Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo e Galo favoritos. São Paulo x Fortaleza sem vantagem

Flamengo e Galo favoritos. São Paulo x Fortaleza sem vantagem  

Flamengo deve confirmar favoritismo contra o Grêmio e avançar às semifinais da Copa do Brasil para encarar o Athletico-PR, que eliminou o Santos.

Bruno Henrique comemora com Renato Gaúcho um dos gols que fez na goleada sobre o São Paulo pelo Brasileiro 2021
Flamengo do técnico Renato Gaúcho goleou o Grêmio na ida e tem enorme vantagem para volta no Maracanã (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Quartas de final da Copa do Brasil:

Às 21:30 (no horário de Brasília) desta quarta-feira (15), o Flamengo recebe o Grêmio no Maracanã em partida válida pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, com transmissão da Globo na TV aberta para a maior parte do país, e do SporTV para a TV fechada (além do canal Premiere em pay-per-view). O Rubro-Negro Carioca carrega uma vantagem considerável que foi conquistada na partida de ida, na Arena do Grêmio, onde os comandados de Renato Portaluppi venceram por 4 a 0. Agora, mesmo jogando em casa, o Flamengo pode até perder por 3 gols de diferença para o Grêmio que, ainda assim, se classifica para as semifinais para enfrentar o Athletico Paranaense, que nesta terça-feira (14) bateu o Santos na Vila Belmiro e, com isso, foi o primeiro time a confirmar a classificação. Vale lembrar que, na primeira partida do confronto entre gaúchos e cariocas, o Tricolor Gaúcho até conseguiu equilibrar as forças com o Rubro-Negro Carioca, mas, surpreendentemente, quando ficou com um jogador a mais (após a expulsão de Mauricio Isla no fim do primeiro tempo) foi que sofreu os 4 gols (todos na etapa complementar). Portanto, nem mesmo o mais esperançoso torcedor gremista acredita em uma reviravolta capaz de classificar o Tricolor de Porto Alegre, mas certamente espera que o time consiga, pelo menos, fazer uma partida tão competitiva quanto a do primeiro tempo da partida de ida. Já fora dos gramados o Grêmio travou uma batalha com o Flamengo, para que a partida desta quarta no Maracanã não tivesse a presença do público, mas perdeu mais uma vez. A partida de volta das quartas de final vai ser a primeira com público desde o início da pandemia, sendo liberado 35% da capacidade total do estádio. Dentro de campo, mesmo com a possibilidade de Renato Portaluppi poupar alguns jogadores mais desgastados e com a ausência certa de alguns jogadores importantes, como Filipe Luís, Diego, Arrascaeta e Bruno Henrique, a expectativa é de que o Flamengo não tenha grande dificuldade para confirmar a classificação. Do outro lado, Luiz Felipe Scolari também pode optar por preservar alguns de seus principais jogadores para focar em uma recuperação no Campeonato Brasileiro além dos desfalques certos de Vanderson (suspenso), Douglas Costa e Pedro Geromel (lesionados).

Após vitória fora de casa, Atlético Mineiro tem boas chances de confirmar classificação sobre o Fluminense

Invicto há 7 jogos, dos quais venceu 5, o Atlético Mineiro recebe o Fluminense no Mineirão às 19 horas (de Brasília) desta quarta-feira, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, que vai ser transmitida pelo SporTV na TV fechada. Vale destacar desde logo que a última derrota do Galo foi jogando fora de casa, de forma que, em seu território, a equipe comandada por Cuca não perde desde a 1ª rodada do Brasileirão, quase 4 meses atrás, quando foi derrotado pelo Fortaleza por 2 a 1. Esta vai ser a árdua missão do Fluminense para conseguir alcançar uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil: conseguir, pela primeira vez na temporada, vencer o Atlético Mineiro, em Minas Gerais, por pelo menos dois gols de diferença. Uma alternativa para a equipe que voltou a ser comandada por Marcão depois da demissão de Roger Machado (ocorrida no fim do mês passado, após eliminação da Libertadores) é vencer por 1 gol de diferença e levar a decisão para as penalidades. Se conseguisse alcançar tal feito, o Fluminense faria história, pois seria a primeira vez que conseguiria se classificar na Copa do Brasil após ter perdido a primeira partida em casa. No entanto, a missão é complicadíssima. Além do grande momento que vive o Atlético Mineiro, que tem em Hulk e Nacho Fernández suas maiores expectativas de gol (e, mais recentemente, em Diego Costa), o Fluminense se preocupa com sua própria situação. É verdade que, sem perder 5 rodadas no Brasileirão, o Tricolor Carioca venceu as últimas duas partidas que disputou, mas apenas em uma delas não foi vazado (e o Galo, como mencionado, ostenta um sistema ofensivo poderoso, que funciona principalmente quando a equipe joga em casa). Sendo assim, não há dúvidas de que a possível classificação do Fluminense seria uma grande surpresa.

Após empate no Morumbi, São Paulo e Fortaleza fazem confronto aberto na partida de volta das quartas de final

Entre todos os confrontos destas quartas de final, o único que não tem nenhum time com vantagem sobre o outro envolve o Tricolor Paulista e o Tricolor do Pici. O duelo de jovens técnicos argentinos terminou empatado na partida de ida, disputada no Morumbi. O São Paulo até conseguiu abrir dois gols de vantagem, duas vezes com Emiliano Rigoni, mas o Fortaleza conseguiu reagir rápido e levou um empate para a partida da volta, que acontece às 21:30 (do horário de Brasília) desta quarta-feira (15) na Arena Castelão, com transmissão da Globo para a TV aberta dos estados de São Paulo e do Ceará.

Além da vantagem de definir em casa, o Fortaleza vai poder contar com elenco completo, à exceção do zagueiro Marcelo Benevenuto e do meia Lucas Lima, que não foram inscritos na competição. O São Paulo, por sua vez, enfrenta os problemas extracampo com seu camisa 10 e até então capitão, Daniel Alves, que devem oficializar a rescisão contratual em breve. Como se não bastasse, o técnico Hernán Crespo também não vai contar, para a partida decisiva, que vale vaga nas semifinais da Copa do Brasil, com Marquinhos, Orejuela e William, machucados, além de Calleri e Gabriel, que não foram inscritos a tempo. No setor ofensivo, pelo menos, Crespo tem a disposição Eder, Rigoni, Luciano e Martin Benítez. Considerando o que aconteceu na partida no Maracanã, o São Paulo tem condições de vencer mesmo jogando fora de casa e alcançar a classificação, mas o técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, pode ter aprendido com os próprios erros e, assim, conseguir extrair do seu time o necessário para avançar na competição. Quem vencer enfrenta, nas semifinais, o vencedor do confronto entre Atlético Mineiro e Fluminense.

Deixe um comentário