Início » Colunas » Coluna do Verchai » Liverpool busca recuperação na Premier League

Liverpool busca recuperação na Premier League  

Premier League 1
Divulgação Premier League

Esta tem sido uma temporada difícil para os Reds. Depois de várias temporadas conquistando e lutando por títulos de grande relevância, como da Premier League e da UEFA Champions League, o Liverpool está cada vez mais próximo de um fim de temporada frustrante. O título da Premier League já está praticamente descartado, uma vez que, apesar de ter uma partida a menos, o Liverpool está 21 pontos distante do líder, Arsenal. Neste momento, na verdade, o Liverpool se preocupa com a possibilidade de ficar fora da próxima edição da UEFA Champions League, pois está a 9 pontos de distância (apesar de ter 2 partidas a menos) do 4º colocado, Tottenham, que é o último na zona de classificação à principal competição do continente europeu pela Premier League. A outra forma de o Liverpool se classificar para a Champions 2023/24 seria vencendo a atual edição, mas a equipe de Jürgen Klopp dificilmente vai conseguir evitar a eliminação para o Real Madrid após a derrota por 5 a 2 em Anfield Road na partida de ida das oitavas de final, disputada na semana passada. E essas são as únicas duas competições com as quais o Liverpool ainda se preocupa nesta temporada, tendo em vista as eliminações da Copa da Liga Inglesa (a Carabao ou EFL Cup), perdendo fora de casa para o Manchester City na 3ª fase, e da Copa da Inglaterra (The FA Cup), perdendo para o Brighton também jogando fora de casa pela 3ª fase.

Quando os problemas do Liverpool começaram?

O início de temporada do Liverpool, por incrível que pareça, foi promissor. Mas isso lá na estreia, na decisão da Supercopa da Inglaterra (The FA Community Shield), disputada pelos vencedores da Copa da Inglaterra (Liverpool) e da Premier League (Manchester City) da temporada anterior (2021/22). Era a estreia da equipe sem Sadio Mané, transferido ao Bayern após o fim da última temporada, e o Liverpool venceu por 3 a 1 com direito a gol da nova contratação, Darwin Núñez, no fim da partida, decretando o título de início de temporada dos Reds. Naquela altura, porém, à exceção de Alisson, o Liverpool contou com força total: Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Robertson, Fabinho, Thiago Alcântara, Jordan Henderson, Mohamed Salah, Roberto Firmino e Luis Díaz (Milner, Keita, Darwin Núñez e os jovens Elliot, Curtis Jones e Fábio Carvalho foram opções de Klopp no banco de reservas). Depois disso, o Liverpool empatou com o Fulham fora de casa na estreia da Premier League, voltou a empatar em Anfield na segunda rodada, diante do Crystal Palace, e sofreu sua primeira derrota na terceira rodada, enfrentando o Manchester United em Old Trafford. Na derrota para os Red Devils, vale lembrar, o Liverpool já não contava com Matip, Fabinho e Thiago Alcântara entre os titulares por problemas físicos.

Aí começaram os verdadeiros problemas de Jürgen Klopp na temporada 2022/23. As lesões claramente afetaram o comandante alemão dos Reds, que também pode não ter feito as melhores escolhas antes mesmo do início da temporada. Faltou acertar nas contratações pontuais que o Liverpool fez antes do início da atual temporada, uma vez que, como Klopp gosta de deixar sempre bem claro, o Liverpool não esbanja em contratações da forma que fazem outros gigantes da Inglaterra e da Europa. Apesar da equipe poderosa que formou desde a chegada de Klopp, o Liverpool sempre teve um elenco curto, com poucas opções de substituto para os seus melhores jogadores, mas nunca sofreu tanto com lesões como nesta temporada. Em meio a estes problemas, Klopp precisou lidar com uma temporada ainda mais desgastante do que as outras em razão da disputa da Copa do Mundo no fim do ano, e não resistiu a todas as competições. Por ter ficado na vice-liderança do Grupo A, atrás do Napoli em razão da derrota elástica, por 4 a 1, sofrida fora de casa na 1ª rodada, o Liverpool acabou tendo o Real Madrid como adversário nas oitavas de final da Champions. Vale lembrar que Liverpool e Real Madrid disputaram a final da competição na última temporada e, assim como na temporada 2017/18, os Merengues venceram e ficaram com o título.

Liverpool encara momento decisivo na temporada.

Fora das Copa da Inglaterra (The FA Cup) e da Liga Inglesa (Carabao Cup), o Liverpool se concentra totalmente na Premier League e na UEFA Champions League neste momento. No entanto, a preocupação maior certamente está na Premier League, uma vez que vencer o Real Madrid por mais de 3 gols no Santiago Bernabéu vai ser uma missão muito difícil, quase impossível de ser realizada. É muito mais provável que o Liverpool consiga tirar a distância de 9 pontos do Tottenham para terminar a Premier League entre os 4 primeiros, sendo que tem duas partidas a menos que os Spurs e ainda restam muitas rodadas para serem disputadas, do que vencer o Real Madrid por pelo menos 3 gols de diferença para tentar a classificação nos pênaltis em pleno Santiago Bernabéu.

De qualquer forma, a partida de volta das oitavas de final da UEFA Champions League é apenas no dia 15 de março. Até lá, o Liverpool vai encarar 3 desafios primordiais na sua busca pela classificação à próxima edição da Champions através da Premier League. Nesta quarta-feira (1º de março) o Liverpool faz uma de suas partidas atrasadas (da 7ª rodada), em Anfield, contra o Wolverhampton, que está lutando para ficar fora da zona de rebaixamento. Na sequência, mais uma vez diante da sua torcida apaixonada, que sempre dá um show, principalmente em jogos mais importantes, cantando a canção “You’ll Never Walk Alone” (você nunca vai caminhar sozinho), de Gerry & The Pacemakers, o Liverpool enfrenta o Manchester United, que tenta se aproximar de Manchester City e Arsenal na disputa pelo título da Premier League. Por fim, antes da partida de volta das oitavas da Champions, o Liverpool joga fora de casa com o Bournemouth, que luta na parte mais baixa da tabela de classificação da Premier League.

 

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário