A terceira rodada das Eliminatórias da Europa à Copa do Mundo de 2022, no Catar já começa nesta terça-feira, com os jogos dos grupos A, E, G e H.
A competição iniciou na última quarta-feira (24) e teve a segunda rodada disputada no fim de semana.
Apenas os líderes de cada grupo vão garantir um lugar direto na Copa, mas os vice-líderes ainda vão ter a chance de duelar, junto com outras duas seleções europeias (“repescadas” da UEFA Nations League), pelas últimas três vagas na principal competição de futebol do mundo em uma competição de mata-mata, dividida em duas fases e com jogos únicos entre os desafiantes.
Se a fase de grupos destas Eliminatórias da UEFA terminasse agora, na segunda rodada, teríamos surpresas em todos os grupos que entram em campo amanhã (30), pela terceira rodada.
A Sérvia lidera o grupo A, a República Tcheca o grupo E, a Turquia o grupo G e a Rússia o grupo H. Com isso, seleções como Portugal (A) e Bélgica (E) teriam de disputar a repescagem para tentarem uma vaga na Copa do Mundo.
Holanda (G) e Croácia (H), por sua vez, já estariam fora, pois aparecem apenas na terceira posição de seus grupos. Isso porque a Holanda perdeu de forma vexatória para a Turquia na primeira rodada, e a Croácia foi surpreendida Eslovênia.
Já Portugal e Bélgica seguem invictos na competição, mas computam uma vitória e um empate e ficam atrás de suas concorrentes na luta pela liderança no saldo de gols.
Grupo A:
Teve polêmica forte na partida entre Sérvia e Portugal, válida pela segunda rodada destas Eliminatórias. Depois de ambas as seleções terem vencido na estreia, buscavam a liderança do grupo em um confronto direto que começou com um show de Portugal.
A seleção lusa estava muito forte com as descidas de Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo pelo lado direito do campo e foi em um cruzamento do jogador do Manchester City, após receber passe do camisa 7, que Diogo Jota abriu o placar do jogo. Ainda no primeiro tempo, em outra jogada que começou com a dupla Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva, o lateral-direito Cédric Soares recebeu com liberdade na ponta esquerda e cruzou no capricho para Diogo Jota fazer o segundo dele e da Seleção Portuguesa.
Tudo caminhava tranquilamente bem para Portugal, até que, em uma desatenção da defesa logo no primeiro minuto do segundo tempo, Aleksandar Mitrovic descontou para a Sérvia, que cresceu na partida com o gol e chegou ao empate poucos minutos depois, em um contra-ataque magistral que terminou com assistência de Nemanja Radonjic e gol de Filip Kostic.
Nos acréscimos da etapa final que a polêmica começou: Milenkovic entrou com a sola em Renato Sanches e foi expulso. Até aí, lance de jogo, tudo certo. Só que, na cobrança da falta, Cristiano Ronaldo ganhou do zagueiro e do goleiro, mandou para o gol e, achando que a bola entrou, saiu comemorando, mas a partida seguiu.
O jogo só parou quando o árbitro interveio para dar cartão amarelo ao camisa 7 português, que reclamou de forma exagerada com o árbitro auxiliar.
Não há checagem de vídeo nestas Eliminatórias e tampouco os sensores tecnológicos que alertam o árbitro ultrapassa a linha. Portanto, nada foi dado, além do cartão amarelo a Ronaldo, e a partida acabou empatada, para a revolta do português, que inclusive se manifestou nas redes sociais: “Há momentos difíceis de se lidar, principalmente quando sentimos que uma nação inteira está sendo prejudicada” escreveu o atacante.
Agora, com os mesmos quatro pontos da Sérvia e atrás na tabela do grupo A pelo saldo de gols, Portugal vai precisar reagir diante de Luxemburgo, fora de casa, em partida que acontece nesta terça-feira (30), às 15:45 (horário de Brasília), com transmissão da TNT em TV fechada.
Luxemburgo venceu a única partida que fez até aqui, contra a República da Irlanda, a qual já havia sido derrotada pela Sérvia na primeira rodada. A líder Sérvia, por sua vez, enfrenta o Azerbaijão fora de casa, às 13 horas desta terça, com transmissão exclusiva do Estádio TNT Sports via serviço de streaming.
Grupo E:
Este grupo dificilmente não vai terminar com a Bélgica na liderança, mas a missão está se mostrando um pouco mais complicada do que era imaginado.
A seleção belga, que conta com estrelas como Romelu Lukaku, da Internazionale, e Kevin de Bruyne, do Manchester City, estreou com vitória tranquila sobre a boa seleção galesa, por 3 a 1, mas depois não foi além de um empate por 1 a 1 com a República Tcheca na última rodada.
A modesta seleção tcheca, que tem o meia Tomás Soucek (do West Ham) e o goleiro Tomás Vaclík (do Sevilla) como seus principais nomes, fez um primeiro tempo bastante equilibrado com a Bélgica e saiu na frente logo nos primeiros minutos do segundo tempo, com um belo gol de Lukás Provod (atacante do Slavia Praga) em chute da entrada da área.
A Bélgica empatou logo depois, quando Kevin de Bruyne deu lindo passe em profundidade para Romelu Lukaku, que entortou o zagueiro antes de bater colocado para deixar tudo igual no placar.
O que surpreendeu foi a valentia da Seleção Tcheca nos minutos que se seguiram. A Bélgica pressionou, como era esperado, mas passou longe de ser um jogo de ataque contra defesa.
A República Tcheca marcou em cima, também ficou muito próxima de marcar e sair com a vitória (foi uma bola na trave para cada lado, mas ninguém voltou a balançar a rede).
Nesta terça-feira, às 15:45, a Bélgica joga em casa contra a Bielorrússia, que venceu a Letônia por 4 a 2 na única partida que disputou até aqui.
Já a República Tcheca, que defende a liderança, vai ter um grande teste contra o País de Gales fora de casa, pois a seleção de Gareth Bale espera lutar pela vice-liderança do grupo.
Também nesta terça-feira jogam Chipre (penúltimo colocado) x Eslovênia, às 13 horas, Croácia (3º) x Malta (lanterna) e Eslováquia (4ª) x Rússia (líder), estes dois últimos às 15:45 (todos válidos pela terceira rodada do grupo H).
Pelo grupo G, finalmente, Turquia (líder) e Montenegro (vice) lutam pela manutenção do 100% de aproveitamento na competição, contra Letônia (5ª) e Noruega (4º), respectivamente.
Já a Holanda (3ª) joga fora de casa contra o lanterna, Gibraltar, para seguir próxima da parte mais alta da tabela.
Leia também:
Champions League: PSG de Neymar e Mbappé pega Bayern
Uefa sorteia confrontos das quartas de final da Europa League
Cometa Haaland é a nova realidade da Champions
Filipe Luis recorda: “Nos treinos o Salah era como Messi”