Início » Colunas » Coluna do Verchai » Suárez chega com moral no Grêmio

Suárez chega com moral no Grêmio  

Divulgação

 

Luis Alberto Suarez Dias, mais conhecido como Suárez é um futebolista uruguaio que atua como atacante. Atualmente foi contratado pelo Grêmio e também joga pela seleção uruguaia. Frequentemente considerado um dos melhores jogadores do mundo e um dos melhores pivôs da história, Suarez conquistou 19 títulos durante sua carreira, incluindo sete campeões nacionais, 1 UEFA Champions League e 1 Copa América América com o Uruguai. Também já ganhou a chuteira de ouro duas vezes e é o terceiro maior artilheiro do Barcelona.

Sua carreira teve início no ano de 2003, no Nacional e aos 19 anos começou a jogar em times europeus, onde cada vez mais foi se destacando, ganhando diversos prêmios e títulos nos clubes onde jogava.

Quando chegou no Barcelona, logo a mídia apelidou ele e seus parceiros Neymar e Messi como o trio MSN e esse trio chamou a atenção porque com certeza se entrosaram e naquela temporada fizeram juntos, nada mais nada menos que 122 gols. Em sua segunda temporada no Barcelona, ele ganhou dois prêmios importantes, o Troféu Pichini (que é dado no final de cada temporada para o artilheiro do campeonato) e também foi quando ganhou a segunda chuteira de ouro e ganhar esses dois prêmios foi bem importante, já que desde 2009 os únicos jogadores que haviam ganhando esse prêmio juntos foram Messi e Ronaldo.

Já na Seleção Uruguaia, Suárez é o maior artilheiro e goleador das últimas três Copas do Mundo e Copa América.

Mas ele foi polêmico durante toda a sua carreira. Alguns fatos foram mais marcantes, como quando durante a Copa do Mundo de 2010, ele “salvou” a bola com as mãos na partida das quartas de final o que gerou um pênalti para o time de Gana, que acabou perdendo a oportunidade. Após esse “feito”, ele admitiu que tocou a bola com as mãos, mas não se desculpou e ainda culpou Gana por perder a oportunidade, disse ainda que só se desculparia se tivesse machucado algum jogador ou algo parecido. Outro fato que o faz ser bem polêmico é que o atleta já mordeu outros jogadores em três momentos diferente e acabou ganhando apelidos como: Mordedor e vampiro. Outro comportamento dele que incomoda, são as simulações de faltas que ele tem o hábito de fazer. A sua mais nova polêmica foi em 2020, quando foi acusado de fraude no processo de cidadania italiana para se transferir para o Juventus. Ainda enquanto jogava contra o Manchester, acabou se envolvendo numa tremenda confusão, ao se referir ao jogador Patrice Evra de maneira racista e este acabou o denunciando à Federação Inglesa de Futebol. Ele recebeu a punição de ficar 8 jogos sem jogar e também teve que pagar uma multa de 40 mil libras. Após o incidente, Suárez disse ter chamado o jogador de “preto”, mas que não foi de forma pejorativa ou ofensiva, que não havia sido intencional. Depois acabou se desculpando em nota oficial.

Logo após este incidente, ele acabou se envolvendo em outro, quando durante o jogo contra o Chelsea e ao tentar se desvencilhar da marcação do jogador Branislav, acabou o mordendo e essa não era a primeira vez que isso acontecia, pois já havia mordido outro jogador enquanto jogava pelo Ajax.

Suarez veio de uma grande família com seis irmãos e uma mãe solteira. Um de seus irmãos também é jogador de futebol.

Ele é casado com Sofia Balbi desde 2009 e têm três filhos, sendo dois meninos e uma menina. Construíram uma linda família juntos.

No Barcelona ele permaneceu entre os anos de 2014 a 2020, depois foi para o Atletico de Madri até 2022 e ainda nesse ano, foi para o Nacional e de lá, agora está oficialmente contratado pelo Grêmio até dezembro de 2025 (um contrato de 2 anos).

No dia 04/01/2023 Suárez foi recebido pela torcida do Grêmio com muita festa na Arena e a torcida não parava de cantar. Ele fez um discurso em portunhol e espanhol e agradeceu a oportunidade e se emocionou com a receptividade dos brasileiros e disse que não veio a passeio. Sua família e filhos estavam presentes com ele. Depois de seu discurso, ele deu a volta olímpica no estádio, onde saudou os torcedores e parecia estar muito animado. Bateu no peito (no brasão do time) demonstrando que agora esse era o seu time do coração. Também fez vídeos e fotos com o próprio celular, chutou uma bola para a torcida e jogou camisetas.

O jogador deixou claro em seu discurso, que veio para fazer a diferença e o Grêmio está com uma alta expectativa, já que o jogador tem muitos títulos e premiações. Ele será o camisa 9, que foi entregue durante a sua apresentação oficial na Arena, que aliás foi um evento digno de um astro, onde estavam presentes mais de 30.000 torcedores.

Ele ainda disse: “Hoje, visto a camisa do Grêmio e vou fazer de tudo para defender esta camiseta e conquistar coisas”.

A importância da vinda de Suárez é muito grande, já que está marcando a volta do clube para a série A.

O novo presidente do time que assumiu em 16 de novembro, está cumprindo o que prometeu, que foi trazer novas contratações e de fazer o time “aparecer” competitivamente de novo e com 9 contratações, Suárez veio para fechar como a “cereja” do bolo.

Sua contratação é claramente a esperança dos gremistas de ficar longe do rebaixamento e por que não a conquista de títulos ainda em 2023.

Suárez disse na coletiva de imprensa que um de seus objetivos no Grêmio, é conquistar uma vaga na Libertadores, já que ele disse ser obcecado por essa competição e que quer ajudar da melhor maneira nesse objetivo.

Outra frase sua foi: “Vou prometer compromisso, companheirismo, atitude, gana e gols – afirmou o uruguaio”.

Antes da cerimônia, ele já havia treinado no CT Luiz Carvalho, pois desembarcou em Porto Alegre na terça-feira.

Seu contrato foi de $4,5 milhões ao ano, sendo um dos maiores salários de jogadores no Brasil.

Desde a divulgação de sua contratação, a venda de camisas do time disparou.

Com ótimas perspectivas para 2023, aguardamos a estreia de Suárez no Tricolor gaúcho.

 

 

Deixe um comentário