A final da Euro de domingo (11) pode marcar o fim do maior jejum de títulos entre seleções campeãs mundiais. Essa é a missão da Inglaterra, contra a Itália. Curiosamente, no mesmo estádio de Wembley, onde os ingleses conquistaram a Copa de 1966, sua última glória.
São mais de meio século sem erguer uma taça. Para se ter uma ideia, desde então os adversários italianos ganharam uma Eurocopa (a única, em 1968) e duas Copas do Mundo (1982 e 2006).
Por sinal, o jogo de domingo será a primeira final de Euro da história da Inglaterra. Logo, uma decisão inédita do torneio.
Até então, a Inglaterra só havia conseguido ir a duas semifinais da competição europeias: em 1968 (o ano que a Itália foi campeã e os ingleses foram eliminados pela antiga Iugoslávia) e em 1996 (eliminada em casa pela Alemanha, que seria campeã).
E mesmo o último e único título da seleção principal inglesa, há 55 anos, foi com muita polêmica, por conta do terceiro gol contra a então Alemanha Ocidental (placar final foi 4 a 2), em bola que quicou sobre a linha e foi considerado gol.
Quis o destino que a Inglaterra fosse chegar à final da Euro 2020 graças a um lance bem polêmico, o do pênalti (a meu ver, mal marcado) em Sterling, na vitória por 2 a 1 sobre a Dinamarca, na dura provocação da semifinal da atual edição.
Mais curiosidades sobre Itália x Inglaterra
Wembley… qualche anno fa! 🇮🇹🏴 #TBT pic.twitter.com/FM3u1dJH8G
— Giorgio Chiellini (@chiellini) July 8, 2021
- Inglaterra e Itália tiveram 27 confrontos em toda história, com dez vitórias italianas e oito inglesas, além de nove empates.
- Ingleses marcaram mais gols no confronto: 33, contra 31 da Itália.
- Considerando apenas Copa do Mundo, Eurocopa e Eliminatórias para Mundiais, a Itália jamais perdeu para a Inglaterra. Em oito confrontos, foram dois triunfos italianos em Copas, uma vitória e um empate (vencendo nos penais) na Euro, e três vitórias da Azzurra e um empate por Eliminatórias.
- Italianos tem pequena vantagem nos poucos enfrentamentos que tiveram na Euro, com uma vitória (1 a 0, na fase de grupos de 1980) e um empate (0 a 0 nas quartas de 2012, com a Azzurra vencendo nos pênaltis por 4 a 2).
- Jogando em casa, em Wembley, a seleção inglesa só ganhou uma única vez dos italianos (2 a 0, pelas Eliminatórias para a Copa de 1978). Nos outros quatro duelos, ocorreram três empates e uma vitória italiana, também pelas Eliminatórias para um Mundial, o de 1998 (1 a 0).
Final da Euro Itália x Inglaterra
🏆 #EURO2020-Finale:
🇮🇹 @Vivo_Azzurro 🆚 @England 🏴
🗓 11 Juli 2021 – @wembleystadium 🏟#ITAENG | #ITA | #ENG pic.twitter.com/E94QPnv6rp— UEFA EURO 2024 DE (@EURO2024DE) July 7, 2021
Quando: domingo (11), às 16h (de Brasília), no estádio de Wembley, em Londres, Inglaterra
Onde assistir: Globo e SporTV
Arbitragem de campo: Björn Kuipers apita, auxiliado por Sander van Roekel e Erwin Zeinstra, todos holandeses
VAR: alemão Bastian Dankert
Leia também:
Globo terá embaixadora do Betmotion Cristiane na Olimpíada
Tóquio 2020: torneio de futebol começa na madrugada do dia 21
Quem é o argentino Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza