Início » Esportes » Futebol Nacional » Quem é o argentino Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza

Quem é o argentino Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza  

O argentino Juan Pablo Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza, tem 45 anos, e vem de bom trabalho pelo Unión La Calera em 2020. Levou o modesto time chileno a um inédito vice nacional e à disputa da Libertadores pela primeira vez.

Juan Pablo Vojvoda
Argentino Vojvoda vem fazendo sucesso no Fortaleza (Divulgação: Fortaleza EC)

Em pouco mais de um mês à frente do Leão – foi apresentado em 4 de maio -, já é campeão cearense e líder do Brasileirão ao fim da segunda rodada. Posição bem acima das ambições do clube, claro, mas que já faz muita gente se perguntar sobre quem é esse novo técnico estrangeiro.

Os números de Vojvoda pelo Fortaleza

Em oito jogos à frente do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda está invito. Eis os números desde a chegada do argentino:

  • 6 vitórias
  • 2 empates
  • 28 gols marcados (média de 3,5 por jogo)
  • 4 gols sofridos (média de 0,5 por jogo)

A contratação de Vojvoda tem muito a ver com o seu histórico de bons resultados com times de menor investimento. Caso do já mencionado êxito com o chileno Unión La Calera, mas anteriormente ele já havia levado o Talleres à Libertadores. Inclusive, eliminou o São Paulo. Também classificou o Defensa Y Justicia à Sul-Americana.

Depois da experiência bem-sucedida com Rogério Ceni, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, queria alguém com esse perfil mais ousado, mas que conseguisse fazer muito com pouco e, claro, que coubesse no orçamento do Fortaleza.

Em entrevista à rádio Bandeirantes, o mandatário do Fortaleza explicou como foi atrás do argentino, após recusa de Fernando Diniz. Confira os principais trechos:

Perfil buscado e ‘não’ de Diniz:

“Quando a gente decidiu pela saída do Enderson, a gente tinha convicção que queria um treinador com modelo de jogo agressivo, que goste da bola, ataque, finalize no gol adversário e tenha variação tática, saia do lugar comum. Tentamos o Fernando Diniz, que não quis vir por uma questão pessoal, e aí começamos a olhar o mercado internacional.”

Como apareceu o nome de Vojvoda:

“Dentro do nosso departamento de futebol surgiu o nome do Vojvoda. O Alex Santiago, que é o nosso diretor de futebol, comentou: ‘Ó, tem um treinador jovem, que já fez bons trabalhos’. E começamos a pesquisar mais sobre o Vojvoda, pegar informações com pessoas de confiança e vimos que ele tinha feito bons trabalhos em times com o porte do Fortaleza, com orçamento menor, como o Defensa Y Justicia, Talleres de Córdoba e o La Calera, do Chile. Sempre levando essas equipes a posições que não tinham alcançado em anos anteriores.”

Como o convenceu do projeto:

“Fizemos um contato com ele, começamos a trocar ideias, ele conhecendo nosso material e os jogadores, e agente entendendo o modelo de jogo dele. Foi quase uma semana de bate-papo. Falei que aqui é sol o ano inteiro, que todas as noites são agradáveis, que não tem frio. [Usamos] todos os argumentos possíveis para que ele pudesse vir para o Fortaleza, e el topou o projeto, gostou da ideia, a gente fechou e trouxe.”

Atendendo plenamente:

“O Vojvoda tem sido um cara ousado, diferente, que joga pra cima, que estuda muito o adversário, que acho fundamental…É igual uma guerra. Não pode ir desconsiderando o território inimigo, o clima, o que o exército inimigo tem. Você tem que ir preparado, conforme quem vai enfrentar, e ele tem essa característica de montar escalações conforme o adversário. E ele tem uma liderança muito forte, um dia a dia de trabakho muito intenso. É objetivo. Tem uma liderança forte, mas sem ser arrogante, sem confrontar jogar, com respeito. Os jogadores admiram o trabalho dele, respeitam as decisões e tem executado um trabalho bacana.”

Quinta o desafio é o Clássico-Rei valendo vaga nas oitavas da Copa do Brasil

pikachu comemora gol marcado na goleada do fortaleza sobre o inter na segunda rodada da série a de 2021
Destaque da estreia do Fortaleza, Pikachu voltou a marcar na goelada deste fim de semana sobre o Inter, no Castelão (Foto: Kely Pereira AGIF / reprodução Twitter do Fortaleza)

Na campanha do título do Campeonato Cearense, Vojvoda levou a melhor sobre Guto Ferreira, com uma vitória e um empate, justamente o da decisão que valeu a taça.

Já no início do mata-mata pela 3ª fase da Copa do Brasil, o duelo terminou empatado, por 1 a 1, na quarta passada. Portanto, tá tudo abertro para a segunda e decisiva partida de volta, nesta quinta-feira (10), às 21h30, no Castelão. É mais um desafio para Vojvoda.

Leia também:

Fortaleza, Athletico-PR e Atlético-GO seguem 100% na Série A

Corinthians: técnico Sylvinho trabalhou com Mano, Tite e Carille

Abel Ferreira desabafa sobre pandemia e ausência das filhas

Deixe um comentário