Início » Colunas » Coluna do Verchai » Manchester United tenta retomar liderança da Premier League

Manchester United tenta retomar liderança da Premier League  

City dorme no topo do Inglês e joga pressão para rival local, na busca pela retomada da liderança da Premier League

imagem do Old Trafford, estádio do United
Manchester United recebe o lanterna, Sheffield United, em seu estádio Old Trafford (Wikimedia Commons)

Nesta terça-feira (26) teve o início do segundo turno da Premier League e já aconteceram mudanças importantes na tabela de classificação, incluindo no topo.  A 20ª rodada da primeira divisão da Inglaterra começou com vitória do Leeds United, fora de casa, sobre o Newcastle (resultado que manteve o Newcastle na zona de perigo, na parte baixa da tabela, e deixou o time de Marcelo Bielsa um pouco mais próximo do “bolo” da parte de cima). No mesmo horário, o West Ham venceu o Crystal Palace fora de casa, de virada, por 3 a 2, e alcançou a quarta vitória consecutiva (a sexta se levarmos em consideração os dois triunfos pela Copa da Inglaterra). A sequência positiva levou os comandados do escocês David Moyes para a 4ª posição da tabela, seis pontos atrás do líder e com um ponto de vantagem para o Liverpool, que neste momento ocupa a 5ª posição e está fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões.

Logo na sequência aconteceram mais dois jogos importantes. No sul da Inglaterra, o Southampton recebeu o Arsenal para um confronto direto na busca por um lugar em competições europeias na próxima temporada. E logo no começo do jogo o Arsenal levou um susto do time que havia acabado de eliminá-lo da Copa da Inglaterra: Stuart Armstrong abriu o placar para o Southampton aos 3 minutos do primeiro tempo. No entanto, a equipe de Mikel Arteta reagiu antes dos 10 minutos com gol do marfinense Nicolas Pépé. Ainda no primeiro tempo, o jovem Bukayo Saka marcou o gol da virada do Arsenal e, no segundo tempo, deu a assistência para o gol de Alexandre Lacazette, que definiu a vitória por 3 a 1 dos Gunners. Com o resultado, o Arsenal saltou para a 8ª posição da tabela, diminuindo para quatro pontos a distância para o primeiro time dentro da zona de classificação para competições europeias. Do outro lado, o Southampton caiu para 11º colocado, mas com uma partida a menos e apenas um ponto atrás do Arsenal.

Na partida mais esperada do dia, o Manchester City foi até o estádio The Hawthorns para enfrentar o West Bromwich, podendo terminar o dia no topo da tabela de classificação da Premier League em caso de vitória. E o time de Pep Guardiola não tomou conhecimento penúltimo colocado (West Brom). Gundogan abriu o placar logo aos seis minutos do primeiro tempo, recebendo passe de João Cancelo, e o próprio lateral português se encarregou de aumentar o marcador, acertando um belo chute da entrada da área. Ainda no primeiro tempo, Gundogan voltou a marcar aproveitando vacilo da defesa adversária na saída de bola e, nos acréscimos antes do intervalo, Mahrez fez o que quis na área adversária e bateu forte, cruzado, para fazer o quarto do Manchester City. A equipe de Guardiola diminuiu o ritmo na etapa complementar, mas não deixou de ir às redes após linda jogada, que terminou em assistência de Mahrez e gol de Raheem Sterling. Placar final: West Bromwich 0 x 5 Manchester City. Com o resultado, os Cityzens alcançaram os 41 pontos e assumiram o topo da tabela de classificação, deixando o Manchester United um ponto para trás.

Manchester United vai tentar retomar a liderança diante do lanterna da Premier League

Nesta quarta-feira (27) acontecem mais cinco partidas da 20ª rodada da primeira divisão inglesa e a expectativa é por mais mudanças na parte alta da tabela de classificação. Às 15 horas (de Brasília), o Aston Villa (9º colocado) enfrenta o Burnley (15º) fora de casa precisando somar pontos para seguir forte na luta por uma vaga em competições europeias, mas o time da casa chega embalado por duas vitórias consecutivas e espera mais um resultado positivo para manter uma larga distância da zona de rebaixamento, já começando a se aproximar do “bolo” no meio da tabela. No mesmo horário, mais uma grande partida esquenta a Premier League: de técnico novo e precisando dos três pontos para volta a lutar na parte mais alta da tabela, o Chelsea recebe o Wolverhampton no Stamford Bridge, em Londres. Thomas Tuchel foi anunciado para o comando dos Blues nesta terça-feira, já comandou o treino da equipe e vai estar no banco de reservas na partida desta quarta. A expectativa da diretoria é de que o técnico alemão reabilite seus conterrâneos Timo Werner e Kai Havertz, que ainda estão longe de render o esperado quando foram contratados. Além disso, Thomas Tuchel já trabalhou com Thiago Silva, que é uma das bases da equipe londrina no momento, e, também, com o norte-americano Pulisic, que carrega a camisa 10 dos Blues. Portanto, como a fase dos Wolves está longe de ser das melhores, a expectativa para a partida é de vitória do Chelsea.

Um pouco mais tarde, às 17:15 (horário de Brasília) desta quarta-feira, o atual vice-líder, Manchester United, joga contra o lanterna, Sheffield United, em seu estádio Old Trafford. Tecnicamente, o Manchester City tomou de vez a liderança, pois, com os mesmos 19 jogos do rival, tem um ponto a mais. No entanto, como o time de Guardiola deve uma partida da 16ª rodada, contra o Everton, o Manchester United pode retomar a liderança se vencer o Sheffield, mas vai ter um jogo a mais. Mesmo assim, a vitória é fundamental, até para jogar a pressão de volta para o Manchester City. E se levarmos em consideração o atual momento do Manchester United, que vem de duas vitórias consecutivas (a última no clássico com o Liverpool), a probabilidade é de vitória folgada jogando em casa.

No mesmo horário em que o Manchester United entra em campo, o Everton (7º colocado) recebe o Leicester City no Goodison Park podendo ir para a 4ª posição mesmo tendo duas partidas atrasadas para fazer (válidas pela 16ª e 19ª rodadas). No entanto, do outro lado, o Leicester busca os três pontos para colar no Manchester City e seguir na luta pela liderança da Premier League.

Deixe um comentário