Início » Colunas » Coluna do Verchai » Santos vence Corinthians e se aproxima de vaga na Liberta

Santos vence Corinthians e se aproxima de vaga na Liberta  

Peixe manteve hegemonia diante do Corinthians na Vila Belmiro e encaminhou classificação

Na última quarta-feira (17) o Santos recebeu o Corinthians na Vila Belmiro em partida atrasada da Série A do Campeonato Brasileiro, válida pela 33ª rodada.

Santos venceu mais uma vez o Corinthians na Vila Belmiro (Reprodução: Twitter/Santos)

Mais do que um grande clássico paulista, o jogo entre Santos e Corinthians também envolveu a luta direta das equipes por uma vaga na fase preliminar da próxima Copa Libertadores da América. Neste momento, como o Grêmio (7º colocado com 56 pontos) pode ficar com uma vaga direta na fase de grupos da competição continental, através do título da Copa do Brasil, e o Palmeiras (6º colocado com 56 pontos), da mesma forma, pelo título da Libertadores, o Fluminense (5º colocado com 60 pontos) ficaria com a primeira vaga para a fase preliminar da competição e o oitavo colocado herdaria a outra vaga “indireta”. Do contrário, caso o Palmeiras fature também a Copa do Brasil, a vaga direta para a fase de grupos da próxima Libertadores seria herdada pelo 5º colocado no Brasileirão (Fluminense), e o Grêmio ficaria com a vaga na fase preliminar por estar a um ponto de confirmar a 7ª ou 8ª posição do Campeonato Brasileiro. De qualquer forma, sobra uma vaga para quatro times: Athletico Paranaense, Santos, Corinthians e RB Bragantino. No confronto atrasado disputado na última quarta-feira, Santos e Corinthians poderiam alcançar a oitava posição da tabela, igualando o número de jogos dos demais concorrentes. Ambos poderiam assumir a última vaga para a fase preliminar da Libertadores no clássico, e quem conseguiu alcançar o objetivo foi o Santos, que venceu por 1 a 0 na Vila Belmiro e manteve uma hegemonia no clássico com o Corinthians, em casa, que já dura mais de seis anos. O resultado também permitiu que o Santos abrisse três pontos de vantagem para o atual 9º colocado (Atheltico Paranaense), e quatro em relação à Corinthians (10º) e RB Bragantino (11º), que ficaram com chances mínimas de disputar a próxima Libertadores.

Clássico decepciona, mas Santos joga melhor e se afirma na disputa pela última vaga na próxima Libertadores

O Corinthians até conseguiu começar melhor na partida, pressionando o Peixe com marcação alta e jogadas em velocidade que fizeram o goleiro John ter que trabalhar bastante nos primeiros minutos. Aos 12 minutos, porém, uma queda de energia no estádio da Vila Belmiro paralisou a partida por pouco mais de 15 minutos e parece ter acabado com a intensidade da equipe comandada por Vagner Mancini. Depois que a partida foi retomada o ritmo caiu bastante e praticamente não houve chances de gol. Mas o técnico Cuca voltou para o segundo tempo com Soteldo no lugar do jovem Ivonei e o clássico mudou completamente. O camisa 10 quase abriu o placar já em seus primeiros cinco minutos em campo e, ainda aos 10’ da etapa complementar, apareceu livre de marcação na entrada da área para receber de Felipe Jonatan e bater colocado, no ângulo. O goleiro Cássio conseguiu se esticar para fazer a defesa, mas Marinho ficou com a sobra e chutou cruzado para Marcos Leonardo, que apareceu sozinho na segunda trave e só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Vagner Mancini até tentou buscar uma reação colocando Cazares, Otero e Jô em campo, mas o Corinthians continuou mais próximo de sofrer o segundo gol do que de chegar ao empate. A maior preocupação do torcedor santista no segundo tempo foi com o venezuelano Yeferson Soteldo, que tinha ficado no banco para ser poupado no clássico e acabou entrando no segundo tempo de forma decisiva, mas pagou o preço 18 minutos depois, tendo de deixar o jogo por sentir dores na coxa. De acordo com o técnico Cuca, Soteldo está com um problema no adutor e vai passar por tratamento intenso para tentar retornar ao time já na próxima rodada, no domingo (21), quando, também na Vila Belmiro, o Santos enfrenta o Fluminense. No entanto, a probabilidade é de que o alvinegro praiano tenha que se virar sem o camisa 10 venezuelano, em mais uma partida dura e que pode ser decisiva para as pretensões do clube. Com três pontos de vantagem para o 9º colocado (Athletico Paranaense), o Santos pode já garantir a 8ª posição da tabela com uma vitória na partida diante do tricolor carioca. Por outro lado, se o Peixe vacilar diante do embalado Fluminense e o Athletico, ou mesmo Corinthians e RB Bragantino, vencer na rodada, a última vaga do Brasileirão para a próxima Libertadores pode ficar em aberto até a última partida do campeonato.

Corinthians já pensa na Copa Sul-Americana?

Depois da derrota no clássico para o Santos, que deixou a equipe muito longe de uma vaga para a próxima Libertadores, a torcida corintiana levou faixas de protesto até o CT Joaquim Grava, cobrando uma resposta ao alto investimento feito no início da temporada. E já na última entrevista coletiva, o técnico Vagner Mancini sinalizou para algumas mudanças no Corinthians já ao fim do Campeonato Brasileiro: “mesmo sendo fevereiro, algumas medidas serão tomadas” disse o treinador. E tendo em vista torcida vem tendo como alvo principal aqueles jogadores com os maiores salários e piores rendimentos, como Luan, Otero, Camacho e até o atacante Jô, estes devem encabeçar a lista de dispensa. Outro que pode estar de saída é o meia Mateus Vital, que desperta o interesse de uma equipe norte-americana, que está disposta a desembolsar pouco menos de cinco milhões de reais para ter o jogador por um ano, com a possibilidade de compra ao fim do empréstimo, no valor de cerca de vinte milhões de reais. Mesmo que Vagner Mancini tenha o jogador em seus planos, o negócio pode ser feito caso o clube precise fazer caixa para repor peças em outras posições. Antes de qualquer coisa, porém, técnico e diretoria afirmam que o foco ainda é na últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro, pois a equipe ainda acredita em alcançar uma vaga na Libertadores. O Corinthians entre em campo já no próximo domingo (21), às 16 horas, para enfrentar o desesperado Vasco (17º colocado), que está a um ponto de sair da zona de rebaixamento. Na última rodada, marcada para o dia 25, o Corinthians enfrenta o Internacional fora de casa.

Deixe um comentário