A Holanda que está na Copa do Mundo de 2022 no Catar é considerada uma das maiores seleções do futebol mundial. Com forte participação na Copa do Mundo, a seleção holandesa (ou neerlandesa) já chegou três vezes à final do campeonato. Portanto, gera uma expectativa maior entre os torcedores.
Classificação da Copa do Mundo de 2022 – fase de grupos
Formada em Amsterdã em 21 de agosto de 1900, a Seleção Holandesa é conhecida pelos torcedores como Orange por causa de seu uniforme laranja, a cor da monarquia do país.
O país participou da Copa do Mundo pela primeira vez em 1934, mas foi somente na Copa da Europa de 1988 que o time se tornou uma verdadeira potência do futebol.
A Seleção Holandesa já participou de várias Copas, veja quais:
- 1934 na Itália
- 1938 na França
- 1974 na Alemanha Ocidental
- 1978 na Argentina
- 1990 na Itália
- 1994 nos Estados Unidos
- 1998 na França
- 2006 na Alemanha
- 2010 na África do Sul
- 2014 no Brasil
Nas Copas do Mundo de 1974, 1978 e 2010, ficaram em 2º lugar, já em 2014 ficaram em 3º lugar e no ano de 1998 ficaram em 4º lugar. Essas colocações foram seus melhores resultados em Copas do Mundo.
A Holanda é tradicionalmente um dos maiores times do planeta. Quando jogam em torneios, estão sempre no time mais quente. A Copa do Mundo de 2022 no Catar não é exceção. Isso é verdade mesmo que a equipe não tenha tido muito sucesso nos últimos anos.
Os holandeses não se classificaram para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. No Campeonato da Europa de 2021, após uma forte fase de grupos, os oitavas-de-final perderam inesperadamente para a República Checa. A Associação Holandesa de Futebol reage da mesma forma: Louis van Gaal, homem de sucesso recente como treinador, retorna: ele leva Laranja Mecânica ao terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014. Nessa Copa de 2014, eles acabaram eliminados pela Argentina nas semifinais.
O atacante Memphis Depay que é um dos astros do time, corre contra o relógio pela Holanda na Copa do Mundo do Catar. No entanto, o jogador do Barcelona, justamente por problemas físicos, não tem conseguido titular no time comandado por Van Gaal.
Na vitória por 2 a 0 sobre o Senegal na primeira rodada, Depay apareceu aos 17 minutos do segundo tempo. No jogo anterior, o camisa 10 entrou logo após o intervalo. O atacante comentou sobre sua forma física e comentou sobre a possibilidade de jogar 90 minutos no último jogo da fase de grupos, contra o Catar que já está eliminado da Copa do Mundo.
Outro jogador destaque é o Cody Gakpo. Depois de aliviar os holandeses com um cabeceamento na estreia, o meia-atacante voltou a marcar, desta vez com a perna esquerda. Com estes gols, o jogador do PSV tornou-se um dos jogadores mais eficientes da Europa nesta temporada, tendo estado envolvido em 34 golos e assim chamado a atenção dos gigantes do Velho Continente.
Tabela da Copa do Mundo de 2022: dias e horários dos jogos
A temporada 2022/2023 será uma revelação para Gakpo. O meia que está com 23 anos assumiu como capitão do PSV e tem estado em grande forma desde então. Ele jogou um total de 24 vezes pela equipe de Eindhoven, marcando 13 gols e dando 18 assistências, ou seja, 31 gols envolvidos.
Além de Eindhoven, Gakpo também desempenha um papel importante na Eredivisie. Conforme mencionado, o atleta já marcou duas vezes em duas participações em Copas do Mundo e atualmente é um dos artilheiros da competição. O jogador também floresceu na Liga das Nações, fazendo 34 aparições em 29 jogos nesta temporada. Ele também foi o protagonista da Holanda na primeira fase e provavelmente continuará sendo titular até pelos menos no encerramento do Grupo A e após isso, se passarem dessa fase, aí não sabemos se continuará como está. Tudo depende do técnico e de como o time está.
Para se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo, a Holanda precisa de pelo menos um empate com o eliminado Catar às 12h (horário de Brasília) desta terça-feira. Em outra partida da fase de grupos da última rodada, Senegal e Equador se enfrentaram pela vice-liderança do grupo dos 16 primeiros.
Mesmo já se encaminhando para a classificação do Grupo A, o qual fazem parte, a “Laranja” não tem jogado bem e parte disso é por causa de a defesa do time estar indefinido e por também não passar confiança. Apesar de o técnico ter mexido bastante no segundo jogo, o resultado não foi como esperado, e agora para o próximo jogo já está aí. No treino do sábado dia 26 foi um momento de descontração também, já que amigos e familiares também estavam lá.
Até o momento, o técnico ainda não divulgou o escalonamento.
A Seleção Neerlandesa nasceu em 1900 e em 1908 se filiaram na FIFA. É considerada uma das melhores seleções europeias já que chegaram a três finais de Copas do Mundo apesar de ter perdido todas elas. São muito esforçados e são conhecidos como “Laranjas Mecânicas” por causa da cor usada pelo time.
Algo muito comentado nas mídias, é que o treinador Louis Van Gaal, tem um temperamento muito forte e conduta duvidosa e que mesmo sendo assim, sua “mão pesada” na condução da Seleção até o momento não deu resultados efetivos como campeões.
Os uniformes dos jogadores ficaram assim:
- Principal: Camisa laranja, calção e meias laranjas.
- Visitante: Camisa preta, calção e meias pretas.
Uniforme dos goleiros:
São três:
- Camisa verde, calção e meias verdes;
- Camisa amarela, calção e meias amarelas.
- Camisa cinza, calção e meias cinzas.
Já a torcida holandesa que é muito alegre e divertida, deixou claro que iriam boicotar a Copa do Catar e que não iriam para o país, já que há anos estão ouvindo publicidade negativa sobre o Catar e sobre os direitos humanos. Antes do início do evento, apenas 14% dos holandeses entrevistados disseram que iriam acompanhar a Copa do Mundo. Em entrevista, o técnico Louis Gaal disse que eles não estão errados e que espera que pelo menos assistam pela tv.
Muitos holandeses vieram para o Brasil, para a cidade de Salvador na Bahia e algumas horas antes dos jogos, os torcedores invadiam as ruas com sua alegria e transformando as ruas num “mar laranja”.
Sim, eles estão acompanhando pela tv e apenas uma minoria da torcida encontra-se no Catar apoiando a Seleção.
Após a vitória sobre o Senegal, os torcedores não saíram rápido do estádio, bem ao contrário, ficaram cantando e comemorando e disseram que tinham vindo pra isso e que continuariam assim em todos os jogos.