São Paulo vence clássico com o Corinthians no Morumbi, acaba com sequência desagradável no Brasileirão e retoma confiança com Ceni.
São Paulo e Corinthians se enfrentaram no Morumbi na última segunda-feira (18), dando fim à 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de poder contar com o apoio de boa parte da torcida e de ser o atual campeão estadual, o Tricolor Paulista chegou para o confronto em uma situação delicada. Sob o comando de Hernán Crespo, o São Paulo conseguiu fazer uma campanha razoável na Libertadores e na Copa do Brasil, mas parou apenas nas quartas de final em ambas. Como a campanha no Brasileirão foi bastante decepcionante para o torcedor, que esperava ver a equipe lutar na parte mais alta da tabela de classificação, mas, ao contrário, estava lutando contra a zona de rebaixamento, a diretoria Tricolor optou por dar fim ao trabalho que vinha sendo feito pelo técnico argentino após um empate sem gols com o Cuiabá, pela 25ª rodada, que marcou o quinto empate consecutivo da equipe de Crespo na competição. Não demorou para que o Tricolor Paulista anunciasse o retorno de Rogério Ceni, que estreou empatando com o Ceará no Morumbi, pela 26ª rodada, apenas um dia após comandar o primeiro treino da nova equipe. Ainda que o tempo tenha sido curto e o resultado não tenha sido dos melhores na reestreia pelo São Paulo (que Ceni comandou logo no início de sua carreira como treinador, em 2017), Rogério Ceni chamou a atenção ao reestabelecer uma linha defensiva com 4 jogadores, acabando com os 3 zagueiros implementados por Crespo durante sua passagem no Tricolor Paulista. Menos de uma semana depois, pela 27ª rodada, o São Paulo recebeu o Corinthians no Morumbi para um clássico que poderia deixar o time Tricolor em uma situação ainda mais complicada no Brasileirão, chegando a 7 rodadas sem vitória, e Rogério Ceni já estaria pressionado. Mesmo assim, Ceni não abdicou da linha defensiva formada por 4 jogadores, mesmo sem poder contar com o capitão Miranda. Na frente, Emiliano Rigoni foi o principal desfalque. Muita coisa poderia ter dado errado para o São Paulo, mas tudo deu certo. Com mais um gol de Jonathan Calleri, o Tricolor venceu o Timão por 1 a 0 em casa e deu um salto importante na tabela do Brasileirão, alcançando a 12ª posição (que garante vaga na próxima Copa Sul-Americana) somando os mesmos 34 pontos de Atlético Goianiense (11º) e Athletico Paranaense (10º).
Análise do Majestoso:
O São Paulo recebeu o Corinthians no Morumbi na segunda-feira apostando em um meio de campo combativo e contando com o apoio da torcida para arrancar os 3 pontos diante do rival. A estratégia traçada por Rogério Ceni surtiu efeito. O Corinthians sentiu o ritmo imprimido nos primeiros minutos e viu Luciano receber de Benítez nas costas da marcação para balançar as redes pela primeira vez. O gol acabou sendo anulado pelo VAR, que constatou que o atacante Tricolor estava levemente à frente da linha de defesa do Corinthians, mas o São Paulo voltou às redes pouco tempo depois, ainda aos 7 minutos do primeiro tempo, com Jonathan Calleri, ganhando de Gil na área e chegando inteiro na área para completar cruzamento de Reinaldo e vencer Cássio. Sem contar com o camisa 10, William, o Corinthians tentou controlar o meio de campo. Com Giuliano cumprindo a função de falso 9, Sylvinho tentou controlar a posse de bola para superar o rival, mas teve dificuldade com a saída de bola e sofreu com os contra-ataques. O clássico acabou ficando amarrado durante a maior parte do primeiro tempo, o que fez com que Sylvinho apostasse em Gustavo “Mosquito” no lugar de Adson, reestabelecendo a linha ofensiva, com 3 atacantes velozes, o que fez com que o Corinthians crescesse na partida. Aos 30 minutos do segundo tempo, o técnico corintiano apostou em Jô para “brigar” com os zagueiros na área e o Timão cresceu um pouco mais no jogo, mas o São Paulo se defendeu muito bem, continuou levando perigo nos contra-ataques e segurou a vitória por 1 a 0 até o apito final. Com o resultado, o Corinthians perdeu a chance de saltar para a 5ª posição, alcançando os mesmos 43 pontos do Palmeiras, e permanece na 6ª colocação, agora com uma partida e um ponto a mais que o Internacional, 7º colocado.
Globo transmite partidas atrasadas que acontecem nesta quarta (20) e quinta-feira (21)
Às 19 horas desta quarta-feira o Palmeiras enfrenta o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza, em partida atrasada da 19ª rodada do Brasileirão. O Verdão chega para o confronto motivado por ter voltado a vencer na última rodada, enfrentando um confronto direto com o Internacional por uma vaga no G-4, logo depois de uma série de 5 rodadas sem conseguir vencer. Com o resultado, o time comandado por Abel Ferreira se reestabeleceu na zona de classificação direta para a fase de grupos da próxima Libertadores. Como tem uma partida a menos em relação ao atual 3º colocado, Fortaleza, o Palmeiras pode assumir a 3ª posição do campeonato em caso de vitória sobre o Ceará nesta quarta-feira. Do outro lado, o Ceará chega para o confronto com a confiança em baixa e preocupado pela recém aproximação da zona de rebaixamento, da qual está a apenas 3 pontos de distância exatamente em razão da atual sequência de 4 rodadas sem vitória (3 empates e 1 derrota). Na verdade, o Ceará venceu apenas uma das últimas 11 rodadas que disputou e, portanto, dificilmente vai conseguir arrancar pontos do Palmeiras para voltar a se distanciar do Z-4.
Na quinta-feira (21), às 20 horas (de Brasília), o Internacional recebe o Red Bull Bragantino no Beira-Rio em mais um confronto direto na luta por vaga na próxima Libertadores, em partida atrasada da 19ª rodada. 7º colocado neste momento, o Internacional está exatamente a 3 pontos de distância do Bragantino, que ocupa a 5ª posição. Apesar da derrota para o Palmeiras na última rodada, o Colorado venceu 7 das últimas 12 rodadas que disputou, e não perde em casa desde a 10ª rodada. Do outro lado, o Bragantino chega embalado por uma invencibilidade que já dura 5 partidas e espera somar pelo menos um ponto fora de casa para seguir próximo do G-4.