Início » Esportes » Futebol Internacional » Final da Euro: Inglaterra tenta findar jejum de títulos contra Itália

Final da Euro: Inglaterra tenta findar jejum de títulos contra Itália  

A final da Euro de domingo (11) pode marcar o fim do maior jejum de títulos entre seleções campeãs mundiais. Essa é a missão da Inglaterra, contra a Itália. Curiosamente, no mesmo estádio de Wembley, onde os ingleses conquistaram a Copa de 1966, sua última glória.

troféu euro 2020
Será que acaba o jejum de títulos da Inglaterra ou dá Itália campeã europeia mais uma vez neste domingo? (Divulgação/Uefa Euro 2020)

São mais de meio século sem erguer uma taça. Para se ter uma ideia, desde então os adversários italianos ganharam uma Eurocopa (a única, em 1968) e duas Copas do Mundo (1982 e 2006).

Por sinal, o jogo de domingo será a primeira final de Euro da história da Inglaterra. Logo, uma decisão inédita do torneio.

Até então, a Inglaterra só havia conseguido ir a duas semifinais da competição europeias: em 1968 (o ano que a Itália foi campeã e os ingleses foram eliminados pela antiga Iugoslávia) e em 1996 (eliminada em casa pela Alemanha, que seria campeã).

E mesmo o último e único título da seleção principal inglesa, há 55 anos, foi com muita polêmica, por conta do terceiro gol contra a então Alemanha Ocidental (placar final foi 4 a 2), em bola que quicou sobre a linha e foi considerado gol.

Quis o destino que a Inglaterra fosse chegar à final da Euro 2020 graças a um lance bem polêmico, o do pênalti (a meu ver, mal marcado) em Sterling, na vitória por 2 a 1 sobre a Dinamarca, na dura provocação da semifinal da atual edição.

Mais curiosidades sobre Itália x Inglaterra

  • Inglaterra e Itália tiveram 27 confrontos em toda história, com dez vitórias italianas e oito inglesas, além de nove empates.
  • Ingleses marcaram mais gols no confronto: 33, contra 31 da Itália.
  • Considerando apenas Copa do Mundo, Eurocopa e Eliminatórias para Mundiais, a Itália jamais perdeu para a Inglaterra. Em oito confrontos, foram dois triunfos italianos em Copas, uma vitória e um empate (vencendo nos penais) na Euro, e três vitórias da Azzurra e um empate por Eliminatórias.
  • Italianos tem pequena vantagem nos poucos enfrentamentos que tiveram na Euro, com uma vitória (1 a 0, na fase de grupos de 1980) e um empate (0 a 0 nas quartas de 2012, com a Azzurra vencendo nos pênaltis por 4 a 2).
  • Jogando em casa, em Wembley, a seleção inglesa só ganhou uma única vez dos italianos (2 a 0, pelas Eliminatórias para a Copa de 1978). Nos outros quatro duelos, ocorreram três empates e uma vitória italiana, também pelas Eliminatórias para um Mundial, o de 1998 (1 a 0).

Final da Euro Itália x Inglaterra

Quando: domingo (11), às 16h (de Brasília), no estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra

Onde assistir: Globo e SporTV

Arbitragem de campo: Björn Kuipers apita, auxiliado por Sander van Roekel e Erwin Zeinstra, todos holandeses

VAR: alemão Bastian Dankert

Leia também:

Globo terá embaixadora do Betmotion Cristiane na Olimpíada

Tóquio 2020: torneio de futebol começa na madrugada do dia 21

Quem é o argentino Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza

 

Deixe um comentário