Os clubes italianos são alguns dos mais vitoriosos do mundo, a história é repleta de grandes títulos e jogadores lendários que fizeram do futebol italiano um dos maiores e mais respeitados do planeta. Mas nos últimos anos a Itália passou por uma crise, onde não conseguiu se estabelecer e teve poucos resultados de expressão, ou até mesmo nenhum, diante da grandiosidade dos Italianos em sua rica história.
No todo, o futebol italiano sofreu com um grave declínio nos últimos anos. As últimas grandes participações de um clube italiano na Liga dos Campeões, principal competição de clubes na Europa, ficaram por conta da Juventus e aconteceram na temporada de 2014/15, onde a equipe perdeu para o Barcelona e na temporada 2016/17, onde perdeu o título para o Real Madrid.
Desde 2006, após o título da Copa do Mundo dos italianos, o futebol no país parece ter ficado para trás dos demais. O último título da Liga dos Campeões de um clube italiano é da Internazionale em 2010, portanto, já faz muito tempo que uma conquista expressiva de um italiano não acontece na Europa. E o Milan, um dos clubes de maior expressão da Itália, conquistou a sua última Champions League em 2007, seu último da grande sala de troféus de 7 títulos conquistados.
Ficou para trás
A impressão que se passa é de que o futebol moderno deixou a Itália para trás. A queda de rendimento dos resultados dos grandes e históricos clubes italianos é fruto de má gestão, de más decisões e grandes dívidas de uma liga que ficou refém da sua tradição na nova era midiática do futebol.
Os proprietários são grandes responsáveis pelo momento que o futebol italiano passou, e ainda passa, pois não chegaram à um consenso sobre como os clubes deveriam seguir e continuaram com as velhas ideias e seus estádios ultrapassados, enquanto o resto da Europa investiu alto e conseguiu um grande retorno, tanto esportivo quanto financeiro.
A histórica Série A ainda tem muito o que vender, possui grandes times como Milan, Juventus e Internazionale, além de clubes badalados no momento como o Napoli que vem dominando o futebol italiano nesta temporada e precisa aproveitar esse momento para se reerguer.
Problemas para resolver
O futebol italiano ainda tem muitos problemas para serem resolvidos em sua estrutura de base e isso ficou claro na partida entre Milan e Napoli pela Liga dos Campeões na última quarta-feira. A Itália parece ter esquecido como produzir grandes jogadores, pois nessa partida de quartas de final entre dois dos melhores clubes italianos do momento, apenas quatro italianos começaram o jogo.
Diante desses problemas escancarados há a preocupação de que o renascimento de clubes como o Milan e Napoli, que precisam de uma mudança estrutural real e não apenas aproveitar um bom momento. Isso é importante para a Série A, pois diante de tais problemas e tal atraso, precisa se recuperar frente diante das ligas mais fortes do momento, como a Premier League, La Liga e Bundesliga.
Recuperação na Liga dos Campeões
Nesta temporada os clubes italianos recuperaram a atenção do mundo e podemos de fato ter um campeão Europeu na Itália em 2023. Pela Liga dos Campeões, conforme já mencionado, Milan e Napoli disputam uma vaga nas semifinais, já a Internazionale conquistou um grande resultado em Portugal sobre o Benfica na última terça e está com sua classificação encaminhada.
No confronto entre Italianos, o Milan conquistou a vitória por 1 a 0 em casa e vai em busca de um grande resultado contra o melhor time da Itália no momento, o Napoli. E a certeza é de que teremos um grande jogo de volta entre as equipes rumo a um grande resultado não só para o clube individualmente, mas também para todo futebol do país.
Liga Europa com possibilidades
Juventus e Roma estão nas quartas de final da Liga Europa e podem ser outras gratas surpresas para o futebol do país. A Juve encara o Sporting e venceu a primeira partida em casa por 1 a 0, já a Roma enfrenta o Feyenoord em casa no segundo jogo e na primeira partida perdeu por 1 a 0 na Holanda.
Com dois clubes em disputa, há também uma forte presença da Itália na segunda maior competição da Europa, resultado de grande importância para o futebol do país nessa temporada.
A Juventus é uma das equipes favoritas para vencer a competição e chega forte para ir em busca do título apesar da crise que viveu nesta temporada, onde chegou a perder 15 pontos por irregularidades financeiras no clube. E esse título pode vir a ser uma grata surpresa na temporada da Velha Senhora.
Napoli dominante
No Campeonato Italiano o Napoli é absoluto, o clube ocupa a ponta da tabela desde o início do campeonato e joga o melhor futebol do país. O título italiano parece estar certo e a expectativa é de que seja confirmado muito em breve de forma antecipada.
A principal ambição do clube, no entanto, é a Liga dos Campeões, um resultado que seria de fato histórico para a equipe. Diante dos adversários não parece ser o resultado mais provável, pois ainda temos Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique na disputa, sendo mais realista, apenas a equipe inglesa e a espanhola, mas pelo que vem jogando o Napoli pode desbancar os melhores clubes da Europa no momento caso consiga virar o confronto contra o Milan.
Temporada de renascimento
Com clubes nas fases finais das principais competições europeias o futebol italiano tem muito o que comemorar nesta temporada, mesmo sem terminar com um título entre essas competições, colocar o futebol italiano em evidência novamente é uma grande conquista.
No momento este parece ser apenas o indício de um recomeço para os italianos e as próximas temporadas vão colocar isso à prova, mas já há o que comemorar. Nos últimos anos o futebol italiano poderia ser descrito como ultrapassado, em crescente crise, mas diante do que vimos nesta temporada, talvez seja o renascimento de uma das maiores histórias do futebol.
Siga o Betmotion nas redes sociais
Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais: