Depois de um 2022 que começou com um vice no Campeonato Paulista e terminou com um vice na Copa Sul-Americana, para a qual se classificou neste ano por terminar o Brasileirão na 9ª posição no ano passado, o São Paulo espera voltar a um caminho de vitórias em 2023. O Tricolor Paulista conquistou o estadual em 2021 e acabou com uma seca de 9 anos sem levantar um troféu, mas sob o comando de Hernán Crespo. Agora, com Rogério Ceni, o São Paulo espera voltar a conquistar um título, ver o capitão Jonathan Calleri erguer a taça de campeão, mas a missão não é fácil. Já no estadual o São Paulo disputa título com 3 gigantes (Corinthians, Palmeiras e Santos), além do sempre competitivo Red Bull Bragantino, mas o retrospecto é positivo.
Depois de ter conquistado o título em 2021, o São Paulo de Rogério Ceni lutou pelo bi até a final do Campeonato Paulista em 2022, tendo passado pelo Corinthians nas semifinais e só perdendo para o Palmeiras na decisão. Desde então, muitas coisas mudaram na equipe de Rogério Ceni. O goleiro mudou, a defesa mudou, o meio de campo mudou e o ataque mudou: Luciano agora é o camisa 10 e funciona como um meia-atacante, organizando as jogadas e aparecendo na área para concluir. Poucas coisas continuam a mesma: Wellington se firmou na lateral-esquerda com a saída de Reinaldo, Pablo Maia segue sendo fundamental na função de primeiro volante e Jonathan Calleri é o homem do gol.
Campanha em 8 rodadas do Campeonato Paulista:
O São Paulo está em transição mesmo tendo mantido Rogério Ceni no comando, e a resposta, aos poucos, vem sendo positiva. As únicas derrotas da equipe foram para Corinthians e Red Bull Bragantino, ambas por diferença de apenas 1 gol. A mais dolorida pode ter sido a derrota sofrida no clássico com o Corinthians no Morumbi, mas foi uma das melhores partidas do São Paulo em todo o Campeonato Paulista: depois de sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo, dominou o adversário e ficou muito próximo de conseguir o empate. Contra o Bragantino, fora de casa, o São Paulo fez uma partida mais fraca tecnicamente, mas chegou a sair na frente do placar e acabou sofrendo dois gols nos minutos finais do segundo tempo. Fora isso, além do empate na estreia com o Ituano em casa e com o Palmeiras no Allianz Parque no primeiro clássico da temporada, o São Paulo conquistou 4 vitórias em 8 rodadas. Duas delas fora de casa, diante da Ferroviária na 2ª rodada e do Santo André na 6ª, e outras duas em casa: a primeira diante da Portuguesa, em uma goleada por 4 a 1, e a última no clássico com o Santos, disputado no Morumbi. Com 14 pontos somados nas 8 rodadas disputadas, o São Paulo lidera o Grupo B e é vice-líder da classificação geral por ter vantagem no saldo de gols em relação à Red Bull Bragantino e Corinthians, também com 14 pontos, e atrás do Palmeiras, que tem 20 pontos somados.
São Paulo supera problemas defensivos e sobra diante do Santos.
No início da temporada Rogério Ceni tinha problemas para montar o seu sistema defensivo com as saídas de Mirando e Léo e a lesão de Diego Costa. Por problema com o alto número de estrangeiros, Rogério Ceni optou por utilizar Ferraresi e Arboleda, que já estavam mais adaptados ao clube, e deu certo. Prova disso foi o empate com o Palmeiras sem gols no Allianz Parque na terceira rodada. No clássico, porém, Ferraresi se machucou e Rogério Ceni mais uma vez teve que mexer na dupla de zaga. Contra o Santos no último fim de semana, Beraldo (promovido das categorias de base no fim do ano passado) e Alan Franco (argentino recém-contratado junto ao Atlanta United, da MLS) formaram a dupla de zaga do São Paulo. E deu certo. O Tricolor Paulista só foi vazado pelo Santos em um pênalti nos acréscimos do segundo tempo, quando a defesa já tinha sido mudada por Rogério Ceni, e o São Paulo já vencia por 3 a 0.
E aqui é a hora de falar de outra coisa que também vem dando certo na atual equipe de Rogério Ceni: a dupla ofensiva formada pelos argentinos Jonathan Calleri e Giuliano Galoppo. Outros dois brasileiros, o agora camisa 10 Luciano e o recém-contratado (do Atlético Goianiense) Wellington Rato, dão o tempero especial do ataque são paulino, que se impôs diante do Santos na última rodada do Campeonato Paulista. Jonathan Calleri abriu o placar diante do Santos no Morumbi ainda aos 15 minutos do primeiro tempo, em cruzamento de Wellington Rato. Foi apenas o primeiro gol de Calleri na temporada. O artilheiro do São Paulo neste momento é Giuliano Galoppo, vice-artilheiro do Campeonato Paulista com 5 gols marcados até aqui. Em cobrança de pênalti, o atacante argentino de 23 anos marcou o segundo do São Paulo sobre o Santos, ainda no primeiro tempo. Com dois jogadores a mais no segundo tempo, o Tricolor pressionou até fazer o terceiro em uma pancada de Luan de fora da área.
Próximos passos do Tricolor na temporada:
Luan foi aplaudido pelos torcedores no clássico no Morumbi, mas Rogério Ceni lembrou que seu contrato acaba no fim desta temporada e que a política do clube é de dar prioridade aos atletas com contrato mais extenso, como é o caso de Pablo Maia. Além disso, Ceni falou sobre o jogador ainda não estar 100% preparado para atuar por 90 minutos, o que foi muito criticado pelos torcedores são paulinos nas redes sociais, uma vez que o volante de apenas 23 anos pode acabar deixando o clube de graça já no meio deste ano, assinando um pré-contrato com outra equipe. O treinador são paulino também vai precisar lidar com os desfalques de Luciano, Wellington e Orejuela para a próxima partida, contra a Inter de Limeira (3ª colocada do Grupo A), além dos outros jogadores que já estão no departamento médico, como os zagueiros Diego Costa e Ferraresi, o lateral-direito Igor Vinícius e os atacantes David e Alisson (que ainda não estreou na temporada). Quando observamos o número de desfalque, podemos entender que o São Paulo de Rogério Ceni pode sim lutar por títulos neste ano.
Siga o Betmotion nas redes sociais
Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais: