Início » Colunas » Coluna do Verchai » Fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa

Fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa  

Sorteio da Liga dos Campeões define duelos entre PSG x City e Bayern x Barça e grupo com 4 campeões europeus

Leia mais aqui:
Champions: PSG de Messi vai para grupo do City de Guardiola

trofeu e medalhas champions 2020-2021
(Divulgação/Uefa Champions League)

Os play-offs da Liga dos Campeões definiram os últimos classificados para a fase de grupos, com os últimos jogos sendo disputados na última terça (24) e quarta-feira (25). Benfica, Shakhtar Donetsk, RB Salzburg, Sheriff, Malmö e Young Boys confirmaram suas classificações depois da disputa das Qualificatórias para a Liga dos Campeões (que terminam com o chamado play-off) e, já nesta quinta-feira (26), a UEFA realizou o sorteio que definiu os grupos da primeira fase, e muitos clubes poderosos da Europa vão medir forças desde logo. Mais uma vez o time do momento, Paris Saint-Germain, foi um dos destaques, ficando junto com Manchester City e RB Leipzig (além de Club Brugge) no grupo A. E se o grupo A já esquentou os ânimos dos fãs do futebol europeu, o grupo B não deixou por menos: ficou com Atlético de Madrid (3 vezes campeão da Liga Europa e 3 vezes finalista da Liga dos Campeões), Liverpool (6 vezes campeão da UCL), Porto (2 vezes campeão da UCL) e Milan (7 vezes campeão da UCL). E não parou por aí. O maior campeão da UCL, o Real Madrid (13 títulos), caiu no grupo D, junto com a Internazionale de Milão (3 vezes campeã) e o Shakhtar Donetsk, além do Sheriff. Por fim, temos como especial também o grupo E, onde estão o Bayern de Munique, o Barcelona, o Benfica e o Dínamo de Kiev, que é o atual campeão ucraniano. A fase de grupos começa nos dias 14 e 15 de setembro.

Confira uma análise dos grupos A a D:

Grupo A: Manchester City, Paris Saint-Germain, RB Leipzig e Club Brugge

Este não deve ser um grupo de grandes surpresas, tendo em vista o amplo favoritismo de Manchester City e Paris Saint-Germain, duas duas equipes que mais investiram no mercado de transferências nos últimos anos (talvez apenas o Chelsea tenha gastado valores equivalentes ao destes dois). Ambos, inclusive, ainda estão pensando em dar suas últimas cartadas na atual janela de transferências, que se encerra no último dia (31) deste mês. No entanto, o RB Leipzig, que é o atual vice-campeão alemão, vai tentar beliscar uma destas vagas no mata-mata, para manter o rendimento das últimas duas temporadas na principal competição de clubes da Europa. O Club Brugge, por sua vez, atual bicampeão belga, dificilmente vai conseguir evitar a última posição do grupo A, mas pode sim tirar pontos importantes de pelo menos um dos outros 3 que vão brigar pela classificação ao mata-mata.

Grupo B: Atlético de Madrid, Liverpool, Porto e Milan

Assim como no primeiro, este grupo tem os dois favoritos para avançarem às oitavas de final da Liga dos Campeões. Atlético de Madrid e Liverpool largam na frente de Porto e Milan pelo retrospecto recente das equipes. O time da capital da Espanha ostenta uma tradição que se fortificou nos últimos anos, sob o comando de Diego Simeone, o que permitiu que o clube investisse ainda mais em reforços, de forma que chega cada vez mais competitivo para as competições que disputa. Algo semelhante ao que vive o Liverpool, que se organizou administrativamente e cresceu sob o comando de Jürgen Klopp, o que possibilitou a chegada de mais reforços. No entanto, diferentemente dos Colchoneros, os Reds ostentam um elenco mais experiente e consolidado, tanto no cenário nacional como internacional, apesar de ter passado por um período conturbado na última temporada, tendo ficado apenas com a 3ª posição da Premier League e parado nas quartas de final da Liga dos Campeões. Por outro lado, é importante ressaltar a história de Porto e Milan, que são dois campeões europeus que já marcaram história. O Porto se mantém com uma base muito competitiva praticamente em todas as temporadas, apesar de já não estar entre os gigantes da Europa há algum tempo. O Milan, por sua vez, tem ainda mais tradição no cenário europeu do que Atlético de Madrid, Porto e até mesmo Liverpool, mas vem tentando se reestabelecer como um gigante italiano, tendo ficado com o vice-campeonato nacional na última temporada.

Grupo C: Sporting, Borussia Dortmund, Ajax e Besiktas

Este é um grupo que envolve um maior equilíbrio entre as equipes. O Borussia Dortmund, que ostenta uma boa tradição e que nos últimos anos raramente ficou fora do mata-mata da Liga dos Campeões, é visto como favorito para avançar de fase, inclusive liderando o grupo C, mas está longe de ostentar um amplo favoritismo. Muito pelo contrário. Não vai ser grande surpresa se Sporting e Ajax conseguirem avançar para as oitavas de final. O Sporting não tem um longo histórico na competição, mas é o atual campeão português e está invicto nesta temporada (venceu as 3 partidas que fez pela atual edição da Liga Portuguesa). O Ajax, por sua vez, vem de um tricampeonato holandês sob o comando de Erik ten Hag e espera voltar a alçar voos mais altos no cenário europeu. Mesmo assim, vai ser difícil deixar o Borussia Dortmund de fora das oitavas de final, principalmente por estar mais acostumado com a Liga dos Campeões e contar com o “cometa” Haaland, que foi artilheiro da última edição mesmo com o clube alemão parando nas quartas de final.

Grupo D: Real Madrid, Internazionale, Shakhtar e Sheriff

Mais uma vez Real Madrid, Inter de Milão e Shakhtar Donetsk vão estar no mesmo grupo da Liga dos Campeões e, mais uma vez, o maior campeão da competição não deve ficar fora da zona de classificação para as oitavas de final. A disputa certamente vai estar entre Inter e Shakhtar, tendo em vista a dificuldade que o atual campeão moldavo, o Sheriff, provavelmente vai ter para somar pontos. Na última temporada, ambos (Inter e Shakhtar) perderam a vaga para o Borussia Mönchengladbach (que avançou junto com o Real Madrid, deixando o Shakhtar com vaga na Liga Europa e a Inter na última posição. Naquela oportunidade, porém, a Inter se concentrava muito mais no campeonato nacional, visando acabar com a hegemonia da Juventus, como fez.

Deixe um comentário