Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão da Liga dos Campeões: PSG x Barça é destaque

Previsão da Liga dos Campeões: PSG x Barça é destaque  

Mais uma vez sem Neymar, Paris Saint-Germain pode perder por até dois gols para avançar às quartas de final

Nesta quarta-feira (10), às 17 horas, a TNT Sports transmite, através de sua página no Facebook e de seu serviço de streaming, a partida entre PSG e Barcelona, no Parque dos Príncipes, em Paris, válida pela volta das oitavas de final desta Liga dos Campeões.

Na primeira partida, disputada no Camp Nou quase um mês atrás, Lionel Messi até chegou a colocar a equipe catalã na frente em cobrança de pênalti, mas a equipe parisiense virou e ainda aplicou uma goleada de 4 a 1. Mesmo jogando fora de casa e tendo o seu camisa 10, Neymar, como desfalque por conta de lesão, o PSG passou por cima do Barça. Kylian Mbappé foi o grande nome do jogo, tendo sido a principal arma ofensiva da equipe comandada por Marcelo Pochettino, tanto pelas jogadas individuais como pelo hat-trick que anotou.

Mbappé comemora um dos três gols que marcou na goleada do PSG sobre o Barcelona no Camp Nou
Mbappé consegue um hat-trick em goleada do PSG sobre o Barcelona em pleno Camp Nou (Foto: divulgação)

Com o resultado conquistado, o Paris Saint-Germain já está com a classificação para as quartas de final muito bem encaminhada, pois poderia até perder por 3 a 0 (ficando 4 a 4 no agregado) que avançaria por conta dos quatro gols marcados fora de casa. No entanto, é bastante improvável que o PSG seja derrotado desta forma por qualquer clube do mundo. Já na temporada passada, o jovem PSG mostrou competitividade indo até a final da Liga dos Campeões e dando muito trabalho para o gigante histórico Bayern de Munique, que naquela mesma temporada havia goleado equipes como Chelsea e o próprio Barcelona. Além disso, vale destacar o trabalho que vem sendo feito pelo técnico Mauricio Pochettino. O argentino, que já atuou pelo PSG por três temporadas quando era jogador, se destacou como treinador pelo Tottenham e já começa a traçar um caminho tão ou até mais encantador na França. Mauricio Pochettino estreou na equipe parisiense em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Francês (Ligue One), na qual apenas empatou diante do Saint-Étienne. Depois disso foram quatro vitórias consecutivas, tendo sido três pela liga e um pela final da Supercopa da França, que foi a primeira competição vencida pelo técnico argentino em sua carreira como treinador. Ao todo, Pochettino soma doze vitória, duas derrotas e um empate nas quinze partidas que disputou sob o comando do PSG. Desde então, a única derrota da equipe, no Parque dos Príncipes, foi diante do Mônaco, sem a presença de Neymar e Di Maria. Na primeira partida contra o Barcelona, porém, a situação era a mesma (Neymar e Di Maria ausentes) e o PSG não teve problemas para golear. A grande diferença foi na postura das equipes: enquanto o Barça se expôs com a conhecida pressão no campo de ataque e as linhas de marcação bem altas, o Mônaco enfrentou o PSG acelerando suas jogadas de ataque e descendo as linhas de marcação para não dar espaços para as arrancadas de Mbappé.

Há motivos para acreditar em uma goleada e consequente classificação do Barcelona?

O Barcelona já encantou os torcedores com Johan Cruyff, depois com Ronaldinho Gaúcho e, mais recentemente, com Lionel Messi e o tik-taka da equipe comandada por Xavi e Iniesta no meio de campo e por Pep Guardiola da área técnica. Atualmente, no entanto, mesmo que o camisa 10 argentino continue encantando com seu futebol e com os números que continuam surpreendentes, o Barcelona já está longe de ter o mesmo nível de encantamento. Desde a última conquista europeia, na temporada 2014/15, o Barcelona só foi às semifinais uma vez, na temporada 2018/19, quando perdeu por 4 a 0 para o Liverpool, em Anfield, depois de ter vencido por 3 a 0 no Camp Nou. Estas eliminações com goleada, inclusive, se tornaram comuns para o Barcelona nas fases de mata-mata da Liga dos Campeões nas últimas temporadas (além dos 4 a 0 de Anfield em 2018/19, tiveram os 3 a 0 para a Juventus na temporada 2017/17; 3 a 0 para a Roma na temporada 2018/17 e; finalmente, 8 a 2 para o Bayern de Munique na temporada passada). Por outro lado, também tiveram goleadas positivas para o Barcelona, como os 3 a 0 sobre o Manchester United na temporada 2018/19 e, é claro, o inesquecível 6 a 1 pra cima do próprio PSG na temporada 2016/17. Em todas elas Lionel Messi deixou a sua marca. Evidentemente, as chances do Barça de alcançar mais uma “remontada” histórica passam pelos pés do camisa 10 argentino, que mesmo em meio a um elenco menos avassalador do que em outras temporadas, continua sendo um jogador decisivo. Na última quarta-feira (03), pela partida de volta da semifinal da Copa do Rei, Messi não marcou, mas foi fundamental para a vitória por 3 a 0 sobre o Sevilla, que reverteu o 2 a 0 sofrido na primeira partida. Isso aconteceu logo depois de o Barcelona ter vencido o Sevilla por 2 a 0 em confronto direto pelo Campeonato Espanhol, com assistência e gol de Messi, que lidera a artilharia da liga com 19 gols marcados. O Barcelona não perde desde a derrota para o PSG na partida de ida destas oitavas de final da Liga dos Campeões: foram quatro vitórias e um empate em cinco partidas disputadas. Na atual temporada, o camisa 10 argentino soma 24 gols em 34 jogos e, por aquilo que está apresentando dentro de campo, principalmente depois da saída do ex-presidente Josep Maria Bartomeu. Portanto, o Barcelona não pode ser totalmente descartado das quartas de final, pois possui um elenco muito qualificado, com jogadores capazes de definir qualquer partida. No entanto, o Paris Saint-Germain já não é mesmo de algumas temporadas atrás e dificilmente vai deixar a classificação escapar. Mesmo que o Barça consiga esquentar a disputa com gols e até uma vitória, o PSG tem tudo para alcançar um resultado suficiente para avançar às quartas de final.

Deixe um comentário