Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo vence bem o Corinthians e leva vantagem para a volta

Flamengo vence bem o Corinthians e leva vantagem para a volta  

Flamengo se impõe em Itaquera, vence o Corinthians por 2 a 0 e leva grande vantagem para a volta da Libertadores no Maracanã. Duelo foi disputado na noite desta terça-feira (2), na Neo Química Arena, válido pelas quartas de final.

neo quimica arena estadio do sport club corinthians paulista em itaquera sp
Neo Química Arena, a moderna casa do Sport Club Corinthians Paulista, em Itaquera, recebeu o primeiro duelo das quartas de final da Libertadores 2022 (Divulgação/SC Corinthians Paulista)

Com amplo domínio flamenguista, o Timão foi derrotado em casa e agora tem a difícil missão de reverter um placar de dois gols de desvantagem num Maracanã lotado e contra um Flamengo cada vez mais sólido. 

O jogo

No início da partida houve equilíbrio entre as equipes, o Corinthians empurrado pela sua torcida iniciou a partida pressionando o clube carioca e logo aos três minutos Gustavo Mosquito levou perigo com chute forte que parou na boa defesa do goleiro Santos, o rubro-negro mesmo pressionado mantinha sua solidez e diante da pressão corintiana mostrava paciência. Após o momento inicial da pressão alvinegra, os cariocas começaram a trocar mais passes e consequentemente aumentar a posse de bola, deixando clara a diferença técnica entre as equipes.

Arrascaeta abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo com um lindo chute no ângulo do goleiro Cássio, o gol em si gerou polêmica pois a bola bateu no braço de João Gomes antes da conclusão do meia Uruguaio, mas foi validado pelo árbitro Patrício Loustau (ARG), conforme diz nova regra. 

Era esperado com a desvantagem no placar que o clube paulista fosse para cima diante da sua torcida, mas o Flamengo foi ainda melhor no segundo tempo e bem organizado manteve sua superioridade. Logo aos 5 minutos da segunda etapa Gabigol deixou a sua marca encerrando um jejum de seis jogos sem gols com um chute preciso depois de uma linda jogada de Rodinei pela direita.
Com uma grande vantagem já construída para o jogo de volta, o Flamengo ditou o ritmo da partida com ampla superioridade, o Corinthians por sua vez pouco conseguiu fazer diante do seu adversário, tentou algumas finalizações e jogadas com Roger Guedes, mas sem articulação e precisão não incomodou.

As torcidas

O Timão contou com um apoio massivo de sua torcida, fato que não é surpresa para quem conhece o bando de loucos. Foram 45.159 pagantes e uma renda bruta recorde de R$5.386.291,50 milhões na Neo Química Arena.

Fazendo uma linda festa, os torcedores tentaram empurrar o time paulista cantando durante quase toda a partida, mas com uma certa dose de angústia, os cantos não pareciam tão altos pois viam seu time não corresponder durante o jogo, mas mesmo insatisfeita não vaiou e seguiu apoiando a equipe.  

A torcida do Flamengo lotou seu setor com 4 mil ingressos disponibilizados e acompanhou de perto o triunfo do Rubro-Negro, esteve presente a todo momento no jogo e chegou a ensaiar um grito de “olé” pouco antes do fim.

Os torcedores cariocas tinham motivos para estarem animados durante todo o jogo. Ao final da partida ainda receberam a surpresa de alguns jogadores que jogaram suas camisas para presentear os que estavam presentes.

Polêmica do jogo

A polêmica dessa partida ficou por parte do gol marcado por Giorgian De Arrascaeta após a bola tocar no braço de João Gomes. Com uma nova determinação que vale desde junho de 2021, caso ocorra um toque na mão do jogador de caráter acidental e esse toque acidental gere uma assistência que venha a ser gol, o lance será legal. 

As orientações da International Board estabelecem que a mão na bola só é considerada nas situações: 

– Se o jogador tocar a bola deliberadamente com mão ou braço, movendo a mão ou o braço em direção a bola;

– Tocar a bola com a mão ou com o braço quando a mão ou o braço estiver em posição antinatural e com isso ampliando o espaço do corpo. Por ter a mão ou braço em tal posição, o jogador corre o risco da mão ou braço ser atingido pela bola e ser penalizado;

– Fazer um gol na equipe adversária, imediatamente após a bola tocar na sua mão ou braço mesmo que acidentalmente. 

Durante a partida, o árbitro argentino Patrício Loustau  assinalou o gol que logo foi confirmado pelo VAR comandado por Germán Delfino. 

Desfalques corintianos

Alguns dos principais jogadores do Corinthians na temporada foram desfalques nesta partida. Paulinho e Renato Augusto já eram desfalques certos do clube, Paulinho por estar se recuperando de uma cirurgia realizada no joelho esquerdo e Renato Augusto ainda segue em processo de transição física após desconforto na panturrilha. William era aguardado nessa partida, mas o atleta foi vetado pelo departamento médico horas antes do jogo por conta de dores musculares. 

Maycon, importante no esquema tático do clube, não foi um desfalque, mas deixou o campo cedo na partida por conta de lesão após dividida com Thiago Maia.

Solidez flamenguista

O Rubro-Negro carioca teve uma atuação muito sólida e eficiente diante do seu adversário. Sabendo lidar com a pressão imposta no início do jogo e ganhando superioridade com o tempo, chegou ao gol e manteve a consistência durante toda a partida, se mantendo firme mesmo após o segundo, não recuando e mostrando toda a qualidade técnica do elenco.

Arrascaeta foi destaque com o gol e na criação de jogadas o uruguaio segue em boa fase, mas não sozinho. Toda a equipe funcionou bem durante a partida em seus setores, dando ainda mais confiança para a torcida e para o técnico Dorival.

“Eu acho que temos que ter consciência de que fizemos uma grande partida. Partida importante, madura. Dentro do que treinamos, a equipe respondeu. Você valoriza a posse de bola, sem perder a agressividade. Quando os três jogadores de frente estão agressivos no combate, a equipe sofre muito menos na defesa. A equipe encontrou uma forma de jogar e está confortável”. Disse o técnico.

Flamengo e Corinthians se enfrentam para a decisão da vaga na próxima terça-feira (9) no Maracanã às 21h30. 

Deixe um comentário