Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo da Liga dos Campeões: grupos A, B, C e D

Resumo da Liga dos Campeões: grupos A, B, C e D  

Bayern de Munique segue imparável e é líder isolado do grupo A.

Já na temporada passada, o “rolo compressor” de Munique conseguiu a inédita façanha de conquistar o título da Liga dos Campeões vencendo todas as partidas que disputou. E parece que nada mudou.

Campeão Bayern de Munique segue forte na Champions (Reprodução: Twitter/Bayern)

Em 3 rodadas jogadas pela fase de grupos de uma nova edição da principal competição europeia, o “Gigante da Bavária” continua passando por cima de seus adversários sem a menor consideração. Depois de golear o Atlético de Madrid na estreia, por 4 a 0, o Bayern passou pelo Lokomotiv Moscou, na Rússia, com certa dificuldade (2 a 1) e, na última rodada, enfiou outra goleada, desta vez sobre o RB Salzburg (6 a 2 jogando na Áustria). Dessa forma, como não poderia deixar de ser, o Bayern de Munique lidera o grupo A com 9 pontos, tendo alcançado a marca de 14 vitórias consecutivas na Liga dos Campeões. O Atlético de Madrid vem logo na sequência, computando 1 derrota, 1 vitória e 1 empate na última rodada, jogando fora de casa com o Lokomotiv Moscou, que ocupa a 3ª posição com 2 empates e 1 derrota. Tendo conseguido apenas 1 empate (além de outras 2 derrotas), logo na primeira rodada, jogando em casa, diante do Lokomotiv Moscou, o RB Salzburg vem na última posição, com apenas 1 ponto conquistado.

Borussia M’gladbach surpreende e Real Madrid se mantém forte no grupo B

É verdade que o maior vencedor da Liga dos Campeões, o Real Madrid (com 13 canecos), teve um início longe de sua altura: perdeu em pleno Santiago Bernabéu na estreia, tendo sofrido 3 gols do Shakhtar só no primeiro tempo. Depois disso, porém, o peso da camisa, combinado com a força de alguns de seus medalhões e a experiência de um técnico vitorioso, fizeram com que o Real voltasse a ser “O” Real. A equipe merengue arrancou um empate heroico com o Borussia na segunda rodada, marcando dois gols nos minutos finais do jogo, e, na última rodada, superou a Inter de Milão jogando fora de casa: Rodrygo foi o autor do gol que acabou dando a vitória a Los Blancos. A primeira vitória levou o Real Madrid aos mesmos 4 pontos do Shakhtar Donetsk, mas ficou na 3ª posição pelo critério de desempate (que é o confronto direto). A Internazionale é a última colocada (com 2 empates e 1 derrota), e o Borussia Mönchenglabach aparece no topo da tabela, computando 5 pontos (2 empates e 1 vitória). Significa dizer que tudo ainda pode acontecer neste grupo, que segue bem embolado, mas o Real Madrid terminar fora das oitavas de final certamente é a coisa menos provável de acontecer. No entanto, faltando outras 3 rodadas para o fim da fase de grupos, o Borussia deu passos importantes na busca por um lugar no “mata-mata”.

100%, Manchester City tem classificação encaminhada e Porto vem logo atrás.

Pelo grupo C, o Manchester City soube se impor diante de adversários menos afortunados. O único susto do time de Guardiola foi na rodada de estreia, quando o Porto saiu na frente do placar em pleno Etihad Stadium. No entanto, Agüero tratou de deixar tudo igual poucos minutos depois e Gundogan e Ferrán Torres sacramentaram a vitória dos Cytizens no segundo tempo. Depois disso, o Manchester não teve qualquer problema na competição, vencendo o Olympique de Marseille e o Olympiacos com tranquilidade (ambos por 3 a 0). Assim, os Cytizens lideram o grupo C com 9 pontos e são seguidos pelo Porto, que computa 6 pontos (tendo vencido Olympiacos e Olympique de Marseille sem grande dificuldade). O Olympiacos vem na 3ª posição, com 3 pontos, e o Marseille é o lanterna do grupo, ainda sem somar pontos. E pelo que foi apresentado nas 3 primeiras rodadas, nada deve mudar neste grupo até o fim das 6 rodadas, ou seja, o City deve avançar em 1º, com o Porto em 2º e o Olympiacos em 3º, o qual deve garantir um lugar na Liga Europa.

Liverpool 100% e Ajax e Atalanta buscando o outro lugar nas oitavas.

Pelo grupo D, o Liverpool alcançou as melhores expectativas e não deu espaço para os “azarões”. Depois de estrear com vitória simples (por 1 a 0) e difícil sobre o Ajax, o Liverpool bateu no “saco de pancadas” (o Midtjylland, clube dinamarquês que joga a fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez na história) e, na última rodada, goleou a Atalanta sem dó nem piedade mesmo jogando fora de casa. Sensação da última temporada, a equipe italiana não conseguiu fazer seu estilo de jogo funcionar diante do atual campeão inglês e perdeu por 5 a 0 na partida da última terça-feira (03). Como Atalanta e Ajax também venceram o Midtjylland e empataram quando se enfrentaram, ambos somam 4 pontos ao fim destas 3 primeiras rodadas, mas a Atalante aparece na 3ª posição por conta do saldo de gols. Já o Midtjylland, que ainda não conseguiu somar pontos, vem na última colocação, mas está fazendo uma participação digna em sua estreia nesta fase da principal competição europeia. Depois de ter sofrido uma goleada na estreia, diante da Atalanta, a equipe dinamarquesa acordou para a competição, deu trabalho para o Liverpool na segunda rodada e quase conseguiu arrancar um empate com o Ajax na última partida. É certo que o Midtjylland não vai está de passagem pela fase de grupos da Liga dos Campeões, mas a equipe já mostrou que não vai ser um simples saco de pancadas, e sim um adversário para se ter muita atenção se não quiser terminar fora do “mata-mata” da competição.

Deixe um comentário