Início » Colunas » Coluna do Verchai » Haaland, quem é esse fenômeno de apenas 22 anos?

Haaland, quem é esse fenômeno de apenas 22 anos?  

Foto: Marca.com

Erling Haaland é um jogador de futebol norueguês, nascido em Leeds, Inglaterra, em 2000. Filho do ex-jogador de futebol Alf-Inge Haaland, desde jovem mostrou interesse pelo futebol. Haaland começou sua carreira nas categorias de base do Bryne FK, clube norueguês, onde impressionou com suas habilidades.

Em 2017, com apenas 16 anos, Haaland assinou seu primeiro contrato profissional com o Molde FK, outro clube norueguês. Ele marcou 4 gols em sua estreia na liga e chamou a atenção de vários clubes europeus. Em 2018, Haaland foi transferido para o Red Bull Salzburg, da Áustria, onde teve um desempenho impressionante, marcando 29 gols em 27 jogos na temporada 2019-2020.

Sua performance chamou a atenção do Borussia Dortmund, que o contratou em dezembro de 2019 por 20 milhões de euros. Haaland continuou a impressionar em sua nova equipe, marcando 16 gols em 18 jogos na primeira metade da temporada 2019-2020. Ele também se tornou o primeiro jogador a marcar 8 gols em seus primeiros 5 jogos na Liga dos Campeões.

Haaland é conhecido por suas habilidades de finalização, velocidade e força física, bem como por sua mentalidade competitiva e trabalho duro. Ele tem sido comparado a jogadores lendários como Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic por sua capacidade de marcar gols de várias maneiras e sua personalidade forte.

Erling Haaland teve uma atuação impressionante no Borussia Dortmund desde sua chegada em janeiro de 2020. O jovem norueguês rapidamente se tornou uma figura chave na equipe e um dos artilheiros mais prolíficos do futebol europeu.

Em sua primeira temporada completa com o Dortmund, Haaland marcou 27 gols em 28 jogos na Bundesliga, e também contribuiu com 8 gols em 6 jogos na Liga dos Campeões. Seu desempenho o levou a ganhar o prêmio de Revelação da Temporada da Bundesliga em 2020.

Na temporada 2021-2022, Haaland continuou a impressionar, marcando 29 gols em 27 jogos na Bundesliga e 10 gols em 8 jogos na Liga dos Campeões. No total, ele marcou mais de 60 gols em suas primeiras duas temporadas completas com o Dortmund.

A habilidade de Haaland no futebol é amplamente reconhecida, com sua força física, velocidade e habilidade técnica o tornando um dos jogadores mais temidos do mundo. Sua atuação no Borussia Dortmund é um dos motivos pelos quais ele é considerado um dos melhores jogadores jovens do mundo.

Sua ida para o Manchester City

No ano de 2022, Haaland oficializou a sua ida para o City, com apenas 21 anos e seu contrato deve ser até o ano de 2027.

Sua contratação foi um “borburinho” nas redes socias e em toda a mídia, já que apostaram alto no jovem jogador. Seu salário é o mais alto dentre todos os jogadores, 375 mil libras por semana, ou seja, uma verdadeira fortuna. O clube declarou na época que já estava sondando o atleta há bastante tempo e que estavam felizes por conseguirem fechar com ele um contrato e que também tinham boas perspectivas sobre a atuação do jogador no clube.

O investimento do Manchester tem valido a pena, já que Haaland tem feito história no clube, já que recentemente bateu um recorde de 35 gols marcados durante o campeonato inglês, sendo o maior artilheiro de todos os tempos da Premier League, deixando o City como líder.

Haaland foi ovacionado pelos companheiros de time, que após o jogo decisivo contra o West Ham, foi recebido e aplaudido num corredor polonês, e inclusive o técnico Guardiola chegou a participar da brincadeira. Durante o jogo, o City praticamente dominou na maior parte do tempo e aproveitou as oportunidades que tiveram para fazer gol.

Na liderança do campeonato, o Manchester City agora passou inclusive o Arsenal, deixando os torcedores e toda a equipe “rindo à toa” com o excelente resultado.

Nas redes sociais, muitos começam a chama-lo de “melhor do mundo” ou novo fenômeno.

Algumas curiosidades sobre Haaland:

  • Haaland nasceu em Leeds, na Inglaterra, em 21 de julho de 2000. Seu pai, Alf-Inge Haaland, também era jogador de futebol e jogou pelo Leeds United e pelo Manchester City.
  • Haaland começou sua carreira no futebol em Bryne FK, um clube norueguês, antes de se mudar para o Molde FK em 2017.
  • Em 2018, Haaland estabeleceu um recorde no Campeonato Europeu Sub-19, marcando nove gols em um único jogo.
  • Haaland é conhecido por sua velocidade e sua capacidade de marcar gols de longa distância. Ele também é conhecido por sua celebração de saudação militar, que ele disse que é uma homenagem a seu avô, que serviu nas forças armadas norueguesas.
  • Em dezembro de 2019, Haaland foi transferido para o Borussia Dortmund por uma taxa relatada de 20 milhões de euros.
  • Em seu primeiro jogo na Bundesliga, Haaland marcou um hat-trick em apenas 23 minutos, tornando-se o primeiro jogador a marcar três gols em sua estreia na liga alemã desde 1963.
  • Haaland é fluente em norueguês, inglês e alemão. Ele também estudou espanhol e francês na escola.
  • Além de seu sucesso no futebol, Haaland é um ávido fã de pôquer e já participou de torneios de pôquer online. Ele também é conhecido por seu amor por animais de estimação e tem um cachorro chamado Mattis.

A vida pessoal de Haaland é um pouco discreta, uma vez que o jogador prefere manter sua privacidade fora dos holofotes. No entanto, sabe-se que ele é bastante próximo de sua família e tem um forte vínculo com seu pai, que também foi jogador profissional de futebol.

Além disso, Haaland é conhecido por seu amor pelo hip-hop e costuma ouvir música antes dos jogos para ajudá-lo a se concentrar e se preparar mentalmente para a partida. Ele também é um grande fã de basquete e admira jogadores como LeBron James e Kobe Bryant.

Fora dos gramados, Haaland é um jovem discreto e focado em seu trabalho. Ele tem uma personalidade tranquila e reservada, mas é implacável quando se trata de futebol. Com seu talento e dedicação, ele promete ser uma estrela em ascensão no mundo do futebol.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste agenda de futebol? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

 

Deixe um comentário