Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão de Grêmio x Flamengo, jogo atrasado do Brasileiro

Previsão de Grêmio x Flamengo, jogo atrasado do Brasileiro  

Resultado pode ser decisivo na luta pelo título brasileiro

Ídolo são-paulino Rogério Ceni é o novo técnico do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Nesta quinta-feira (28) não tem rodada do Campeonato Brasileiro, que só retorna no domingo (31) para os jogos da 33ª rodada. No entanto, acontecem as últimas duas partidas atrasadas que faltam acontecerem para que todos os times se igualem no número de rodadas disputadas. Ambas são importantes, mas somente uma influencia de forma direta na parte mais alta da tabela de classificação. Às 20 horas (de Brasília), o Grêmio recebe o Flamengo em porto Alegre, em partida válida pela 23ª rodada, que vai ser transmitida com exclusividade pelo canal Premiere para os assinantes do pay-per view. A equipe gaúcha vem de derrota no clássico contra o Internacional, que deixou todos os gremistas revoltados pela perde de uma invencibilidade de 11 jogos enfrentando o rival local, além de tê-lo permitido se isolar na liderança do campeonato. É verdade, por outro lado, que pouca coisa efetivamente mudou na vida do Grêmio, pois a equipe segue forte na busca por um lugar na próxima Libertadores da América, sem contar que, neste momento, o verdadeiro interesse do clube está na Copa do Brasil. Mesmo assim, Renato Portaluppi certamente vai estar em busca de um resultado positivo nesta quinta-feira, pois, mais do que os três pontos, que o colocariam na 5ª posição da tabela (um ponto atrás do Flamengo), o técnico gaúcho está interessado em reestabelecer a confiança de seus jogadores e da torcida nesta reta final de temporada.

Do outro lado, porém, o Grêmio vai ter uma equipe totalmente focada e interessada na vitória. Isso porque só os três pontos mantêm o Flamengo firme e forte na luta pelo bicampeonato brasileiro. Uma vitória sobre o Grêmio nesta quinta-feira significa um salto da quarta para a segunda posição da tabela, e a diferença em relação ao líder diminuída de sete para quatro pontos, faltando seis rodadas (igual à dezoito pontos) para serem disputadas. E, assim como aconteceria com o Grêmio, caso vencesse o Flamengo, vai acontecer no rubro-negro em caso de vitória sobre os tricolores: o ânimo do elenco sobe em um momento crucial da temporada, que é a reta final. Vale lembrar, ainda, que o Flamengo enfrenta o Internacional na penúltima rodada e, portanto, tem totais condições de tirar a diferença do líder até o fim do campeonato. No entanto, a primeira missão é esta vitória sobre o Grêmio, e ela não é nem um pouco fácil. Prova disso é o resultado da semifinal da Libertadores de 2019, quando o Flamengo venceu por 5 a 0 no Maracanã, mas apenas empatou em 1 a 1 na Arena do Grêmio, no Rio Grande do Sul. Isso sem mencionar que o Grêmio é o time que menos perdeu no atual Campeonato Brasileiro: foram apenas quatro derrotas em 31 jogos, tendo sido duas em casa. O tricolor gaúcho só não está melhor no campeonato porque é, com folga, o time que mais empatou (15 vezes – três a mais que o segundo que mais empatou). Mas não é nada disso que preocupa o torcedor rubro-negro. O que realmente incomoda os flamenguistas é o rendimento da equipe dentro de campo. Os torcedores compreenderam bem até demais as eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores, mas esperavam que o time arrancasse na busca pelo bi do Campeonato Brasileiro, o que não aconteceu. Em nove partidas disputadas desde a última eliminação, foram cinco vitórias, três derrotas e um empate. Mas os torcedores podem comemorar que Bruno Henrique vai estar de volta à equipe, depois de cumprir suspensão na derrota para o Athletico Paranaense na última rodada.

Na luta contra o rebaixamento, Bahia enfrenta o Corinthians, que quer se estabelecer no G8

Também nesta quinta-feira (28), às 19 horas, acontece a outra partida atrasada que restava para acontecer, entre Bahia e Corinthians, na Arena Fonte Nova, válida pela 30ª rodada. Assim como o confronto entre Grêmio e Flamengo, a partida entre Bahia e Corinthians vai ser transmitida com exclusividade pelo canal Premiere, em pay-per-view. Ambas as equipes ainda lutam por algo importante no campeonato e precisam somar pontos, mas veem fragilizados por resultados recentes negativos. O Bahia levou um golpe duro na última rodada: perdeu para o Sport e voltou para a zona de rebaixamento, ficando três pontos atrás do adversário, que luta diretamente com o tricolor baiano contra o rebaixamento. Por outro lado, o Bahia ainda tem esta partida contra o Corinthians para se recuperar. Em caso de vitória, o time agora comandado por Dado Cavalcanti alcança os mesmos 35 pontos de Fortaleza e Sport, e manda o ex-clube de Rogério Ceni para o Z4 por ter mais vitórias. No entanto, conquistar os três pontos diante do Corinthians não vai ser uma missão fácil para o desesperado Bahia. Apesar de passar por um momento difícil, por conta da goleada recente sofrida pelo Palmeiras e da derrota por 2 a 0 para o Bragantino na última rodada, o time de Vagner Mancini não perdeu o seu valor. Não podemos esquecer que, quando o atual comandante assumiu a equipe, o Corinthians ainda lutava contra o rebaixamento, e agora está na disputa por uma das vagas que os 7º e 8º colocados vão “herdar”, ao fim do campeonato, para disputar a fase preliminar da próxima Libertadores da América. Isso acontece porque o campeão da Copa do Brasil, Grêmio ou Palmeiras, e o campeão da Libertadores, Santos ou Palmeiras, ganham vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores. Assim, os 7º e 8º colocados herdam as vagas para a fase preliminar da competição continental. Neste momento, o Corinthians é o 9º colocado, somando os mesmos 45 pontos de Santos (10º) e Ceará (8º). Por isso, somar pontos, nem que seja um (em caso de empate), é fundamental para Vagner Mancini e seus comandados. Como o adversário está em péssimo momento e luta na parte mais baixa da tabela, a expectativa é de que o Corinthians consiga arrancar pelo menos um empate, mas a partida deve ser equilibrada e com poucos gols.

Deixe um comentário