Início » Colunas » Coluna do Verchai » Destaques do fim de semana europeu

Destaques do fim de semana europeu  

Liverpool e Manchester City empatam em jogaço no Anfield Road e Chelsea assume a ponta da Premier League

Este último fim de semana, que antecipou a paralisação do futebol europeu para a Data FIFA, foi bastante agitado nas principais ligas do velho continente. Na Inglaterra, o clássico de gigantes entre Liverpool e Manchester City, disputado no Anfield Road, encerrou a 7ª rodada da Premier League e definiu o Chelsea como líder isolado da competição. Isso porque o Manchester United, que abriu a rodada na manhã do último sábado (02), apenas empatou com o Everton em Old Trafford: Anthony Martial abriu a conta no primeiro tempo, mas Andros Townsend tratou de deixar tudo igual na etapa complementar, com direito a comemoração “à la” Cristiano Ronaldo para provocar os Red Devils. Com isso, Manchester United (4º) e Everton (5º) perderam a chance de assumir, ainda que temporariamente, o topo da tabela de classificação, a qual acabou ficando com o Chelsea, que entrou em campo logo na sequência, recebendo o Southampton em Stamford Bridge. Os Blues abriram o placar logo nos primeiros minutos em cobrança de escanteio completada por Trevoh Chalobah para o fungo da rede. O Southampton até chegou a empatar no segundo tempo, com Ward-Prowse convertendo pênalti, mas o mesmo Ward-Prowse foi expulso alguns minutos mais tarde por dar carrinho por trás em Jorginho e acertá-lo com as travas da chuteira, o que possibilitou que o Chelsea garantisse a vitória nos minutos finais: Timo Werner colocou os Blues em vantagem aproveitando cruzamento de Azpilicueta e Ben Chilwell decretou o 3 a 1 acertando um belo chute em sobra de bola na área. O resultado levou os comandados de Thomas Tuchel à liderança da Premier League, com 16 pontos. Na vice-liderança, com 15 pontos somados nas 7 rodadas disputadas até aqui, está o Liverpool. Os Reds poderiam ter retomado a vice-liderança no domingo (03), e quase o fizeram mesmo tendo um grande desafio diante do Manchester City, o atual campeão inglês. Os comandados de Jürgen Klopp fizeram um clássico de gigantes com os comandados de Josep Guardiola no Anfield Road, em Liverpool. Depois de um primeiro tempo sem gols, mas bastante movimentado, com grandes defesas principalmente de Alisson, o Liverpool cresceu no segundo tempo e conseguiu abrir o placar em jogada de Salah com Mané, que recebeu do egípcio na área e bateu cruzado para fazer o 1 a 0. No entanto, em uma bela jogada de Gabriel Jesus, Phil Foden recebeu livre de marcação na área e bateu firme para deixar tudo igual no placar. Mas o verdadeiro espetáculo ficou por conta de Mohamed Salah. O camisa 11 do Liverpool passou no meio de 3 marcadores, invadiu a área e deixou Laporte na saudade antes de fazer um golaço e recolocar os Reds na frente. Só que o Manchester City também tem grandes estrelas, como Kevin de Bruyne, que armou um contra-ataque e aproveitou sobra na entrada da área para decretar: Liverpool 2 x 2 Manchester City. Os Citizens ocupam a 3ª posição da tabela, somando os mesmos 14 pontos de Manchester United (4º), Everton (5º) e Brighton (6º).

Com gol e assistência, Suárez garante vitória do Atlético de Madrid em clássico com o Barça

O grande jogo da última (8ª) rodada do Campeonato Espanhol foi o clássico entre Atlético de Madrid e Barcelona, disputado na capital do país, no estádio Wanda Metropolitano. Os Blaugranas clube catalão chegaram para o confronto invicto no campeonato, aparecendo, até aquele momento, na 6ª posição da tabela com uma partida a menos em relação aos seus principais rivais. Jogando em casa, porém, os Colchoneros buscavam a vitória para voltarem a se aproximar do Real Madrid, que terminou a rodada anterior (7ª) isolado na ponta da tabela de classificação. E o Atlético conseguiu resolver tudo ainda no primeiro tempo, em dois belos contra-ataques. Primeiro, o ex-Barça, Luis Suárez, apareceu para deixar Lemar na cara do gol com um passe refinado, e o companheiro não desperdiçou a oportunidade, vencendo o goleiro Ter Stegen com um belo chute cruzado. Pouco antes do intervalo, os papéis se inverteram: Lemar deixou Suárez na cara do gol e o uruguaio ajeitou duas vezes para não desperdiçar, confirmando a vitória dos Colchoneros por 2 a 0. Chamou a atenção a comemoração do camisa 9 do Atlético de Madrid, fazendo um gesto como se fizesse uma ligação (em referência, provavelmente, ao telefonema de dispensa que recebeu do atual técnico do Barcelona, Ronald Koeman). Com o resultado, os Blaugranas caíram para a 9ª posição da tabela, ainda com uma partida a menos, mas 5 pontos atrás dos líderes: Real Madrid, Atlético de Madrid e Real Sociedad, todos com 17 pontos somados. Isso porque os Merengues, que até então estavam isolados na liderança, perderam pela primeira vez no campeonato, diante do Espanyol, pelo placar de 2 a 1.

Paris Saint-Germain perde invencibilidade, mas segue líder da Ligue 1 com larga vantagem

Depois da vitória sobre o Manchester City pela Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain esperava manter o 100% de aproveitamento na 9ª rodada do Campeonato Francês, principalmente porque contava com o retorno do quarteto Messi, Neymar, Mbappé e Di Maria, mas foi surpreendido pelo Rennes. O time da capital até pressionou e teve boas oportunidades de balançar as redes, mas faltou pontaria para os craques do time na hora da conclusão das jogadas e os erros acabaram custando caro. Aos 45 minutos do primeiro tempo, o Rennes deu um banho de água fria em Mauricio Pochettino e seus comandados antes de irem para o intervalo: Kamal Sulemana cruzou no capricho e Gaeten Laborde apareceu na segunda trave para testar pro fundo da rede. Para piorar, o Rennes ampliou com Flavien Tait, completando cruzamento de Laborde, em apenas 18 segundos jogados do segundo tempo. Mbappé até chegou a descontar para o time de Paris em jogada com Messi e Di Maria, mas o gol foi anulado por impedimento. O placar terminou mesmo em vitória do Rennes por 2 a 0, o qual saltou para a 11ª posição da tabela com o resultado. O PSG, por sua vez, sofreu a primeira derrota na Ligue 1, mas segue líder isolado do Campeonato Francês, agora com 6 pontos de vantagem para o vice-líder, Lens.

Deixe um comentário