Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo: confira um pouco da história do finalista da Liberta

Flamengo: confira um pouco da história do finalista da Liberta  

O time do Flamengo embarcou na quarta-feira (26/10) para disputar a final da Copa Libertadores, que será em Guayaquil, no Equador. Os torcedores que estão muito animados, seguiram o ônibus do time até o aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro.

O Clube de Regatas Flamengo, popularmente conhecido como Flamengo, não teve inicio no futebol e sim nas regatas de remo. Havia uma equipe que treinava com barco e esses remadores “brincavam” de jogar futebol com os amigos do Botafogo.

Em 1927, foi lançado um concurso pela Salutaris Água Mineral e Jornal do Brasil para selecionar “o clube mais popular do Brasil”. Os torcedores devem escrever o nome de seu time favorito em um rótulo de garrafa de água ou em um cupom impresso em um jornal e enviar as informações preenchidas para sua sede no Rio de Janeiro, Brasil. O vencedor levará para casa a aclamada Taça Salutaris e o “título” do clube mais popular do Brasil. Ao final da votação, o Flamenco venceu a polêmica ao somar 254.850 votos.

Atualmente, a Copa Salutaris é exibida com destaque na sala de troféus do Flamengo ao lado da Copa Libertadores e da Copa Intercontinental de 1981.

Outro fator que ajudou a espalhar a força do flamengo por todo o país foi a Segunda Guerra Mundial. Como o Brasil se posicionou como aliado dos Estados Unidos, os americanos construíram duas antenas de alta captação nas cidades de Natal-RN e Belém-PA para receber sinais de navios inimigos. Mas as mesmas antenas também permitem que os jogos sejam transmitidos por rádio para o norte e nordeste do país. 

Na época, o Rio de Janeiro era a capital do país, e a importância do que aconteceu no Rio de Janeiro era muito grande. Além disso, o rádio é o método mais utilizado de divulgação de notícias e, claro, transmissões esportivas. Dessa forma, no início da década de 1940, o esporte rubro-negro nos estados conquistou uma grande vitória, o que contribuiu para a popularidade do clube. 

Atualmente, pesquisas de diferentes entidades profissionais confirmam que o Rubro-Negro é o clube com maior torcida em nível estadual e nacional.

A partir de 1902, o remo começou a compartilhar uma preferência popular com o futebol. Com isso, os jogadores do time do Flamengo também se tornaram jogadores do time do Fluminense para acompanhar o futebol, e os jogadores do clube de Laranjeiras também vieram para os rubro-negro para acompanhar a regata. Esse exemplo é bem representado por Alberto Borgerth, que remava pelo Flamengo pela manhã e jogava pelo Fluminense à tarde.

Em 1911, porém, surgiram divisões no Fluminense, com muitos jogadores tricolores chegando ao rubro-negro, e em um comício em 8 de novembro de 1911 foi decidida a formação de um departamento de esportes terrestres, por Alberto Borgerth. Uma briga entre Osvaldo Gomez e muitos jogadores no primeiro turno do Fluminense foi a causa da discórdia. Inicialmente, foi concebido como um simples anexo ao Botafogo, mas como o alvinegro na época era um formidável concorrente do Tricolor Carioca, a ideia foi rapidamente abandonada.

O uniforme nem sempre foi preto e vermelho e sim azul e dourado em listas e essas cores eram para simbolizar o céu azul do Rio de Janeiro e o dourado para representar as riquezas do Brasil. definidas como azul e dourado simbolizando o céu do Rio de Janeiro e as riquezas do Brasil. No decorrer dos anos, o uniforme passou por algumas alterações, mas em 1916, a equipe de remo aceitou que o clube usasse o mesmo uniforme, então o uniforme tradicional com a camisa listrada vermelha e preta. 

Você sabia?

O Flamengo foi fundado em 1895, exatamente no dia 17 de novembro, porém esta data foi mudada por causa do feriado e então passou a ser no dia 15 deste mesmo mês. 

Outro fato interessante, foi que o clube não foi fundado por profissionais do futebol diretamente ou algum empresário viajado. Foi fundado por seis moradores comuns de um bairro que apenas queriam disputar remo com outros e assim nasceu o Grupo de regatas do Flamengo. Ou seja, antes de ser um time de futebol, primeiro foi um clube de remo.

Já o time de futebol foi criado por causa de uma briga com o Fluminense no ano de 1911, pois o atleta Alberto Borgerth remava no Flamengo e jogava no Fluminense e isso com certeza não estava dando muito certo. Foi então que ele propôs a criação de um time de futebol no clube do Flamengo.

Estádio

O nome oficial do estádio é Mario Filho, que sempre apoiou muito e em homenagem ao falecido jornalista pernambucano, irmão de Nelson Rodríguez, considerado o criador do Maracanã. O estádio já foi e ainda é palco de grandes partidas, campeonatos do futebol brasileiro e no mundial também, inclusive foi palco do milésimo gol do Pelé, algo realmente histórico. Já a  sede principal do Flamengo fica na Lagoa, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas.

Por outro lado, o nome popular vem do Rio Maracanã, que passa pela Tijuca, por São Cristóbal, pelo Estreito de Mangue e depois pela Baía de Guanabara. Na língua indígena tupi, maracanã significa “semelhante a um chocalho”.

No local em que o estádio foi construído existiam muitas aves que vinham do norte do país, as chamadas maracanã-guaçu. Após essa construção, o bairro Maracanã foi criado, mas originalmente faz parte da Tijuca, que é um bairro também. Sua capacidade total é de 78 838 espectadores, mas se contarmos com a lotação do gramado, esse número dobra ou até um pouco mais. Ao todo, foram 665 dias de obras. Na inauguração, teve um jogo amistoso entre Rio de Janeiro e São Paulo.

O mascote do time nem sempre foi o urubu. Mas vamos lá: é um personagem que tem muito a ver com o remo, por isso foi escolhido. Acreditem, era o marinheiro Popeye. A mudança para urubu aconteceu em 1969 para representar os torcedores negros e pessoas de baixa renda e ficou assim até hoje.

Flamengo fora do Brasil

Dia do Flamengo, em Orlando, Estados Unidos

Nos Estados Unidos, especificamente na cidade de Orlando na Flórida foi declarado “Dia do Clube de Regatas Flamengo” ou Flamengo Day. O anúncio aconteceu num evento onde foi inaugurada a primeira loja “de rua” do time no Shopping Orlando Crossings Mall, e não para por aí, existe a previsão de que mais 30 lojas físicas deverão ser inauguradas nos Estados Unidos.

O Flamengo já venceu 7 Campeonatos Brasileiros, um Mundial e duas Taças Libertadores da América.

Agora o time foi em busca de mais uma taça na Libertadores para sua coleção.

Deixe um comentário