Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil

Prévia dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil  

São Paulo deve poupar no duelo de ida fora contra o 4 de Julho pela terceira fase da Copa do Brasil

Quase sem tempo para se preparar para cada competição, o São Paulo encara o 4 de Julho na terceira fase da Copa do Brasil. Vale lembrar que o tricolor paulista foi campeão estadual e confirmou vaga nas oitavas de final da Libertadores na semana passada, fazendo uma média de um jogo a cada dois dias durante duas semanas consecutivas. Os quatro dias que o São Paulo teve para se preparar para a estreia do último sábado (29), pelo Campeonato Brasileiro, em partida contra o Fluminense no Morumbi, foi praticamente um luxo para o técnico Hernán Crespo. E logo nesta terça-feira (01/06), porém, às 21:30 (horário de Brasília), o SporTV transmite para a TV fechada mais uma partida decisiva do São Paulo, já por outro campeonato: a Copa do Brasil.

Taça que será entregue no Allianz Parque ao campeão da Copa do Brasil 2020
Palmeiras e Grêmio fizeram a final da Copa do Brasil 2020 (Foto: divulgação)

A “sorte” do tricolor paulista foi ter sido sorteado para enfrentar o 4 de Julho, que terminou em 3º lugar no Campeonato Piauiense e vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. No entanto, é importante ter em vista que o 4 de Julho eliminou o Confiança na primeira fase desta Copa do Brasil e, não satisfeito, passou pelo Cuiabá (da Série A) na fase seguinte, vencendo nos pênaltis após empate sem gols. Além disso, a equipe piauiense teve duas semanas inteiras para se preparar para esta primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil, que acontece no estádio Albertão, em Teresina, contra o São Paulo. Como Hernán Crespo deve poupar a maior parte dos jogadores considerados titulares (senão todos), o 4 de Julho certamente vai tentar se segurar para levar pelo menos um empate para a partida de volta, no Morumbi, na próxima semana. No entanto, o São Paulo é amplo favorito para alcançar uma vitória e, assim, já deixar a classificação encaminhada.

Santos precisa acabar com sequência negativa para confirmar favoritismo e avançar na Copa do Brasil

Depois de perder para o Bahia na estreia do Campeonato Brasileiro, o Santos já tem mais uma missão na temporada 2021: seguir vivo na Copa do Brasil e faturar mais uns milhões com a classificação para a 4ª fase da competição (a última antes das oitavas de final). Com o calendário apertado por conta da longa paralisação do futebol brasileiro em 2020 (além do adiamento de alguns jogos do Campeonato Paulista nesta temporada), os clubes brasileiros (principalmente os paulistas) estão enfrentando uma decisão atrás da outra. No caso do Santos, a situação é bastante complicada. A equipe agora comandada por Fernando Diniz amargou a eliminação na fase de grupos da Copa Libertadores da América, mas pôde comemorar a 3ª posição do grupo, que garantiu classificação para a Copa Sul-Americana (antes da chegada do atual técnico, o Peixe foi eliminado na fase de grupos do Campeonato Paulista de forma inédita). Na última partida, válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2021, o Santos perdeu por 3 a 0 para o Bahia. Mesmo que jogando fora de casa, o desempenho do alvinegro praiano preocupa para o restante da temporada e, inclusive, para o confronto desta terça-feira (01/06), às 19 horas (de Brasília), no interior do Paraná, contra o Cianorte (clube que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro), com transmissão do SporTV em pay-per-view. Portanto, mesmo que não esteja vivendo uma grande fase, o Santos é amplo favorito para avançar à próxima fase da Copa do Brasil, conseguindo pelo menos um empate nesta primeira partida, fora de casa, para definir na Vila, na semana que vem. Fernando Diniz deve fazer algumas alterações e testar jogadores para encontrar um time mais equilibrado nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Bahia tem jogo duro contra o Vila Nova

Campeão da Série C em 2020, o Vila Nova foi vice-campeão do Campeonato Goiano nesta temporada e estreou na Série B, neste ano, com empate diante do Botafogo (mesmo jogando todo o segundo tempo com um jogador a menos – Deivid foi expulso pouco antes do intervalo). Sendo assim, e levando em consideração que já foi eliminado da Copa Sul-Americana (na fase de grupos), o técnico Dado Cavalcanti deve manter boa parte da equipe principal para enfrentar o Vila Nova nesta primeira partida, fora de casa. Também com transmissão do SporTV em canal fechado, o Bahia deve buscar a vitória na ida, mesmo sabendo que vai definir a classificação jogando em casa, até porque precisa focar suas forças, também, no Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, é possível que o Vila Nova consiga arrancar pelo menos um empate dos baianos em casa, podendo, inclusive, buscar a vitória em um contra-ataque, caso a equipe tricolor não esteja em seu melhor nível.

Vasco da Gama enfrenta adversário local na terceira fase e se preocupa

Campeão da Taça Rio, o Vasco enfrenta um velho conhecido na Copa do Brasil: o Boavista (equipe de Saquarema, no Rio de Janeiro). Apesar de não ter conseguido fazer uma boa campanha no Campeonato Carioca, o Boavista empatou em 2 a 2 com o Vasco na partida que fizeram nesta temporada, pela Taça Guanabara, e é uma equipe local, que conhece bem o adversário. Além disso, a equipe cruz-maltina chega para a importante partida abalada pela derrota na estreia da Série B, diante do Operário Ferroviário, em pleno São Januário. São dias difíceis para os torcedores cruz-maltinos, que certamente temem a eliminação precoce na Copa do Brasil, que também é uma ótima fonte de renda para os clubes. Do outro lado, em preparação para a Série D, o Boavista espera surpreender o rival local para ficar com o prêmio da classificação. No entanto, ainda que consiga dificultar a partida, o Boavista não deve conseguir eliminar o Vasco da Gama, que possui elenco superior e aposta todas as suas fichas na competição de mata-mata.

banner bônus de boas vindas com a embaixadora do Betmotion, a atacante Cristiane

Deixe um comentário