Início » Colunas » Coluna do Verchai » EUA serão sede do Mundial de Clubes em 2025

EUA serão sede do Mundial de Clubes em 2025  

Os Estados Unidos da América receberão o Mundial de Clubes de 2025, o evento antecede a Copa do Mundo de 2026, em uma competição expandida para os principais clubes do mundo. Com a participação de 32 equipes, o Mundial de Clubes de 2025 promete entregar o melhor do futebol do planeta, pelo menos essa é a expectativa da FIFA.

destaque fifa club world cup divulgacao site da fifa
destaque fifa club world cup divulgacao site da fifa

 O novo formato do Mundial de Clubes

No atual formato do Mundial de Clubes, realizado anualmente desde 2005, apenas sete clubes, representando cada continente, competem pelo título. No entanto, a FIFA decidiu ampliar a competição, incluindo agora os melhores clubes do mundo.

Com a nova configuração, o torneio contará com 32 equipes e uma das mudanças mais notáveis é a inclusão das 12 melhores equipes europeias, com base em seu desempenho na Liga dos Campeões. Clubes renomados, como Chelsea, Real Madrid e Manchester City, estão entre os participantes garantidos.

Dentro desse novo formato o Mundial de Clubes será de fato mais atrativo pelos diversos confrontos, mas considerando é fato também que as chances de haver um campeão de fora do continente europeu são ainda menores, o que vem gerando muita discussão sobre o novo formato.

Classificação dos clubes do restante do mundo

Além das equipes europeias, clubes de outras partes do mundo também terão a oportunidade de se classificar para o Mundial de Clubes de 2025. Através dos campeonatos continentais de clubes, times do México, Brasil, Arábia Saudita e outros lugares já garantiram suas vagas, enquanto mais da metade das vagas ainda estão em aberto.

Os critérios de classificação variam de acordo com cada confederação. Na América do Sul, por exemplo, os campeões da Copa Libertadores garantem uma vaga direta, como é o caso de Palmeiras e Flamengo. Da mesma forma, campeões continentais da Ásia, África, América do Norte e Central, Caribe e Oceania também terão seu lugar assegurado no torneio.

A expectativa da competição e o calendário de jogos

Apesar de ainda não termos detalhes sobre as cidades-sede e o formato exato do torneio, a expectativa é que o Mundial de Clubes de 2025 seja realizado nos meses de junho e julho. Essa é uma época propícia para atrair a atenção do público, pois coincide com as férias de verão em muitos países.

A competição será disputada ao longo de várias semanas, com jogos emocionantes e confrontos entre os melhores clubes do mundo. No entanto, há muitas preocupações acerca do calendário e sobre como a competição vai ocorrer no fim da temporada europeia e no meio da temporada Sul-Americana, por exemplo, questões que serão respondidas quando o mundial ocorrer.

A predominância dos clubes europeus e a ampliação da Liga dos Campeões

Historicamente, os clubes europeus têm se destacado nas competições internacionais de clubes. No atual formato do Mundial de Clubes, eles quase sempre saem vitoriosos. Com a inclusão de 12 equipes europeias no novo formato, é provável que essa tendência continue. Isso pode levar a uma competição que se assemelha a uma versão ampliada da Liga dos Campeões da Europa, com as equipes do continente dominando o torneio.

Essa predominância levanta questões sobre a relevância do Mundial de Clubes como uma competição independente. Alguns críticos argumentam que a nova configuração pode transformá-lo em um mero complemento da Liga dos Campeões. Por outro lado, defensores do torneio afirmam que a competição oferece uma oportunidade única para que clubes de outras partes do mundo possam desafiar os poderosos clubes europeus e conquistar reconhecimento global.

Reações à expansão do torneio

A UEFA, o órgão regulador do futebol europeu, e algumas das principais equipes de clubes têm expressado reservas em relação à expansão do Mundial de Clubes. A preocupação reside na possibilidade de sobrecarregar os jogadores com um calendário de jogos quase o ano todo, além de um potencial desvalorização da Liga dos Campeões.

No entanto, o presidente-executivo da US Soccer, JT Batson, expressou animação em relação ao próximo evento. A oportunidade de sediar uma competição desse porte trará visibilidade ao futebol nos Estados Unidos e fortalecerá o desenvolvimento do esporte no país.

Definição das vagas para os clubes participantes

A distribuição das vagas para o Mundial de Clubes de 2025 segue critérios específicos estabelecidos pela FIFA. A UEFA terá direito a 12 clubes participantes, com base no desempenho na Liga dos Campeões entre 2020/21 e 2023/24. Além disso, seis clubes da CONMEBOL (América do Sul), quatro da AFC (Ásia), quatro da CAF (África), quatro da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), um da OFC (Oceania) e um do país-sede completarão o quadro de 32 participantes.

Clubes já classificados e as vagas ainda em disputa

Até o momento, alguns clubes já garantiram suas vagas no Mundial de Clubes de 2025. Na Europa, Chelsea, Real Madrid e Manchester City já estão qualificados como campeões da Liga dos Campeões em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. Na América do Sul, Palmeiras e Flamengo asseguraram suas vagas como campeões da Copa Libertadores em 2021 e 2022. Al-Hilal e Urawa Red Diamonds representarão a Ásia, enquanto Al Ahly e Wydad Casablanca estarão presentes em nome da África. Monterrey e Seattle Sounders garantiram suas vagas pela Concacaf.

As vagas restantes serão preenchidas por clubes que se classificarão por meio de competições continentais nos próximos anos.

FIFA e o sonho de um Mundial de Clubes de destaque

Há muito tempo a FIFA sonha em criar um campeonato mundial para clubes que possa rivalizar com os grandes eventos internacionais de seleções. Houve até mesmo uma tentativa anterior de organizar um torneio com 24 equipes na China, mas o projeto foi descartado, em parte, devido à pandemia.

Com a escolha dos Estados Unidos como sede do Mundial de Clubes de 2025, a FIFA busca alcançar esse objetivo. A infraestrutura esportiva de qualidade e o grande interesse pelo futebol no país tornam os Estados Unidos o local ideal para dar início a essa competição global. Além disso, o evento servirá como um teste importante para a Copa do Mundo de 2026, que será co-organizada pelos Estados Unidos, Canadá e México.

Siga o Betmotion nas redes sociais

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Telegram

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário