Leicester City e Manchester United duelam diretamente por uma vaga na Próxima Liga dos Campeões
Os jogos da última (38ª) rodada da Premier League acontecem todos ao mesmo tempo, neste domingo (26), ao meio dia (12h). Entre eles está uma verdadeira decisão entre Leicester City e Manchester United, no King Power Stadium. O Leicester City caiu para a 5ª colocação na última rodada, após derrota fora de casa por 3-0 diante do Tottenham, e está 1 ponto atrás de Manchester United (4º) e Chelsea (3º) na Premier League. É por isso que, para a equipe comandada pelo norte-irlandês Brendan Rodgers, só a vitória interessa nesta partida, diante dos Red Devils. O empate não serve para o time da casa, pois seguiria 1 ponto atrás do Manchester e dependeria de uma derrota do Chelsea na rodada para se classificar. Portanto, o Leicester City certamente vai tentar impor seu ritmo de jogo em casa, controlando mais a posse de bola e as chegadas ao campo adversário. No entanto, a equipe não contará com duas peças importantes: o lateral-esquerdo Ben Chillwell e o meia James Maddison. Portanto, o artilheiro isolado da Premier League, Jamie Vardy, deve comandar as ações ofensivas, contando com o apoio de sempre do espanhol Ayoze Pérez para furar as linhas de marcação do adversário, mas a missão não será fácil. O Manchester United tem time completo à disposição de Ole Solskjaer, que certamente não abdicará do trio de ataque formado por Mason Greenwood, Marcus Rashford e Anthony Martial. Portanto, o técnico deve ir a campo no 4-3-3 que tem utilizado desde a volta da competição, com De Gea no gol; Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Luke Shaw na defesa; e Matic, Pogba e Bruno Fernandes no meio de campo. Mesmo jogando fora de casa, o Manchester United deve apostar em uma marcação alta para sufocar o adversário e ter chance de abrir o placar no primeiro tempo. Caso o empate permaneça até o segundo tempo, a equipe visitante certamente se preocupará mais em não sofrer gols, apostando nos contra-ataques, uma vez que o Leicester teria de se expor em busca da vitória. Esta partida será transmitida ao vivo (às 12h) pela ESPN.
Wolverhampton pode ser a pedra no sapato do Chelsea?
Nesta última rodada, neste domingo (26), ao meio dia, o Chelsea recebe o Wolverhampton no Stamford Bridge, com transmissão da DAZN, e ambas as equipes precisam somar pontos para confirmar seus objetivos. No caso dos Blues, que jogam em casa, a situação é um pouco mais confortável: o empate já é suficiente para garantir a equipe na próxima edição da Liga dos Campeões. Assim, o Chelsea alcançaria os 64 pontos e colocaria a responsabilidade na partida entre Leicester City (62 pontos) Manchester United (63 pontos). Para a equipe visitante, no entanto, o empate diante do Chelsea não seria um bom resultado. Na 6ª colocação na tabela (que leva à fase qualificatória da Liga Europa), o empate aumenta a distância do Wolverhampton, para o Tottenham (7º), de 1 para 2 pontos. Neste caso, uma vitória do Tottenham na rodada seria suficiente para a equipe londrina ficar com a 6ª colocação e última vaga à competições europeias. E, mesmo jogando fora de casa, o Tottenham tem tudo para vencer o Crystal Palace (14º colocado), que já não tem qualquer pretensão na competição. Sabendo disso, o português Nuno Espírito Santo, comandante dos Wolves, deve ir em busca da vitória diante do Chelsea nesta última rodada. Mas o time da casa é favorito a vencer e tem o retrospecto a seu favor: no primeiro turno, mesmo na casa do Wolverhampton, o Chelsea venceu por 5 a 2.
Tottenham ainda sonha com a Liga Europa.
Ainda com chances de alcançar a 6ª colocação nesta última rodada da Premier League e garantir um lugar na próxima Liga Europa, o Tottenham visita o Crystal Palace no Selhurst Pak pensando em nada além da vitória. Mesmo sem mais pretensões na competição, a equipe da casa deve fazer algum esforço não só pelo profissionalismo, mas também por se tratar da chance de complicar um rival local. Só que a equipe visitante, comandada por José Mourinho, vem embalada por uma sequência de 4 vitórias consecutivas e deve estar motivada a vencer mais uma para não ter de ficar fora de competições europeias na próxima temporada. Mas o Tottenham ainda dependerá de pelo menos um empate do Wolverhampton para ficar na 6ª colocação. Seja como for, vale mencionar que o 7º colocado ainda terá uma pequena chance de disputar a Liga Europa: isso pode acontecer se o Chelsea vencer o Arsenal na final da FA Cup, que acontece no dia 1º de agosto.
Aston Villa e Watford lutam pela permanência: um deles será rebaixado.
Com 34 pontos cada, Aston Villa e Watford correm sérios riscos de rebaixamento nesta última rodada de Premier League. Atualmente, como o confronto direto está com uma vitória para cada lado, o critério de desempate está sendo no saldo de gols: Aston Villa (17º e fora da zona do rebaixamento) tem 26 de saldo negativo, contra 27 do Watford (18º e na zona de rebaixamento). Para estas equipes, além de qualquer ponto ser crucial, os gols marcados e sofridos também podem fazer a diferença, pois ambas têm jogos difíceis e fora de casa neste domingo: o Aston Villa enfrenta o West Ham (15º), enquanto o Watford visita o Arsenal (10º). Aquele que somar menos pontos ou ficar com o pior saldo se junta a Bournemouth (19º) e Norwich City e vai disputar a EFL Championship na próxima temporada.