Início » Colunas » Coluna do Verchai » Semifinalistas da Liga dos Campeões se enfrentam na Inglaterra

Semifinalistas da Liga dos Campeões se enfrentam na Inglaterra  

Chelsea e Manchester City se enfrentam pela semifinal da Copa da Inglaterra

Neste sábado, às 13:30 (de Brasília), Chelsea e Manchester City fazem um clássico inglês de gigantes no lendário estádio de Wembley, em Londres. O duelo é válido pela semifinal da Copa da Inglaterra (chamada de FA Cup). O jogo terá transmissão do DAZN em streaming.

(Reprodução: Twitter/FA Cup)

Atualmente, ambas as equipes se encontram nas semifinais da Liga dos Campeões, mas em lados opostos da chave. Na competição europeia, o encontro entre os ingleses é possível, mas apenas se ambas as equipes avançassem para a decisão, o que vai precisar ser resolvido nas semifinais. O Manchester City, que chega para sua primeira semifinal sob o comando de Pep Guardiola (a segunda de sua história), vai enfrentar o Paris Saint-Germain, que eliminou o atual campeão (Bayern de Munique) nas quartas de final. O Chelsea, por sua vez, que já passou pelo processo de afirmação no cenário europeu (vivenciado atualmente por Manchester City e PSG) com o título da Liga dos Campeões da temporada 2011/12, vai enfrentar o Real Madrid: simplesmente o maior campeão europeu (só a base da atual equipe e o técnico Zinédine Zidane possuem mais que o dobro de títulos do Chelsea na competição). No entanto, toda essa história da Liga dos Campeões é para outro momento, lá para o fim do mês, quando for acontecer as primeiras partidas das semifinais. Primeiramente, Chelsea e Manchester City vão precisar focar suas forças na Copa da Inglaterra, que acontece neste sábado, e, posteriormente, em seus objetivos na Premier League: enquanto o Manchester City corre a passos largos em busca de mais um título, com mais de dez pontos de vantagem para o vice-líder, o Chelsea está firme na luta por um lugar na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões (G-4), mas ocupa “apenas” a 5ª posição neste momento (a qual dá lugar na próxima Liga Europa).

Como chega o Chelsea para o confronto?

Os Blues vivem um grande momento desde a chegada do alemão Thomas Tuchel para o comando da equipe, no lugar de Frank Lampard, que fazia campanha ruim pela Premier League e não aguentou a pressão depois de derrota apática em confronto direto com o Leicester City, na última partida do primeiro turno. Quando Thomas Tuchel assumiu o comando do Chelsea, na 20ª rodada da Premier League, a equipe da capital inglesa estava seis pontos distante do G-4 e com alguns concorrentes tendo jogos a menos. Desde então, o Chelsea disputou doze partidas pela competição inglesa, tendo vencido sete, empatado quatro e perdido apenas uma. Em meio a tudo isso, Thomas Tuchel ajudou o Chelsea a passar por Atlético de Madrid (nas oitavas) e Porto (nas quartas) para chegas às semifinais da Liga dos Campeões, além de Barnsley e Sheffield United para chegar a esta semifinal da FA Cup, contra o Manchester City. Até aqui, foram dezoito partidas do Chelsea sob o comando do técnico alemão, com doze vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Entre os resultados positivos, vale lembrar, tiveram as vitórias sobre Tottenham, Liverpool e Atlético de Madrid. Entre as derrotas, nada além de uma goleada surpreendente do West Bormwich, por 5 a 2, em partida da Premier League que antecedeu a decisão da Liga dos Campeões, contra o Porto, que foi a outra equipe a conseguir vencer o Chelsea de Thomas Tuhcel, na partida de volta das quartas de final (apesar de o 1 a 0 ter garantido a classificação dos ingleses, que venceram por 2 a 0 na ida). Os Blues se tornaram um adversário difícil de ser vencido principalmente em razão da organização defensiva. Esta é uma característica enraizada no Chelsea, que conseguiu o título da Liga dos Campeões apostando exatamente em uma estratégia mais defensiva, com contra-ataques poderosos. Neste momento, Thomas Tuchel aposta no esquema 3-4-3, que se transforma num 5-4-1 na hora de se defender. Os experientes Thiago Silva e Azpilicueta comandam a defesa, Jorginho organiza o meio de campo ao lado do incansável Kanté e quem vem ditando o ritmo no setor ofensivo é o jovem alemão Kai Havertz, que deixa estrelas como Timo Werner e Hakim Ziyech esquentando o banco de reservas neste momento. Pelas pontas, os remanescentes Mason Mount e Christian Pulisic (que algumas vezes dá lugar para Timo Werner) seguem dando dor de cabeça para qualquer adversário, e ainda ajudam na marcação. É assim que Thomas Tuchel vem conquistando a confiança dos torcedores do Chelsea e pode surpreender o Manchester City neste sábado.

Como chega o Manchester City?

Não há muito mais o que falar da equipe comandada por Pep Guardiola, que lidera a Premier League com folga, está na semifinal da Liga dos Campeões, na semifinal da Copa da Inglaterra e, ainda, na final da Copa da Liga Inglesa. Ufa! O Manchester City está vivo em todas as competições da temporada e é tido como favorito em praticamente todas (a única dúvida real está na Liga dos Campeões). Vale lembrar também outros dados, como o aproveitamento nesta temporada: são 50 jogos, 40 vitórias (80% de aproveitamento), 6 empates e apenas 4 derrotas, com incríveis 110 gols marcados (2,2 por partida) e 30 sofridos (0,6 por partida). Ostentando, em seu farto elenco, nomes como Kevin de Bruyne, Ilkay Gundogan, Raheem Sterling e companhia, o Manchester City é um verdadeiro bicho-papão para qualquer adversário. Bem diferente do que acontece no Chelsea de Thomas Tuchel, o Manchester City de Pep Guardiola possui uma força já consolidada na Inglaterra, inclusive com um título da Copa da Inglaterra (na temporada 2018/19). A última vez que o Chelsea venceu a FA Cup, na temporada 2017/18, Antonio Conte era o técnico e estrelas como Eden Hazard e Thibaut Courtois eram os grandes destaques dos Blues. Naquela mesma temporada, o Manchester City de Pep Guardiola alcançava os 100 pontos e vencia o título da Premier League, com os mesmos De Bruyne e Sterling brilhando dentro de campo. Portanto, o Manchester City certamente carrega o favoritismo para o duelo com o Chelsea deste sábado, pela semifinal da Copa da Inglaterra 2020/21.

No domingo (18), às 14:30 (horário de Brasília), o Leicester City enfrenta o Southampton no outro confronto das semifinais, também em Wembley.

Deixe um comentário