Início » Colunas » Coluna do Verchai » Campeonato Brasileiro esquenta na reta final

Campeonato Brasileiro esquenta na reta final  

São Paulo chega ao terceiro jogo sem vitória, mas empate fora de casa mantém liderança

A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro iniciou na última sexta-feira (15), com o empate em 1 a 1 entre Palmeiras (6º colocado com 48 pontos e duas partidas a menos) e Grêmio (4º colocado com 50 pontos). No sábado (16), o Fluminense se manteve na 7ª posição ao vencer o Sport (14º) em casa, e o Coritiba deixou a lanterna do campeonato com vitória sobre o Vasco da Gama em pleno São Januário, mas segue a sete pontos de deixar a zona de rebaixamento, enquanto o cruz-maltino ainda respira na 15ª colocação. Neste domingo (17), finalmente, o líder São Paulo entrou em campo, diante do Athletico Paranaense na Arena da Baixada, em Curitiba. Se recuperando de um início ruim de temporada, relacionado a perda constante de peças importantes para o funcionamento da equipe, o Furacão fez jogo duro diante do São Paulo em seus domínios, se fechou muito bem no campo de defesa e explorou os contra-ataques para levar perigo à meta de Tiago Volpi. Mas foi quando Gabriel Sara voltou até o meio de campo para buscar o jogo que as coisas se complicaram ainda mais para o São Paulo: Nikão avançou em contra-ataque e jogou na frente para a passagem de Carlos Eduardo, que cruzou de primeira para o artilheiro Renato Kayzer aproveitar o cruzamento na segunda trave. Com o nó tático sofrido no primeiro tempo, Fernando Diniz voltou para a etapa final decidido a mudar a história do jogo: o zagueiro Bruno Alves saiu para a entrada do meia-atacante Vitor Bueno. Com a troca, o São Paulo passou a ser mais efetivo em suas jogadas ofensivas e não demorou para chegar ao empate. Em uma das chegadas pelo lado direito, Tchê Tchê recebeu de Igor Gomes na entrada da área, ajeitou para a perna esquerda para finalizar e contou com leve desvio na marcação para deixar tudo igual no placar, com direito a desabafo junto aos companheiros na comemoração. A partida ficou mais equilibrada depois do empate, com chances para os dois lados, mas terminou mesmo em 1 a 1, placar que acabou garantindo a permanência do tricolor paulista na liderança do Campeonato Brasileiro.

Internacional vence e cola no líder: diferença agora é de um ponto

em destaque atletas do Inter com técnico Abel Braga, no jogo contra o Fortaleza
Jogadores do Inter com o técnico Abel Braga, na vitória sobre o Fortaleza, pelo Brasileirão (Divulgação: Internacional)

Também neste domingo, o Internacional recebeu o Fortaleza no Beira-Rio e não teve facilidade para somar os três pontos que o aproximaram do líder São Paulo. O início, na verdade, foi bastante animador. Yuri Alberto abriu o placar logo aos 4 minutos do primeiro tempo e ainda aos 10 Rodrigo Dourado subiu mais que todo mundo na área para completar cruzamento de Moisés pro fundo do gol, fazendo 2 a 0 para o Internacional. No entanto, por um pênalti bobo de Caio Vidal, Wellington Paulista diminuiu para o Fortaleza ainda aos 14 minutos do primeiro tempo. Mas o Internacional seguiu melhor na partida e só não aumentou a vantagem ainda no primeiro tempo porque Víctor Cuesta parou no travessão na melhor chance do colorado, em cobrança de falta. Tudo indicava que o Inter não teria problemas para confirmar a vitória no segundo tempo, principalmente porque a equipe voltou pressionando depois do intervalo. Em um cochilo, porém, a defesa do Internacional colocou tudo a perder aos 11 minutos, quando Víctor Cuesta cortou mal e a bola sobrou na área para Romarinho, que acertou um belo chute e deixou tudo igual no placar. O Fortaleza se animou com o gol e quase chegou à virada, mas David desperdiçou a melhor chance, quando saiu cara a cara com Marcelo Lomba e mandou pra fora. Na resposta, Patrick Bezerra fez o que quis pra cima da defesa do Fortaleza, pela ponta esquerda de ataque, invadiu a área e rolou para Peglow marcar o gol da virada colorada. O Inter ainda marcou mais um, gol contra de Carlinhos, e saiu de campo com uma vitória quase tranquila sobre o Fortaleza, por 4 a 2. O resultado levou o Internacional aos 56 pontos, em 30 rodadas, ficando apenas um ponto atrás do líder, São Paulo, que soma 57. Na 3ª posição, com 53 pontos, está o Atlético Mineiro, que venceu o Atlético Goianiense neste domingo, por 3 a 1, e ainda pode colar no Internacional por ter uma partida a menos (pela 28ª rodada, em casa, contra o Santos). O Grêmio vem na 4ª posição neste momento, com 50 pontos (7 atrás do líder), mas ainda pode ser ultrapassado pelo Flamengo, que joga contra o Goiás nesta segunda-feira (18), fora de casa, e pode alcançar os 52 pontos em caso de vitória.

Santos segue firme na parte de cima da tabela

No mesmo horário da partida entre Athletico Paranaense e São Paulo, o Santos recebeu o Botafogo na Vila Belmiro, venceu o terceiro jogo consecutivo (2 pelo Brasileirão) e voltou a se aproximar do G6. A vitória começou com um golaço de Soteldo de voleio, logo aos três minutos do primeiro tempo. E tudo caminhava bem para o Peixe, até que minutos antes do intervalo, Laercio cometeu pênalti em Matheus Babi e, na cobrança, Pedro Raul empatou para o Botafogo. Só que o Santos voltou do intervalo ainda mais determinado a vencer: Kaio Jorge levou perigo da entrada da área e Marinho parou no travessão e em grande defesa de Diego em duas oportunidades em cobrança de falta. O tempo foi passando e parecia que o Santos teria dificuldade em encontrar o gol da vitória, então Cuca mais uma vez recorreu às categorias de base e entrou com Bruno Henrique Marques, de 21 anos. Pouco depois de entrar, o jovem de 1,93m de altura forçou Diego a fazer grande defesa e, aos 37’, aproveitou cruzamento de Soteldo para fazer o gol da vitória do Santos, que chegou aos 45 pontos, retomou a 8ª posição e diminuiu para três a diferença do Palmeiras (6º colocado). O alviverde faz clássico com o Corinthians no Allianz Parque nesta segunda-feira (18), às 19 horas, em partida atrasada da 28ª rodada. O Timão precisa da vitória para alcançar o mesmo número de pontos do Santos e ultrapassar o Peixe na tabela de classificação pelo saldo de gols, enquanto o Palmeiras quer a vitória para colar de vez no G4 e até começar a sonhar com o título. Quanto ao Botafogo, que até chegou a balançar as redes no fim do jogo contra o Santos, mas teve o gol anulado por impedimento e não conseguiu evitar a quarta derrota consecutiva, agora ocupa a última posição da tabela de classificação, estando 9 pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Deixe um comentário