Início » Colunas » Coluna do Verchai » Jogos de Real e City encerram ida das oitavas da Champions

Jogos de Real e City encerram ida das oitavas da Champions  

Resumo e prévia da Liga dos Campeões

Brasileiro Gabriel Jesus, uma das estrelas do Manchester City, de Pep Guardiola (Reprodução: Instagram/Man City)

Real Madrid e Manchester City encerram partidas de ida das oitavas de final

Nesta quarta-feira (24), às 17h (de Brasília) acontecem as últimas duas partidas de ida da fase de oitavas de final da Champions League. A TNT transmite em TV fechada o confronto entre a surpresa Borussia Mönchengladbach e um dos grandes favoritos ao título, Manchester City.

A equipe inglesa, no entanto, sempre teve problemas no mata-mata da Liga dos Campeões, tanto é que nunca conquistou o título europeu, e não tem sido diferente sob o comando de Pep Guardiola. O técnico catalão está no Manchester City desde a temporada 2016/17 e o mais longe que conseguiu chegar foi nas quartas de final. Na temporada passada, os Cityzens eram tidos como um dos principais favoritos por conta da fragilidade de alguns dos principais concorrentes, mas decepcionou com eliminação para o singelo Lyon, outra vez nas quartas. Por outro lado, é importante lembrar que as competições foram paralisadas quando chegavam na reta final na temporada passada (2019/20), e isso acabou com o planejamento de muitas equipes. E não se pode esquecer do trabalho que Guardiola fez e está fazendo no quesito competitividade: o Manchester City está entre os favoritos em todas as competições que disputa e levantou oito troféus nacionais desde que chegou na equipe inglesa (entre eles, dois da Premier League). Nesta temporada, vale mencionar, o Manchester City lidera o Campeonato Inglês já com folga de dez pontos para o segundo colocado (Manchester United). A equipe de Guardiola também já está classificada para a final da Carabao Cup (Copa da Liga Inglesa) e segue vivo na FA Cup (Copa da Inglaterra), onde está classificado para enfrentar o Everton nas quartas de final. Por tudo isso, e tendo em vista a fase do inglês Raheem Sterling, além do retorno do meia Kevin de Bruyne e a atual solidez defensiva, que começou com a chegada do zagueiro Rúben Dias, o Manchester City carrega amplo favoritismo para o confronto destas oitavas de final da Liga dos Campeões. Do outro lado, o Borussia M’gladbach chega de três partidas consecutivas sem vitória e dificilmente vai conseguir fazer uma partida equilibrada diante do gigante inglês.

Também às 17 horas desta quarta-feira, o Real Madrid encara um grande desafio na partida de ida destas oitavas de final, diante da Atalanta. A equipe italiana, sensação na temporada passada (chegando às quartas de final da Liga dos Campeões), segue um osso duro de roer nesta temporada. A Atalanta está sem perder há cinco jogos, tendo vencido os últimos três. Recentemente, a equipe comandada por Gian Piero Gasperini se classificou à final da Copa da Itália, onde enfrenta a Juventus, e luta na parte mais alta da tabela de classificação da Série A Tim (primeira divisão da Itália). Do outro lado, o Real Madrid faz uma temporada oscilante e ainda é alvo de duras críticas da imprensa espanhola, mas vem em uma boa sequência recente: foram quatro vitórias consecutivas nas últimas rodadas de La Liga (primeira divisão da Espanha). Mesmo em meio a muitos problemas internos, o Real Madrid segue sendo muito competitivo sob o comando de Zinédine Zidane e dificilmente vai perder a oportunidade de avançar na principal competição da Europa.

Depois de Liverpool, PSG, Porto e Borussia Dortmund, Bayern e Chelsea dão passo rumo às quartas de final

Os jogos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões começaram na terça-feira passada (16), com o Paris Saint-Germain goleando o Barcelona por 4 a 1, mesmo sem Neymar, e o Liverpool vencendo o RB Leipzig por 2 a 0. Na última quarta-feira (17), o Porto conseguiu vencer a Juventus, por 2 a 1, e o Borussia Dortmund venceu o Sevilla por 3 a 2. Nesta semana acontecem os outros quatro jogos destas oitavas de final. Os outros quatro confrontos ficaram para esta semana: nesta terça-feira (23), a Lazio recebeu o atual campeão, Bayern de Munique, no Estádio Olímpico de Roma e o Atlético de Madrid enfrentou o Chelsea na Romênia por conta das restrições de viagens à Espanha por conta do novo surto do coronavírus. Na Itália, a Lazio começou entregando um gol ao atual melhor jogador do mundo, Robert Lewandowski, que não perdoou e abriu o placar para o Bayern. Ainda no primeiro tempo, Jamal Musiala, meia de apenas 17 anos, marcou em um belo chute da entrada da área, e Leroy Sané fez o terceiro dos alemães após uma lambança da defesa italiana. No segundo tempo, o Bayern de Munique fez o quarto após contra-ataque puxado por Sané, que terminou em gol contra de Francesco Acerbi. A Lazio descontou logo depois, em uma bela jogada que começou com Luis Alberto e terminou com Joaquín Correa tirando de dois adversários antes de deslocar Manuel Neuer para fazer o gol de honra da equipe italiana. O 4 a 1 já encaminha a classificação do atual campeão para as quartas de final, como já era esperado, tendo em vista que o Gigante da Bavária ainda é o time a ser batido nesta edição da Liga dos Campeões. Correndo por trás estão equipes como Atlético de Madrid e Chelsea, que fizeram uma partida equilibrada em campo neutro. A equipe comandada por Diego Simeone começou impondo uma marcação alta e jogadas rápidas para levar perigo à meta adversária, e levou perigo logo no início em jogada com Luis Suárez, que só não terminou em gol porque Thomas Lemar chegou um segundo atrasado na segunda trave para mandar pra rede. Só que, conforme o tempo foi passando, o Chelsea foi controlando a partida no meio de campo e levou muitos perigos, principalmente com as jogadas individuais de Timo Werner. No entanto, quem definiu a partida de ida do confronto foi o atacante Olivier Giroud, que marcou o gol da vitória dos Blues com uma linda bicicleta aos 26’ do segundo tempo, após vacilo da defesa do Atlético em contra-ataque. Foi com este belo gol do atacante francês que o Chelsea garantiu a vantagem de precisar apenas de um empate na partida da volta para avançar na Liga dos Campeões. De quebra, a equipe inglesa permanece invicta há nove jogos, sendo que foi comandada por Thomas Tuchel nos últimos oito.

Deixe um comentário