horas do sábado, na Arena Castelão, o Ceará (14º colocado) recebe o Coritiba (18º) para outra partida que vale muito na luta contra a zona de rebaixamento. Favorito, o Ceará pode até terminar a rodada entre os 10 primeiros colocados se sair de campo com os 3 pontos, enquanto o Coritiba busca, exclusivamente, somar pontos para se livrar do Z4.

Encerrando as partidas do sábado, às 22 horas, o Atlético Mineiro (atualmente na 3ª posição) recebe o Sport no Mineirão e não pensa em nada além da vitória, para que possa dormir na liderança da Série A, ao menos até o domingo, quando Internacional (líder) e Flamengo (vice-líder) se enfrentam no Beira-Rio.

As partidas entre Bahia x Fortaleza e São Paulo x Botafogo foram adiadas por conta da Copa do Brasil, onde o São Paulo enfrenta o Fortaleza no Morumbi, no domingo (25), às 20h30, pelo jogo de volta das oitavas de final.

Deixe um comentário