Início » Colunas » Coluna do Verchai » Existe crise após título?

Existe crise após título?  

Hernán Crespo acabou com seca de quase 9 anos, mas decepciona no Campeonato Brasileiro e passa por primeira turbulência no comando do São Paulo.

Hernán Crespo treinador do São Paulo jogo contra o 4 de Julho por Copa do Brasil 2021
Técnico Hernan Crespo durante derrota para o 4 de Julho, no Piauí, pela Copa do Brasil (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Na última quarta-feira (23), o São Paulo recebeu o Cuiabá no Morumbi em partida válida pela sexta rodada do Brasileirão esperando alcançar a primeira vitória no campeonato, mas acabou empatando em 2 a 2. Com o resultado diante de uma equipe estreante na Série A do Campeonato Brasileiro, o São Paulo foi para três pontos, dos dezoito disputados, e preocupa os torcedores por aparecer na 18ª posição neste momento (ou seja, ocupa um lugar na zona de rebaixamento). Vale lembrar que o São Paulo estreou empatando sem gols com o Fluminense, no Morumbi, e perdeu para o Atlético Goianiense, fora de casa, na rodada seguinte; foi derrotado pelo Atlético Mineiro em Belo Horizonte na sequência e só conseguiu marcar o primeiro gol enfrentando a Chapecoense em casa, na quarta rodada, na partida que terminou empatada por 1 a 1. Finalmente, após uma derrota por 2 a 0 na Vila Belmiro, em clássico com o Santos, veio o empate por 2 a 2 com o Cuiabá, que deixa os torcedores são paulinos preocupados com a possibilidade de a equipe não ter chances de buscar uma boa colocação até as últimas rodadas, principalmente porque os próximos jogos serão ainda mais complicados que os primeiros. O técnico Hernán Crespo, que, vale destacar, dá aula de elegância em suas entrevistas, assumiu total responsabilidade pelo rendimento neste início de Campeonato Brasileiro em entrevista coletiva concedida após o último empate. No entanto, os torcedores são paulinos ainda demonstram uma boa compreensão sobre o atual momento, e a diretoria tricolor garante que o trabalho ainda está alinhado com o planejamento feito no início da temporada. Tanto é que o próprio presidente do São Paulo, Julio Casares, fez questão de reforçar o pensamento com um post em sua própria rede social, dizendo: “Apoio, união e foco no trabalho. Assim superaremos as adversidades. Sabíamos que na reorganização financeira do clube e na maratona de jogos, enfrentaríamos vários momentos difíceis”. E não se pode deixar de lado todos estes fatores, com especial para a maratona de jogos, que tem sido fundamental na desestruturação da equipe de Crespo, tanto em razão da falta de treinos como pela perda de jogadores importantes (seja por lesão ou mesmo desgaste).

Análise do desempenho do São Paulo:

O próximo compromisso de Hernán Crespo e seus comandados acontece já no próximo domingo (27), às 20:30 (horário de Brasília), contra o Ceará, na Arena Castelão, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo se tratando de uma partida difícil fora de casa, o São Paulo vai para o confronto com a expectativa de conseguir a primeira vitória, somar os três pontos e dizer adeus ao Z-4. Para tanto, o tricolor paulista vai poder contar com Martín Benítez, que já foi titular na última partida, e Daniel Alves, que também retornou no jogo contra o Cuiabá, entrando no segundo tempo. O lateral pouco conseguiu fazer para ajudar o São Paulo a conquistar a vitória, mas o argentino foi muito bem, principalmente no primeiro tempo, quando abriu o placar na partida da última quarta-feira com um belo gol em jogada ensaiada (conforme afirmou o próprio jogador em entrevista pós-jogo). No entanto, em uma bola mal cortada pela defesa são paulina após cruzamento, Rafael Gava recebeu de Marllon na entrada da área e marcou um golaço para deixar tudo igual no placar. Ficou evidente a tensão da equipe são paulina depois do empate e durante praticamente toda a partida. Foi assim que, em um contra-ataque que surgiu de um corte bem feito pela defesa mato-grossense, Rafael Gava voltou a aparecer, desta vez acertando um cruzamento na medida para Élton, de peixinho, colocar o Cuiabá na frente do placar. Mas nem tudo foi um desastre para o São Paulo. Logo depois que ficou atrás no placar, o tricolor conseguiu fazer uma blitz sobre o Cuiabá, que recuou demais e possibilitou que Diego Costa acertasse um belo passe para Emiliano Rigoni na ponta direita: o argentino acertou um belo cruzamento para Gabriel Sara testar firme pro fundo da rede. Por outro lado, tendo um segundo tempo inteiro para virar e somar os três pontos em casa, o São Paulo pressionou, mas parou em um chute na trave de Vitor Bueno, após lançamento longo de Lizieiro.

Hernán Crespo vai conseguir fazer o São Paulo deslanchar no Campeonato Brasileiro?

A grande preocupação dos torcedores são paulinos certamente é a de se o técnico argentino vai conseguir lidar com a pressão das competições de mata-mata (Libertadores e Copa do Brasil) em meio a pressão que naturalmente é a disputa de cada rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo após cada vitória, a expectativa é de que a equipe some mais três pontos na rodada seguinte para ganhar uma classificação melhor na tabela ou mesmo abrir vantagem para os que estão mais atrás. Neste momento, a preocupação do São Paulo é com a zona de rebaixamento, o que é uma grande surpresa para os fãs do futebol brasileiro. Isso porque a equipe de nomes como Daniel Alves e, mais recentemente, Miranda, foi campeã do Campeonato Paulista, que é o estadual com mais clubes na Série A (consequentemente, o mais disputado). O tricolor sobrou na competição estadual, acabou com uma seca de quase nove anos sem título e colocou as expectativas dos torcedores lá no alto para o início do Campeonato Brasileiro, mas a realidade é dura nesta altura do campeonato. A equipe parece estar abatida pelos resultados ruins que começaram a aparecer pela primeira vez desde que Crespo assumiu o comando. Mas vale ressaltar que tudo pode mudar se o São Paulo conseguir somar os três pontos diante do Ceará na próxima rodada e, principalmente, se decolar na tabela de classificação vencendo o Corinthians na partida seguinte, válida pela oitava rodada do Brasileirão. Portanto, desde que coloque os nervos no lugar, Hernán Crespo e seus comandados podem voltar a sonhar nas próximas rodadas.

Deixe um comentário