Início » Colunas » Coluna do Verchai » Destaques da 5ª rodada da Liga Europa

Destaques da 5ª rodada da Liga Europa  

Olympique de Marselha precisa de vitória sobre o líder do grupo “E”, fora de casa, para chegar na última rodada com chances de classificação para o mata-mata.

gerson jogador do francês olympique de marselha
Grupo E da Europa League tem Olympique de Marselha, de Gerson e Sampaoli, italiana Lazio, Galatasaray e Lokomotiv Moscou (Divulgação/OM)

A Liga Europa está sendo surpreendente para alguns dos times mais conhecidos do Velho Continente, aqueles que se destacam pelo investimento e por campanhas importantes ao menos em suas ligas nacionais. Este é o caso do Olympique de Marselha, único clube francês que já conquistou o título da Liga dos Campeões. A tradicional equipe da França voltou a ser assunto no Brasil pelas recentes contratações do técnico Jorge Sampaoli, ex-comandante de Santos e Atlético Mineiro, e do brasileiro Gerson, ex-jogador do Flamengo. Até pelos valores que foram investidos nas novas contratações, as expectativas eram grandes para a temporada do Olympique de Marselha. A possibilidade de lutar pelo título tomou conta dos torcedores, mas, além de não fazer uma campanha encantadora na Ligue 1, sendo apenas o 5º colocado, o time de Marselha corre um sério risco de não se classificar para o mata-mata da Liga Europa. Vale lembrar que os líderes de cada um dos 8 grupos garantem vaga direta para as oitavas de final, enquanto os vice-líderes enfrentam os terceiros colocados de cada um dos 8 grupos da Liga dos Campeões em uma espécie de play-off para as oitavas de final. Neste momento, o Olympique de Marseille é apenas o 3º colocado do grupo “E” da Liga Europa, posição que dá vaga nos play-offs da Liga Conferência Europa da UEFA, que é a terceira competição de clubes mais importante do Velho Continente e está em sua primeira edição nesta temporada. Estando a quatro pontos do atual líder do grupo “E” e seu próximo adversário, o Galatasaray, o Olympique de Marseille vai precisar vencer as duas últimas rodadas para ter alguma chance de terminar na primeira posição do grupo e garantir vaga direta para as oitavas de final da Liga Europa. No entanto, o time comandado pelo argentino Jorge Sampaoli vem de um duelo conturbado com o Lyon, que terminou ainda antes dos 5 minutos do primeiro tempo em razão de uma garrafa que foi atirada pela torcida do Lyon em Payet, meia do Marselha que se disse “abalado psicologicamente” e, por isso, não deve estar à disposição para a partida decisiva da Liga Europa. Por outro lado, o Galatasaray chega para o confronto abalado por não vencer há 3 partidas e pela derrota diante do rival Fenerbahçe na última partida, em um confronto direto pelo Campeonato Turco. Ainda assim a situação do Galatasaray é confortável, pois um simples empate em casa com o Marselha basta para a manutenção da liderança do grupo. O confronto, que acontece em Istambul, no estádio Türk Telekom, vai ter transmissão do Fox Sports para a TV fechada brasileira às 14:45 (no horário de Brasília) desta quinta-feira (25). No outro confronto do grupo, no mesmo horário, a Lazio (vice-líder com 1 ponto de vantagem para o Marselha) visita o lanterna, Lokomotiv Moscou, na Rússia.

Monaco e Real Sociedad fazem confronto direto na busca pela liderança do grupo “B”

Também com transmissão do Fox Sports na TV fechada, às 17 horas (de Brasília), o Monaco recebe o Real Sociedad no Stade Louis II, na França. Jogando em casa, o Monaco espera conseguir pelo menos um empate no confronto direto, que praticamente garante o clube francês na liderança do grupo, uma vez que enfrenta o lanterna, Sturm Graz, na última rodada. No entanto, a equipe comandada pelo croata Niko Kovac, que teve passagem rápida pelo Bayern de Munique, chega para enfrentar o Real Sociedad estando sem vencer há quatro partidas, das quais empatou três e perdeu uma. A equipe espanhola, por outro lado, não perde desde a derrota para o Barcelona na primeira partida da temporada: desde então, foram 9 vitórias e 8 empates em 17 partidas disputadas (variando entre Campeonato Espanhol e Liga Europa). Não à toa a equipe comandada pelo espanhol Imanol Alguacil ocupa a vice-liderança de La Liga, apenas um ponto atrás do líder, Real Madrid. É importante destacar que o Monaco está invicto na Liga Europa, tendo sofrido apenas 2 gols nas 4 partidas disputadas (um deles no empate por 1 a 1 com o Real Sociedad, na Espanha), mas a equipe de San Sebastián tem qualidade suficiente para arrancar pelo menos um ponto fora de casa. No outro confronto do grupo “B”, o PSV não deve ter problemas para vencer o Sturm Graz, jogando em casa, tendo em vista a goleada aplicada sobre lanterna no primeiro confronto desta fase de grupos, disputado na Áustria. Caso vença, o PSV alcança os mesmos 8 pontos que o atual líder do grupo (Monaco) soma e vai para a última rodada, enfrentar o Real Sociedad na Espanha, em uma situação razoavelmente boa.

Napoli perde fora de casa e fica próximo de vexame na Liga Europa

O Napoli entrou em campo pela Liga Europa nesta quarta-feira (24) e acabou perdendo para o lanterna, Spartak Moscou, que saltou para a liderança do grupo “C” com a vitória. Nesta quinta-feira (25), às 17 horas (de Brasília), o agora lanterna Leicester City vai receber o 3º colocado, com um ponto a mais, Legia Waszawa, em um confronto que vale a liderança do grupo para quem sair com os três pontos. O momento do Leicester é o mais instável das últimas temporadas, principalmente porque, com a derrota por 3 a 0 diante do Chelsea, chegou à quinta partida consecutiva sem vencer. No entanto, a expectativa é de que o técnico Brendan Rodgers não poupe esforços para vencer o Legia no King Power Stadium, na Inglaterra, para somar os 3 pontos e assumir a liderança isolada do grupo (abrindo 1 ponto do Spartak e do Napoli). A vitória é fundamental para o Leicester, que vai enfrentar o Napoli no Estádio Diego Armando Maradona na última rodada, em um confronto que pode tirar um dos dois do mata-mata da Liga Europa. Esta e todas as partidas da Liga Europa são transmitidas pela ESPN através do “Star+”, em streaming.

Deixe um comentário