Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo da 8ª rodada da Série B do Brasileiro

Tudo da 8ª rodada da Série B do Brasileiro  

Grêmio apenas empata com o Criciúma em casa e perde chance de alcançar vaga na zona de acesso para a Série A.

em destaque taça para o time campeão da série b do brasileiro
(Divulgação/CBF)

A Série B do Campeonato Brasileiro 2022 está começando a ficar quente, principalmente na parte mais alta da tabela de classificação, onde estão alguns gigantes do futebol nacional, como o Grêmio. Bicampeão da Série A do Campeonato Brasileiro, 5 vezes campeão da Copa do Brasil e Tricampeão da Copa Libertadores da América (entre outras conquistas), o Grêmio está em sua terceira passagem pela Série B do Campeonato Brasileiro e ainda não conseguiu se estabelecer na zona de acesso para a divisão de elite do futebol brasileiro. O Tricolor Gaúcho, que, diga-se de passagem, também é o atual Pentacampeão Estadual, entrou em campo pela 8ª rodada desta Série B do Campeonato Brasileiro precisando vencer em casa para assumir a 3ª posição da tabela e, assim, se estabelecer na luta pelo acesso à Série A. O Grêmio recebeu o Criciúma em sua Arena, em Porto Alegre (RS), na última quinta-feira (19) com a expectativa de conseguir a terceira vitória consecutiva jogando ao lado da torcida e, assim, esquecer os últimos resultados ruins fora de casa (a equipe gaúcha vinha de uma derrota para o Cruzeiro em confronto direto e empate com o Ituano cedido nos acréscimos do segundo tempo). No entanto, apesar de ter retornado para a Série B neste ano (depois de cair para a Série C em 2019 e só conseguir subir no ano passado), o adversário do Grêmio, o Criciúma, é um clube acostumado a um alto nível de competitividade e vinha embalado por uma vitória de 3 a 0 sobre o CRB, que o levou para a parte de cima da tabela de classificação. Nos primeiros minutos do confronto com o Grêmio o Criciúma sofreu, mas, aos poucos, conseguiu encaixar alguns bons contra-ataques. Em uma análise geral, o time gaúcho, comandado pelo experiente Roger Machado, teve melhores chances para conseguir vencer e somar os três pontos, mas o artilheiro Diego Souza e o atacante Elias Manoel (no último minuto dos acréscimos) perderam as melhores chances de balançar as redes, ambas cara a cara com o goleiro, e a partida acabou não saindo do zero. Com o empate e sob as vaias da torcida por ter chegado a sua terceira partida consecutiva sem vitória, o Grêmio segue fora do G-4 da Série B: ocupa a 6ª posição da tabela com 12 pontos somados em 8 rodadas (1 ponto a menos e 1 partida a mais que o Bahia, 4º colocado neste momento).

Sport e Vasco empatam fora de casa e seguem na zona de acesso à Série A

A 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro começou na última terça-feira (17), com a partida entre Grêmio Novorizontino e Sport, disputada no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). A equipe do interior de São Paulo poderia ter entrado no G-4 da Série B com uma vitória, mas o Sport conseguiu o empate fora de casa e se manteve na zona de classificação para a Série A. Em uma partida razoavelmente movimentada, o Grêmio Novorizontino teve chances para sair com os três pontos, mas não conseguiu fazer o suficiente para vencer a equipe pernambucana, que conseguiu se defender bem para manter o zero no placar e, com o ponto somado fora de casa, seguir na vice-liderança da Série B. O time de Novo Horizonte é o 5º colocado da Série B, com os mesmos 13 pontos do Bahia (4º colocado), que ainda vai entrar em campo na rodada.

Na 3ª posição, agora com 14 pontos somados em 8 rodadas, o Vasco da Gama empatou sem gols com o Guarani em partida com mando do Bugre, mas que foi disputada na Arena da Amazônia, em Manaus (AM), por conta de uma reforma no estádio Brinco de Ouro, que é a casa do Guarani, em Campinas (SP). Financeiramente a mudança do local da partida desta quinta-feira (19) foi boa para o Bugre pela arrecadação com a venda de mais de 35 mil ingressos, mas grande parte da torcida presente na Arena Amazônia era vascaína. Mesmo assim, lutando para deixar a zona de rebaixamento da Série B, o Guarani buscou se impor no confronto com o Vasco e criou boas chances para sair na frente do placar, principalmente no primeiro tempo, mas a equipe cruz-maltina cresceu no segundo tempo e também ficou próxima de ir às redes. O empate sem gols permaneceu até o apito final e acabou não sendo um resultado ruim para nenhuma das equipes. O Vasco se manteve na zona de acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro e o Guarani conseguiu deixar a zona de rebaixamento da Série B, ainda que temporariamente, mas soma o mesmo número de pontos (8) de outras 6 equipes (do 11º ao 17º colocado) que estão emboladas na metade de baixo da tabela de classificação.

Bahia tenta assumir vice-liderança e Cruzeiro busca se isolar ainda mais na liderança da Série B

A 8ª rodada da Série B continua nesta sexta-feira (20) e só termina no domingo (22). O destaque desta sexta é a partida do Bahia (4º colocado), contra a Ponte Preta (12ª colocada), que acontece às 21:30 (no horário de Brasília) na Arena Fonte Nova, com transmissão do SporTV na TV fechada. Com 13 pontos somados nas 7 rodadas disputadas até aqui, o Bahia não corre risco de deixar o G-4 nesta rodada, mas busca a vitória em casa para ultrapassar o Vasco (3º colocado) e o Sport (2º colocado) e alcançar os mesmos 16 pontos do Cruzeiro (líder). Neste caso, o Bahia assumiria a liderança da Série B, ainda que de forma temporária, uma vez que o Cruzeiro vai encerrar a 8ª rodada no domingo (22), às 11 horas da manhã (de Brasília), em partida que faz em casa, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), com transmissão exclusiva do canal Premiere, em pay-per-view. Embalado por uma sequência de quatro vitórias na Série B (sobre Londrina, Chapecoense, Grêmio e Náutico), o Cruzeiro vai contar com o apoio de mais de 50 mil torcedores (de acordo com informação da página oficial do clube no Twitter) para alcançar mais uma vitória e seguir isolado na liderança da Série B, podendo terminar a rodada com até 4 pontos de vantagem para o vice-líder (caso vença e o Bahia tropece).

Deixe um comentário