Kylian Mbappé, estrela do PSG, diz que quer sair e Real Madrid, Chelsea e Barcelona são alguns possíveis destinos para o craque francês.
A primeira temporada de Kylian Mbappé depois de assinar a renovação de contrato com o PSG parecia estar indo conforme o planejado com a equipe líder da Ligue 1 e de seu grupo da Liga dos Campeões, mas de acordo com várias fontes, o atacante francês não está feliz e agora diz que quer sair do clube.
Não será fácil, mas…
Embora seja preciso muito para tirar Mbappé de Paris, a história mostrou que os contratos não significam muito se dinheiro suficiente for colocado na frente dos dirigentes. Os acordos de longo prazo são mais para proteger o valor do jogador caso ocorra uma transferência, mas não muito para garantir que um jogador vai ficar.
E, é claro, a saga se ele vai ou não vai é já é longa e cansativa para o clube de Paris. Isso porque na última janela de transferências de verão, Mbappé teria um acordo verbal com o Real Madrid antes de finalmente reverter seu curso e decidir ficar com o PSG para tentar ganhar a Liga dos Campeões com um clube de sua cidade natal, Paris.
Notícias como essa colocam o mundo do futebol em alerta, não é todo dia que uma superestrela global pode se tornar disponível no mercado. Aos 23 anos e já tendo vencido a Copa do Mundo e cinco títulos da Ligue 1, Mbappé pode imediatamente levar um time a ser candidato à Liga dos Campeões. O desempenho do jovem francês é incrível com o PSG, olhando para o impacto que Erling Haaland está tendo no Manchester City, o de Mbappé pode ser comparado.
Devido ao seu desempenho com o PSG na atual temporada apesar de todas as notícias negativas, a especulada saída do jogador, caso seja confirmada, terá valores incrivelmente altos.
Continuidade no PSG
O favorito esmagador para continuar contando com os serviços de Mbappé deve ser o PSG. No meio de toda polêmica criada enquanto o PSG lidera a Ligue 1 apenas por um ponto devido a um impressionante início de temporada do Lorient, essa ainda é uma equipe invicta em todas as competições.
No clube o jogador está rodeado por Lionel Messi e Neymar, o PSG oferece o talento que Mbappé precisa para ganhar um título da Liga dos Campeões, mesmo que sua estrela não brilhe mais sozinha a cada vitória devido ao nível dos jogadores ao seu redor.
É difícil determinar exatamente o que craque francês quer, mas ele recentemente pareceu reclamar que o clube está jogando com um sistema diferente daquele que ele usa na França, onde joga ao lado de um atacante tradicional. O clube francês também flertou com a saída de Neymar na última janela de transferências, embora pareça que quaisquer problemas entre os dois jogadores tenham sido amplamente resolvidos, digamos que é possível que Mbappé tenha simplesmente decidido que a seu desempenho e destaque não vai ser como gostaria devido à presença do camisa 10 da Seleção Brasileira.
Seja um cenário tático ou alguma outra forma de tensão escondida, parece que, de longe, a situação mais provável é que Mbappé está pressionando por mudanças no PSG e que ele pode conseguir o que quer.
Real Madrid merece atenção
Apenas alguns meses atrás, o Real Madrid foi a parte abandonada quando Mbappé os rejeitou para assinar seu atual contrato de três anos com o PSG depois de concordar verbalmente em se juntar aos merengues. A oferta da última janela para Mbappé deixou o clube francês furioso com Madrid.
Depois que o jogador voltou ao PSG, a La Liga ameaçou processar o time francês, apenas aumentando ainda mais a guerra de palavras. Portanto, parece improvável que essas duas equipes voltem a fazer negócios. Mas, com dinheiro suficiente, tudo é possível, e se há uma coisa que Madrid tem, é dinheiro.
Juntar-se ao seu companheiro de seleção Karim Benzema poderia ser do interesse de Mbappé, enquanto ele certamente poderia ajudar muito o time que já vem conquistando tudo. A união do craque francês com Vinicíus Júnior e Benzema faria do Real o favorito para manter o título da Liga dos Campeões.
O Real Madrid é um dos poucos times do mundo que tem dinheiro e jogadores para se tornar uma solução atraente para o jogador. Eles também ganharam a inimizade do PSG, que precisaria concordar com qualquer acordo, mas é uma transferência possível.
Na Premier League
O Chelsea agora possui um proprietário americano que adora contratações chamativas. Desde que comprou o Chelsea na primavera passada, Todd Boehly colocou o clube na conversa para contratar a maioria das estrelas do mundo, flertando com a contratação de Cristiano Ronaldo, comprando Raheem Sterling e Pierre-Emerick Aubameyang, enquanto contratava Kalidou Koulibaly, Wesley Fofana e Marc Cucurella para a defesa.
É fácil ver como Boehly ficaria encantado com o talento de Mbappé. Boehly certamente faria uma força imensa para contratar o jogador francês, pois uma jogada como essa poderia tornar o Chelsea um candidato ao título da Premier League. Além disso, tendo vencido a Liga dos Campeões em 2021, o Chelsea é outro time que pode oferecer um histórico de atingir o nível que Mbappé exige.
O improvável interesse Catalão
O Barcelona não pode ser descartado, apesar de sua complexa situação financeira. Apesar de parecer não ter dinheiro para gastar no início deste ano, após uma série de mecanismos financeiros usados, eles construíram uma equipe de estrelas liderada por Robert Lewandowski.
Quanto dinheiro eles tem parece ser muito menos importante do que quanto dinheiro eles querem gastar. Utilizando seus processos, o Barcelona mostrou uma capacidade de obter os jogadores que deseja com facilidade, ao mesmo tempo em que tenta encontrar compradores para os jogadores que quer descartar, para que possam registrar novas contratações e entrar no teto salarial da La Liga.
Seria do interesse do Barcelona fazer uma investida por Mbappé, mesmo que seja apenas para que ele não acabe no Real Madrid. O Barcelona não tem escassez de atacantes disponíveis, mas trazer um jogador do nível do francês poderia causar o impacto que o clube precisa para voltar a ficar entre os principais clubes da Europa.
Incerteza
Diante de tudo que é falado, tanto Kylian Mbappé quanto PSG estão desgastados. A relação do jogador com o clube já não parece conseguir se sustentar por muito tempo, sua relação com os companheiros de equipe também não parece ser das melhores, muito por conta da sua insatisfação já demonstrada claramente dentro de campo inclusive. Possivelmente temos aqui uma das maiores “novelas” do futebol mundial e da próxima janela de transferências, nos resta aguardar para saber o futuro de um dos melhores jogadores da atualidade.