Começam nesta terça (25) as últimas rodadas das fases de grupos da Copa Libertadores e também da Sul-Americana. River Plate x Fluminense é o destaque. O FOX Sports transmite o jogaço, às 19h15.
Aliás, o grupo D promete fortes emoções, com três times brigando por duas vagas. Antes da derradeira rodada, o River lidera, com 8 pontos, seguido por Flu (8) e Junior Barranquilla (6).
Para o leitor tricolor, vale reforçar sobre o que o Fluminense precisa para ir às oitavas. Confira as diferentes possibilidades:
Vitória no Monumental de Núñez classifica o Flu
Se vencer o River Plate em Buenos Aires, no Monumental de Núñez, o Fluminense não só assegura a classificação, mas também a primeira colocação do grupo D. Nesse cenário, o Tricolor iria a 11 pontos, deixando com 9 o River e possivelmente o Junior Barranquilla, caso ganhe o clássico colombiano contra o Santa Fe, que já está eliminado.
Empate pode dar vaga (ou não)
Em uma situação normal, empatar com o River na Argentina seria um resultado bem aceitável. Só que esse pontinho pode ou não servir para a classificação tricolor.
O Fluminense iria a 9 pontos, o River a 10 (campeão do grupo), só que o Junior, caso ganhe do Santa Fe, também iria a 9, como o Tricolor. Ou seja, a definição da segunda vaga seria pelos critérios de desempate.
No primeiro critério, que é saldo de gols, o Flu ficaria com 1 se empatar com o River, enquanto o Barranquilla, caso ganhe, por exemplo, por 1 a 0, se igualaria à equipe carioca no saldo.
Nessa hipótese, iríamos ao segundo critério, que é o de gols marcados e aí tudo dependeria de como for o empate tricolor na Argentina. Sendo por 1 a 1, o Flu ficaria com um gol pró a mais: 8 a 7.
O terceiro critério de desempate é o de gols marcados fora de casa. Ambos têm 3 e, curiosamente, tanto Fluminense quanto Junior Barranquilla jogarão como visitantes a derradeira rodada. Logo, com chance de melhorarem nesse quesito, o que pode ser decisivo.
Avançar com derrota? Sim, também dá, mas…
Em caso de derrota para o River, o Fluminense permaneceria com 8 pontos e necessariamente precisaria torcer para o Junior Barranquilla não vencer o clássico colombiano contra o Santa Fe. Que não vá além de um empate, por exemplo, situação que faria o Junior terminar a última rodada com 7. Portanto, atrás do Flu, que avançaria em segundo.
Escalações de River e Fluminense:
River Plate: Armani; Lecanda, Maidana, Martinez e Casco; Palavecino, Enzo Pérez (Zuculini) e De La Cruz; Álvarez, Fontana (Borré) e Matías Suárez. Técnico Marcelo Gallardo.
Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago e Nenê; Caio Paulista, Gabriel Teixeira e Fred. Técnico: Roger Machado.
Confira os jogos dos brasileiros nas últimas rodadas da Libertadores e da Sul-Americana:
Terça (25):
Libertadores
19h15: River Plate x Fluminense (grupo D) – Estádio Monumental de Núñez – Buenos Aires (ARG)
21h30: São Paulo (classificado e ainda brigando pelo 1º lugar) x Sporting Cristal (grupo E) – Morumbi
21h30: Atlético-MG (classificado e já garantido em 1º lugar) x Deportivo La Guaira (grupo H) – Mineirão
Sul-Americana
19h15: Newell’s Old Boys x Atlético-GO (tem que vencer e torcer para o líder Libertad não ganhar do lanterna Palestino no Chile) – grupo F – estádio Marcelo Bielsa
21h30: Tolima x Red Bull Bragantino (tem que vencer e contar com tropeço do líder Emelec em casa diante do eliminado Talleres) – grupo G – Estádio Manuel Murillo Toro
Quarta (26):
Libertadores
19h: Internacional (um empate dá a vaga e vencendo assegura o 1º lugar) x Always Ready (grupo B) – Beira-Rio
21h: Barcelona de Guayaquil x Santos (tem que ganhar e torcer para Boca não vencer em casa o The Stromgest) – grupo C) – Estádio Monumental de Barcelona
Sul-Americana
19h15: Bahia (tem que vencer e ainda contar com derrota em casa do líder Independiente para o lanterna e eliminado Guabirá) x Torque (grupo B) – estádio de Pituaçu
21h30: Corinthians (já está eliminado) x River Plate-PAR (grupo E) – Neo Química Arena
Quinta (27):
Os atuais campeões da América (Palmeiras) e do Brasileirão (Flamengo) – ambos já classificados – fecham as suas participações na fase de grupos da Libertadores na quinta-feira (27), dia de brasileiros em ação também pela Sul-Americana.
Libertadores
19h: Palmeiras (classificado e já garantido em 1º lugar) x Universitario (grupo A) – Allianz Parque
21h: Flamengo (classificado e empatando garante também o 1º lugar) x Vélez (grupo G) – Maracanã
Sul-Americana
19h15: Jorge Wilstermann x Ceará (vencendo, se classifica) – grupo C – Estádio Felix Capriles
21h30: Athletico-PR (empatando, avança) x Aucas (grupo D) – Arena da Baixada
21h30: La Equidad x Grêmio (classificado) – grupo H – Estádio Metropolitano de Techo
Leia também:
Libertadores: saiba o que o Fluminense precisa para ir às oitavas
Noite de derrotas de Fluminense, São Paulo, Palmeiras e Santos