Atlético Mineiro busca terceira vitória consecutiva para seguir no topo da tabela de classificação com larga vantagem
Na última quarta-feira (13) o líder do Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro, recebeu o Santos no Mineirão com desfalques importantes, principalmente em razão das convocações para a data FIFA. Sem nomes como Hulk e Guilherme Arana, e com Nacho Fernández no banco de reservas para preservação em razão do desgaste, o time de Cuca teve dificuldade diante do Peixe, que luta contra o rebaixamento, e chegou a sair atrás no placar, mas mostrou força para buscar a virada. O jovem Calebe foi uma grata surpresa na partida. O meia de 21 anos, contratado em definitivo junto ao São Paulo ainda neste ano, sofreu os dois pênaltis cobrados e convertidos pelo experiente e decisivo Nacho Fernández, que entrou no segundo tempo para ajudar o Galo a vencer o Santos de virada. Com o resultado, o time Alvinegro de Minas Gerais se manteve na liderança do Brasileirão com 11 pontos de vantagem para o vice-líder, Flamengo, que pode diminuir alguns pontos desta diferença por ter duas partidas a menos e por ainda fazer o confronto direto (líder e vice), pela 29ª rodada, que está marcada para acontecer no fim deste mês, logo após a partida de volta das semifinais da Copa do Brasil, competição na qual ambos estão classificados. A vitória árdua sobre o Santos também aumentou para 17 o número de jogos consecutivos do Atlético Mineiro sem perder, levando em consideração todas as competições. Considerando exclusivamente o Campeonato Brasileiro, são 18 rodadas de invencibilidade, com 14 vitórias e apenas 4 empates. Neste domingo (17), às 18:15 (no horário de Brasília), pela 27ª rodada do Brasileirão, o Atlético Mineiro visita o Atlético Goianiense no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, com a expectativa de alcançar a terceira vitória consecutiva e seguir a passos largos na busca pelo título da Série A do Campeonato Brasileiro, o qual o Galo só conquistou uma vez, há 50 anos (em 1971). O Atlético Goianiense faz boa campanha e quer somar pontos para se manter na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana, mas perdeu 3 das últimas 6 partidas que disputou, tendo vencido apenas uma das últimas 9 rodadas disputadas, e dificilmente vai conseguir segurar o embalo do líder, que já vai poder contar com o retorno de praticamente todo o elenco. O confronto vai ser transmitido pelo SporTV, na TV fechada.
Embalado e motivado, Flamengo joga em casa contra o Cuiabá, que sonha em se aproximar do G-6
Que o Flamengo, atual Bicampeão Brasileiro, luta para erguer mais um título nacional mesmo estando bem atrás do atual líder, Atlético Mineiro, ninguém pode duvidar, mas muitos duvidariam que o Cuiabá está querendo uma vaga no G-6 para ter a chance de, pela primeira vez em sua história, participar de uma Copa Libertadores da América. Na verdade, até mesmo por ser um clube bastante jovem, fundado no início deste século (em 2001), o Cuiabá já alcançaria um feito inédito pelo simples fato de permanecer na Série A por mais um ano, mas o clube está lutando por muito mais do que isso. Primeiro time mato-grossense campeão da Copa Verde, título alcançado em 2015, o Cuiabá chegou a disputar a Copa Sul-Americana em 2016, mas acabou eliminado logo na primeira fase pela Chapecoense, que se sagrou campeão após um acordo com o Atlético Nacional (o clube colombiano concordou em deixar o título com a equipe catarinense após a tragédia ocorrido antes da final). Neste momento, ocupando a 9ª posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá está garantindo vaga na próxima Copa Sul-Americana e tem boas chances de lutar por um lugar na próxima Libertadores, tendo em vista que o G-6 pode se tornar até G-9 neste ano (levando em consideração que apenas times brasileiros estão na luta pelos títulos da Copa Sul-Americana, da Libertadores e da Copa do Brasil, competições que dão lugar na próxima Libertadores aos campeões – e todos eles lutam na parte mais alta da tabela de classificação do Brasileirão). Vale destacar que o Cuiabá perdeu apenas uma das últimas 10 rodadas que disputou, tendo empatado 5 e vencido 4. Não há dúvidas, portanto, de que o Cuiabá vai engrossar o caldo diante do Flamengo na partida que acontece às 20:30 (no horário de Brasília) deste domingo (17), no Maracanã, válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro e com transmissão do SporTV. No entanto, não se pode perder de vista que o Flamengo vem embalado e motivado por duas vitórias consecutivas, diante de Fortaleza e Juventude, mesmo sem contar com os jogadores que foram convocados para defender suas seleções na data FIFA. Agora, com a volta de nomes como Gabriel Barbosa, Éverton Ribeiro e De Arrascaeta, a expectativa é de que consiga voltar a somar 3 pontos para seguir na caça ao líder e na busca pelo Tricampeonato Brasileiro.
Outros jogos da rodada:
A 27ª rodada do Brasileirão começa neste sábado (16), com duas partidas: às 19 horas a Chapecoense (lanterna da competição com 15 pontos de distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento) recebe o Fortaleza (3º colocado com 2 pontos de vantagem para o primeiro time fora do G-4) na Arena Condá, em Santa Catarina; e às 21 horas o América Mineiro recebe o Bahia na Arena Independência em um confronto direto na luta contra o rebaixamento (apesar de ocupar a 12ª posição, o América tem apenas 4 pontos de vantagem para o Bahia, que é o primeiro time no Z-4). No domingo (17), às 16 horas, a Globo transmite, para diferentes localidades, as partidas entre Palmeiras e Internacional, no Allianz Parque, e entre Athletico Paranaense e Fluminense, na Arena da Baixada. O primeiro jogo envolve o confronto direto de Palmeiras e Inter por um lugar no G-6 e, possivelmente, no G-4 do Brasileirão. Athletico e Fluminense, por outro lado, estão separados por apenas 1 ponto na tabela de classificação e buscam a vitória para se aproximarem do G-6.
Às 18:15 (de Brasília), além de Atlético-GO x Atlético-MG, acontecem outros dois jogos: o Ceará (14º) recebe o Red Bull Bragantino (4º) na Arena Castelão; e o Grêmio (19º) precisa vencer o Juventude (15º) em casa para ficar um pouco mais próximo de deixar a zona de rebaixamento.
Às 20:30 (de Brasília), além da partida do Flamengo com o Cuiabá, acontece o confronto entre Sport e Santos, na Ilha do Retiro. Separados por 2 pontos na tabela, Sport e Santos duelam para se distanciar da zona de rebaixamento (o Santos é o primeiro fora do Z-4 e o Sport ocupa a 18ª posição da tabela).