A Premier League pode deixar a Seleção sem nove dos 25 convocados para os três jogos de setembro pelas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa de 2022.
A liga anunciou nesta terça-feira (24) que os clubes ingleses decidiram por unanimidade não liberar a viagem de jogadores que disputam o seu campeonato para jogos por seleções em países que constem na chamada “lista vermelha” do Reino Unido no que tange ao maior risco de contaminação pela Covid-19. É o caso do Brasil.
Portanto, se nada mudar, para os jogos contra Chile (fora de casa), Argentina e Peru (no Brasil) o técnico Tite não poderá contar com os goleiros Alisson (do Liverpool) e Ederson (Manchester City), o zagueiro Thiago Silva (Chelsea), os meio-campistas Fabinho (Liverpool) e Fred (Manchester United), além dos atacantes Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton) e Raphinha (Leeds).
A regra afetará na próxima Data Fifa um total de 60 jogadores, de 19 times ingleses, com viagens previstas a 26 dos 60 países que fazem parte da lista vermelha do Reino Unido.
Todos os 25 convocados de Tite (com asterisco, aqueles que estariam vetados pela Premier League):
Goleiros: Alisson (Liverpool)*, Ederson (Manchester City)* e Weverton (Palmeiras);
Zagueiros: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea)*, Éder Militão (Real Madrid) e Lucas Veríssimo (Benfica);
Laterais: Daniel Alves (São Paulo)Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Guilherme Arana (Atlético-MG);
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool)*, Fred (Manchester United)*, Bruno Guimarães (Lyon), Claudinho (ex-Red Bull Bragantino e agora atleta do Zenit), Éverton Ribeiro (Flamengo) e Lucas Paquetá (Lyon);
Atacantes: Neymar (PSG), Firmino (Liverpool)*, Gabriel Jesus (Manchester City)*, Richarlison (Everton)*, Gabigol (Flamengo), Matheus Cunha (Hertha Berlin) e Raphinha (Leeds)*.
Premier League clubs have today reluctantly but unanimously decided not to release players for international matches played in red-list countries next month
Full statement: https://t.co/JBl6FuzUNC pic.twitter.com/EJiZaODub1
— Premier League (@premierleague) August 24, 2021
Os jogos da Seleção:
- 2 de setembro (uma quinta-feira), às 22h: Chile x Brasil – Monumental de Santiago;
- 5 de setembro (domingo), às 16h: Brasil x Argentina – Neo Química Arena;
- 9 de setembro (quinta), às 21h30: Brasil x Peru – Arena Pernambuco.
A Seleção Brasileira lidera as Eliminatórias sul-americanas à Copa do Mundo Catar 2022, com 100% de aproveitamento. Foram seis vitórias em seis jogos, o que dá ao Brasil 18 pontos na classificação, contra 12 da segunda colocada, a Argentina de Messi.
Também LaLiga
Também LaLiga anuncia que apoiará a decisão dos clubes espanhóis de não liberarem os seus jogadores para a classificatória da Conmebol ao Mundial, que, assim, tem a sua realização bastante ameaçada.
Do Brasil, são mais dois jogadores impedidos de viajar: Militão e Casemiro, ambos do Real Madrid. Matheus Cunha, do Hertha Berlin, pode ser outro, uma vez que está próximo de se transferir ao espanhol Atlético de Madrid.
Nota informativa.
LaLiga apoyará en todos los ámbitos la decisión de los clubes españoles de no liberar a sus jugadores internacionales para la convocatoria de CONMEBOL y realizará acciones legales pertinentes contra esta decisión que afecta a la integridad de la competición.
— LALIGA (@LaLiga) August 24, 2021
Leia também:
Libertadores 2022 tem final antecipada devido à Copa do Catar
Libertadores: Palmeiras x Galo no SBT e Flamengo na FOX
VAR estraga o futebol quando se mete onde não deveria
Como fazer uma boa estratégia para apostas combinadas