Neste fim de semana, aconteceram os jogos da sexta rodada do Campeonato Carioca e os resultados foram decepcionantes para a maioria dos grandes.
Já na última temporada, chamou a atenção o fato de o Vasco da Gama não ter conseguido ir para as fases finais, tanto da Taça Guanabara, como da Taça Rio. Agora, em um novo formato, o Campeonato Carioca é disputado apenas em um turno (chamado Taça Guanabara), e os quatro mais bem posicionados se classificam para disputar as fases finais do Campeonato Carioca, divididas em semifinal e final.
Fluminense, Botafogo e Vasco estao fora da zona de classificação para o mata-mata
Neste momento, Fluminense, Botafogo e Vasco disputariam a Taça Rio, que, diferentemente dos outros anos, não vai ser uma espécie de segundo turno do Campeonato Carioca, mas uma competição à parte, quase como um “prêmio de consolação”.
O caso do Fluminense e do Botafogo é um pouco mais tranquilo, uma vez que estão apenas um ponto atrás de Madureira (4º colocado) e Portuguesa (3ª colocada).
Já o Vasco, que fez as duas primeiras rodadas com a equipe Sub-23 e não somou pontos, não conseguiu uma grande recuperação com os jogadores do time profissional e é apenas o oitavo colocado neste momento, quatro pontos atrás do Madureira, com quem empatou por 2 a 2 no último sábado.
Fluminense é mais time
Assim como o Vasco, o Fluminense foi à campo com a equipe Sub-23 (e alguns reservas) nas duas primeiras rodadas e acabou não pontuando. No entanto, logo na estreia do técnico Roger Machado no comando tricolor, na terceira rodada, a equipe, já mais reforçada, venceu o Flamengo, que até então estava 100% no Campeonato Carioca.
Então, o Fluminense embalou uma sequência de três vitórias e decolou na tabela de classificação, mas voltou a sair do G-4 (que garante vaga nas fases finais do estadual) na última rodada, depois de perder um confronto direto com o Volta Redonda pela liderança temporária do campeonato.
Depois de sair perdendo por 2 a 0 em um início de jogo apagado, o Fluminense conseguiu empatar no segundo tempo, com dois gols de Fred, mas se expôs demais em busca da vitória nos minutos finais e acabou sofrendo o gol da derrota em um belo contra-ataque, que terminou em um golaço da estrela do Voltaço, Alef Manga (atacante de 26 anos).
É um claro sinal de que o Fluminense ainda tem muito para evoluir, mas a equipe tricolor já demonstra largar na frente dos outros grandes.
Reveja os dois gols de Fred na partida contra o Volta Redonda. Faltam apenas cinco para o camisa 9 alcançar Orlando Pingo de Ouro e se tornar o segundo maior artilheiro da história do Fluminense. #VaiTePegar pic.twitter.com/cuWI5Yazpa
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) March 27, 2021
O Botafogo, que venceu ontem o Nova Iguaçu, de virada, por 2 a 1, está três pontos à frente do Vasco da Gama, mas está jogando com o time titular desde a primeira rodada e não mostrou superioridade suficiente para vencer o cruz-maltino na terceira rodada, quando as equipes empataram em 1 a 1. Ambos estão longe do ideal e vão ter de remar muito se quiserem alcançar um lugar no G-4 deste Campeonato Carioca.
Flamengo segue na liderança
O único que segue soberano no Rio de Janeiro é o Flamengo. Mesmo com o técnico Rogério Ceni assistindo da arquibancada, ao lado do presidente, Rodolfo Landim, o seu substituto temporário, Maurício Souza, comandar uma equipe sem os seus principais jogadores nestas seis primeiras rodadas, o Flamengo aparece no topo da tabela de classificação. O técnico interino contou com apenas alguns reforços do elenco principal, como Michael, que estava desde as primeiras rodadas, e mais recentemente também levou à campo o zagueiro Léo Pereira, o lateral-esquerdo Renê e os atacantes Vitinho e Pedro, que se machucou logo na quinta rodada, em sua segunda partida na temporada. Por conta disso, o atacante Gabriel Barbosa pediu para ser relacionado para a última partida, contra o Boavista, e foi o primeiro titular a fazer sua estreia no Campeonato Carioca. No entanto, o Flamengo acabou tropeçando diante do Boavista: empatou por 1 a 1 depois de perder muitas chances de balançar as redes, mas vale destacar a partida segura do goleiro Klever, que impediu gol de Gabriel e evitou que o artilheiro do estadual, Rodrigo Muniz, fosse às redes. De qualquer forma, o resultado serviu para levar o rubro-negro de volta à liderança do campeonato, mas, agora, com os mesmos 13 pontos do Volta Redonda. O Flamengo só ocupa a primeira posição da tabela por conta do saldo de gols, uma vez que ostenta o melhor ataque e a segunda melhor defesa deste Campeonato Carioca. Na próxima rodada, porém, Rogério Ceni faz sua estreia no comando e deve ir à campo com a equipe principal do rubro-negro, que, de acordo com os treinamentos do comandante, deve ser formada com: Diego Alves (ainda é dúvida – Hugo pode ser mantido); Mauricio Isla, William Arão (mantido na zaga pela ausência de Rodrigo Caio, que segue se recuperando de lesão), Gustavo Henrique e Filipe Luís; Diego, Gerson e Éverton Ribeiro; De Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. A vítima vai ser o Bangu (penúltimo colocado), na quarta-feira (31), às 21 horas (de Brasília).
Leia também:
City pode pagar R$ 163 milhões por jovem do Fluminense
Fluminense bate Boavista e segue 100% com Roger Machado
Roger Machado estreia pelo Fluminense com vitória no Fla-Flu