A equipe paulista já é considerada por muitos o campeão Brasileiro de 2022 e seu desempenho na temporada mostra os motivos.
O clube ocupa a ponta da tabela e não é de hoje, não é só nessa temporada, o trabalho realizado sempre coloca o time no topo do Brasileirão, vencendo o título ou não. Atualmente o time vem ainda melhor e as chances de perder o título desse ano são quase nulas.
Dominância palmeirense
Atualmente o clube domina o cenário de pontos corridos do futebol brasileiro, não há como pensar em outro time que pode ser mais regular que o Palmeiras na disputa pelo título. Seus rivais como o Flamengo, que vem sendo o grande rival nas últimas temporadas, não conseguem manter tanta regularidade nos pontos corridos.
O Palmeiras domina o cenário nacional e é inegável. Em competições como a Libertadores da América e a Copa do Brasil o jogo é diferente, são confrontos decisivos de muita intensidade e importância para os clubes. Diante de jogos como esses a entrega é diferente, o clima é diferente e isso importa muito. Ainda assim, nas fases finais, certamente não é preciso muito para acreditar que o Palmeiras vai estar lá.
O Brasileirão é verde
No Campeonato Brasileiro os jogos tendem a ter menos intensidade, muitos jogos são “abandonados” pelos clubes para jogar outras competições consideradas “mais importantes” como a Libertadores e a Copa do Brasil, muito pelo interesse financeiro.
Mas para um time como o Palmeiras isso não é necessário. O time possui um elenco completo, não podemos dizer que tem estrelas como o do Flamengo, por exemplo, mas parece não sentir falta de nenhum jogador, não parece ter diferença entre titulares e reservas.
Muito se deve ao seu sistema de jogo, claro. Vemos o Palmeiras jogar no Brasileirão e a sensação que fica é de uma solidez que impressiona. As partidas são sempre muito equilibradas, quase sempre a favor do Palmeiras. Mesmo fora de casa é difícil dizer que o resultado não vai ser positivo para a equipe, dada a consistência apresentada durante todo o campeonato.
Abel Ferreira
Recentemente a revista inglesa FourFourTwo divulgou a lista dos 50 melhores treinadores do mundo, Abel ocupou a 26ª colocação. A colocação do treinador expõe o que ele e o time possuem de melhor, seus resultados.
Para efeito de comparação, o técnico Tite ficou na 32ª posição na lista. Para fazer o ranking, a revista leva em consideração a capacidade de cada um e o quanto suas equipes conseguiram fazer nos últimos 12 meses, com todos os recursos disponíveis dentro da realidade dos clubes sendo levados em consideração.
Somente em outubro, a equipe comandada por Abel disputou quatro partidas. Nesses jogos, somou duas vitórias e dois empates, marcando oito gols e sofrendo apenas dois. Na atual temporada o time já conquistou dois títulos, o Paulistão e a Recopa Sul-Americana.
Para melhorar as coisas para Abel, certamente podemos dizer que o Palmeiras vai conquistar o título de campeão brasileiro de 2022.
O maior da história
Fazer esse tipo de análise não é fácil e por vezes pode ser até injusta, mas aparentemente não há mais o que discutir. Abel Ferreira será o maior técnico da história palmeirense.
O português pareceu entender a alma desse clube. Absorveu o Palmeiras de uma forma que é difícil desvincular a imagem do clube com a do técnico. Hoje ambos parecem sinônimos, algo que não é comum. A identidade de Abel é Palmeiras e a do Palmeiras é Abel.
Tudo isso fica claro no jogo, a equipe entra em campo com a filosofia muito bem clara, a busca por resultado, a gana pela vitória. Esse é, certamente, um dos períodos de maior glória na história alviverde e a torcida só tem que desfrutar de todo esse momento. E em todas as matérias futuras vai estar lá, “Palmeiras de Abel Ferreira” é campeão.
Título brasileiro de 2022
Seja em casa, no bar, nas redações e nas redes sociais, em todo lugar. É uma unanimidade, o Palmeiras é o campeão brasileiro de 2022. Dizer o contrário parece um crime.
Contudo, ainda não está decidido, o time ainda vai precisar de alguns resultados para confirmar a certeza de todos. Para muitos, a briga dos demais está somente do segundo colocado para baixo.
Internacional, Flamengo, Corinthians e Fluminense são os times que brigam pela melhor colocação na ponta da tabela. Diante dos fatos, o que se apresenta em 2022 é uma disputa paralela. Alguns pela vaga direta na Libertadores, outros só por uma melhor colocação no final do campeonato, como é o caso do Flamengo que foi campeão da Copa do Brasil.
A equipe vai tranquila para essa reta final, precisa de pouco, mas muito pouco diante do que fez para conquistar o título. Caso não venha, se o Palmeiras conseguir não ganhar mais esse título, teremos uma das maiores surpresas da história do futebol brasileiro.
A espera terá um fim
O Palmeiras está a poucas rodadas de confirmar mais um título. Após sair da Libertadores e da Copa do Brasil, o time, que já vinha em vantagem no Brasileirão, pôde concentrar seus esforços na reta final para o título.
Para a torcida palmeirense, é claro, o cenário perfeito seria estar na disputa das três competições. A Libertadores, é claro, era a mais cobiçada. Vencer a competição daria ao Palmeiras a possibilidade de disputar o título que não tem, um título muito cobiçado pela torcida e pelo clube, algo que está nos ambiciosos planos de todos que vestem a camisa do Palmeiras, conquistar o título mundial.
A conquista traria um novo status ao clube, confirmaria ainda mais a solidez e a consistência de resultados desse que é um dos maiores times da história do futebol brasileiro. Escrever mais um capítulo de sucesso dessa história poderia fechar um ciclo quase inimaginável para o time palmeirense.
Agora o time está com apenas um foco, só uma coisa interessa para coroar mais um ano de bom trabalho do clube, a curta espera do torcedor terá um fim em breve, até mesmo antes do fim do campeonato, poderemos ver a torcida palmeirense soltar o grito de “É campeão”.