Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo dos confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil

Tudo dos confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil  

A 3ª fase da Copa do Brasil se tornou uma espécie de 1/16 avos de final a partir de 2021, quando as equipes que se classificaram à Copa Libertadores pelo Brasileirão do ano anterior (além dos campeões da Série B, da Copa do Nordeste, da Copa Verde e da Copa do Brasil) passaram a entrar nesta fase, e não mais diretamente nas oitavas de final, como era até 2020. Neste ano, como o Flamengo se garantiu na atual edição da Copa do Brasil pelo título do ano passado e foi o 5º colocado no Brasileirão 2022, o 9º colocado, São Paulo, “herdou” mais uma vaga direta na 3ª fase, se juntando a: Palmeiras (1º), Internacional (2º), Fluminense (3º), Corinthians (4º), Athletico Paranaense (6º), Atlético Mineiro (7º) e Fortaleza (8º), além de Cruzeiro (campeão da Série B), Sport (vice-campeão da Copa do Nordeste, “herdando” a vaga do campeão, Fortaleza, classificado à Libertadores) e Paysandu (campeão da Copa Verde). Portanto, estas 12 equipes se juntaram as outras 20 equipes que tiveram de passar pelas 1ª e 2ª fases da Copa do Brasil 2023, sendo elas: Santos, América, Coritiba, Grêmio, Botafogo, Bahia, Ituano, Botafogo-SP, Tombense, CRB, CSA, ABC, Náutico, Remo, Volta Redonda, Ypiranga de Erechim, Maringá, Brasil de Pelotas, Nova Iguaçu e Águia de Marabá).

No sorteio, realizado na noite desta quarta-feira (29) pela CBF em sua sede, no Rio de Janeiro, as 32 equipes classificadas à 3ª fase da Copa do Brasil foram divididas em 2 potes. No pote 1 ficaram as equipes com melhor classificação no ranking da CBF (nesta ordem: Flamengo, Palmeiras, Athletico, Atlético, São Paulo, Fluminense, Fortaleza, Corinthians, Santos, Internacional, Grêmio, América, Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Coritiba), que foram sorteadas para enfrentar as equipes que ficaram no pote 2 (nesta ordem de acordo com o ranking do ente federativo: Sport, CRB, CSA, Náutico, Remo, Tombense, Brasil de Pelotas, Paysandu, ABC, Ituano, Botafogo-SP, Volta Redonda, Ypiranga, Nova Iguaçu, Maringá e Águia). As partidas de ida aconteceram no meio da segunda semana de abril e as de volta no meio da última semana do mesmo mês. Após a definição dos classificados, haverá novo sorteio para definir os confrontos das oitavas de final (com sorteio da definição do mando de campo, assim como na 3ª fase, mas sem divisão de potes). Tanto nesta quanto nas próximas fases, o empate no placar agregado das partidas de ida e volta leva a decisão da classificação para os pênaltis.

Confira os principais confrontos da 3ª fase:

Confronto 1: O Santos, 12º colocado no último Brasileirão (classificado à fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023), foi sorteado para enfrentar o Botafogo-SP, que no ano passado conquistou o acesso à Série B do Brasileirão. A primeira partida vai ser em Ribeirão Preto, no Estádio Santa Cruz, e a volta acontece na Vila Belmiro, em Santos. No entanto, por conta de uma punição pela invasão de campo de um torcedor para agredir o goleiro Cássio no clássico com o Corinthians pelas oitavas de final do ano passado, o Santos não vai poder contar com o apoio da torcida.

Confronto 2: O América, atual finalista do Campeonato Mineiro e 10º colocado no último Brasileirão (classificado à fase de grupos da Copa Sul-Americana), vai ter pela frente o Nova Iguaçu, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e foi semifinalista da Taça Rio neste Campeonato Carioca. A equipe mineira vai fazer a primeira partida fora de casa, no “Laranjão”, em Nova Iguaçu, e define a classificação em casa, no Estádio Independência.

Confronto 3: O Coritiba, que no ano passado conseguiu se manter na elite do futebol brasileiro e vem de uma classificação no sufoco, em casa, diante do Criciúma, depois da eliminação precoce nas quartas de final do Campeonato Paranaense, é a equipe da Série A que mais corre risco de ser eliminada nesta 3ª fase da Copa do Brasil, ao menos de acordo com o ranking da CBF. Isso porque, sendo o último que ficou no pote 1 do sorteio da 3ª fase, o Coritiba caiu logo contra o melhor classificado no ranking da CBF entre os que ficaram no pote 2: o Sport. Para tornar tudo ainda mais difícil, o Coritiba faz a primeira partida no Estádio Couto Pereira, no Paraná, e o Sport tem a vantagem de jogar a partida de volta, decisiva, diante de sua torcida, na Ilha do Retiro, em Recife.

Confronto 4: O Cruzeiro, maior campeão da Copa do Brasil e atual campeão da Série B do Brasileirão enfrenta o Náutico, fragilizado pela queda à Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado e a recente eliminação para o ABC nas quartas de final da Copa do Nordeste. As equipes se enfrentam no Estádio dos Aflitos, em Recife, na primeira partida, e fazem o confronto de volta em Minas Gerais, provavelmente no Estádio Independência.

Confronto 5: O Atlético Mineiro, recentemente classificado à fase de grupos da Copa Libertadores e à final do Campeonato Mineiro (no qual busca o 4º título consecutivo), vai enfrentar o Brasil de Pelotas, que não passou sequer pela primeira fase do Campeonato Gaúcho e está fragilizado pelo rebaixamento à Série D do Campeonato Brasileiro no ano passado. A primeira partida vai ser no Mineirão e a volta no Estádio Bento Freitas, no Rio Grande do Sul.

Confronto 6: Recentemente promovido à Série A do Brasileirão, o Bahia, que não passou da fase de grupos da Copa do Nordeste, vai enfrentar o Volta Redonda, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e surpreendeu ao chegar nas semifinais do Campeonato Carioca neste ano, deixando o Botafogo de fora. A primeira vai ser no Estádio Raulino de Oliveira, no Rio de Janeiro, e a volta acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Confronto 7: O Botafogo, que ficou fora das semifinais do Campeonato Carioca, mas fez uma ótima campanha no Brasileirão do ano passado, vai enfrentar o Ypiranga, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e está na final do Campeonato Gaúcho depois de passar pelo Internacional na semifinal. A primeira partida será no Estádio Olímpico de Erechim, no Rio Grande do Sul, e a definição no Rio de Janeiro, no Nilton Santos.

Confronto 8: Vice-campeão da Série B no ano passado e na final do Campeonato Gaúcho neste ano, em busca do hexa, o Grêmio vai enfrentar o ABC, vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado e classificado à semifinal da Copa do Nordeste neste ano. O Grêmio define o confronto em sua Arena, em Porto Alegre, e o ABC faz a primeira partida em casa, no Frasqueirão, em Natal.

Confronto 9: O atual campeão da Copa do Brasil e 1º no ranking da CBF, Flamengo, vai enfrentar o Maringá, que vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro neste ano. A partida decisiva vai ser no Maracanã.

Confronto 10: O São Paulo, atual vice-campeão da Copa Sul-Americana, vai enfrentar o Ituano, que no ano passado lutou pelo acesso à Série A até a última rodada da Série B. A primeira partida vai ser no Morumbi e a decisão em Itu.

Confronto 11: O Fluminense, que fez uma excelente campanha no último Brasileirão e está na disputa pelo bi do Campeonato Carioca, vai enfrentar o Paysandu no Maracanã na primeira partida e joga a volta no Estádio Banpará Curuzu, em Belém do Pará.

Confronto 12: O Corinthians, que fez boas campanhas em todas as competições que disputou em 2022, sendo vice-campeão da Copa do Brasil, vai enfrentar o Remo, que disputa a Série C do Brasileirão e recentemente foi eliminado pelo Paysandu na semifinal da Copa Verde. A partida decisiva vai ser em Itaquera.

Confronto 13: O Internacional, que recentemente deu um vexame dentro e fora de campo pelo Campeonato Gaúcho, vai enfrentar o CSA, que neste ano vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro, devido a queda da Série B no ano passado. Eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste neste ano, o CSA vai ter a vantagem de jogar a partida de volta contra o Inter em casa.

Confronto 14: O Fortaleza, recentemente eliminado da Copa Libertadores e da Copa do Nordeste ao perder mais um clássico com o Ceará, pela semifinal da competição, vai enfrentar a modesta equipe do Águia de Marabá, que vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro neste ano. A primeira partida vai ser na Arena Castelão e a decisão acontece no Pará, com mando do Águia.

Confronto 15: O Athletico Paranaense, vice-campeão da Copa Libertadores no ano passado e finalista do Campeonato Paranaense neste ano, vai enfrentar o CRB, que no ano passado conseguiu escapar do rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro e está na final do Campeonato Alagoano deste ano. A partida decisiva vai ser na Arena da Baixada, em Curitiba.

Confronto 16: O Palmeiras, atual campeão do Brasileirão e finalista do Paulistão neste ano, vai enfrentar o Tombense, que conseguiu sua permanência na Série B no ano passado, mas não passou da primeira fase do Campeonato Mineiro neste ano.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário