Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 2ª rodada da Premier League

Prévia da 2ª rodada da Premier League  

Clássico londrino é destaque do fim de semana de Premier League.

marca da premier league liga inglesa de futebol
(Reprodução/Premier League)

O Arsenal recebe o Chelsea no Emirates Stadium, em Londres, às 12:30 (no horário de Brasília) do próximo domingo (22), com transmissão da ESPN Brasil para a TV fechada. A Premier League 2021/22 começou quente na semana passada, com direito a goleada do Manchester United (com hat-trick de Bruno Fernandes), já líder, e vitória do Tottenham sobre o atual campeão, Manchester City, no Hotspurs Stadium. Agora, pela segunda rodada, é o clássico londrino que envolve os Gunners e os Blues que esquenta o fim de semana da liga mais disputada do mundo. Jogando em casa, o Arsenal carrega o peso de uma estreia decepcionante, na qual foi derrotado por 2 a 0 por um time que conquistou o acesso para a elite do futebol inglês na temporada passada. Os Gunners ostentam uma grande tradição na Inglaterra, tendo sido um dos primeiros clubes a investir pesado em contratações, lá na década de 1930, quando dominou o futebol local e passou a ganhar a tradição que ostenta nos dias de hoje. No entanto, o Arsenal já está longe de ser considerado um novo rico e vê grandes adversários sobrando no quesito investimento. Um destes é exatamente o seu próximo adversário, o Chelsea, que venceu a Liga dos Campeões pela segunda vez em sua história na temporada passada e já vem de vitória tranquila, por 3 a 0, sobre o Crystal Palace, na partida de estreia da atual edição da Premier League. De acordo com João Castelo Branco, um dos correspondentes da ESPN na Inglaterra, o clássico entre Arsenal e Chelsea se intensificou neste século, principalmente no período em que José Mourinho comandou os Blues e polemizou vários duelos com os Gunners com suas declarações pouco pacíficas, exatamente em um período no qual o Arsenal vinha de vento em poupa sob o comando de Arsène Wenger. Agora, em situações opostas, o Chelsea é quem espera confirmar o favoritismo e vencer mesmo jogando fora de casa, visando já batalhar pela liderança da competição. O Arsenal, por sua vez, se preocupa em não perder o clássico em casa para não ter um início de temporada desastroso e correr o risco de deixar ir por água abaixo o planejamento do trabalho de Mikel Arteta, atual comandante dos Gunners.

Liverpool abre segunda rodada querendo colocar pressão nos principais concorrentes ao título.

Não há dúvidas de que, pelo menos neste primeiro momento, Chelsea e Manchester City, que foram os atuais finalistas da Liga dos Campeões, são considerados os grandes favoritos a faturar o título da Premier League 2021/22. No entanto, pelo menos mais dois clubes são tidos como grandes concorrentes aos favoritos: Manchester United e Liverpool, que carregam o peso de serem os maiores vencedores da Inglaterra, tanto nacionalmente como internacionalmente. O Liverpool passou por maus bocados nas últimas décadas, principalmente em se tratando de Campeonato Inglês: depois de conquistar o título nacional, então denominado Football League, só voltou a erguer o troféu em 2019, que foi o primeiro pela Premier League (como passou a ser chamado na temporada 1992/93). O Manchester United, por sua vez, venceu 13 das 29 edições de Premier League que aconteceram até aqui, tendo se tornado o maior campeão inglês neste período, agora com uma conquista a mais que o Liverpool no histórico geral. Na última edição, o Manchester United foi vice-líder e o Liverpool terminou na 3ª posição, o que foi considerado um resultado ruim para o time de Jürgen Klopp, que estava na defesa do título conquistado com sobra em 2019. Agora, ambos conseguiram vencer e convencer em suas estreias. O Manchester United já aparece na liderança da tabela em razão da vitória por 5 a 1 sobre o Leeds em Old Trafford, e o Liverpool vem na 3ª posição com a vitória por 3 a 0 sobre o Norwich City, jogando fora de casa. Neste sábado (21), às 8 horas da manhã (de Brasília), o Fox Sports 1 transmite para a TV fechada a partida entre Liverpool e Burnley, que acontece em Anfield Road com a presença da torcida, assim como já está acontecendo nesta temporada da Premier League. Como é o primeiro a entrar em campo pela 2ª rodada, o Liverpool coloca pressão nos concorrentes em caso de vitória, que é bastante provável (até porque seu atual adversário perdeu para o Brighton em casa, de virada, na primeira rodada). O Manchester United vai a campo às 10 horas da manhã (de Brasília) do próximo domingo (22), para enfrentar o Southampton no St. Mary’s Stadium, com transmissão da ESPN Brasil. Apesar de ser considerado um adversário mais forte que o Burnley, o Southampton não apresentou grande resistência ao Everton na derrota por 3 a 1 da estreia.

Manchester City busca recuperação imediata e Tottenham tenta manter o fôlego.

Depois da vitória gigante conquistada sobre o atual campeão ao lado de sua torcida, pela partida de estreia desta Premier League, o Tottenham vai encarar mais um grande desafio para seguir aparecendo na parte mais alta da tabela de classificação. O técnico Nuno Espírito Santo mostrou o seu valor com o desempenho diante do Manchester City na primeira rodada e vai precisar superar o seu ex-time, o Wolverhampton, para seguir impressionando no novo clube. Os Spurs visitam os Wolves no Molineux Stadium, às 10 horas da manhã (de Brasília) de domingo (22), em partida válida pela 2ª rodada da Premier League que vai ser transmitida pelo aplicativo da ESPN. O Wolverhampton tenta se reestruturar sob o comando de um outro jovem técnico português, mas vem de derrota para o gigante Leicester City na sua estreia oficial.

Por fim, vale destacar o duelo do atual campeão, Manchester City, que recebe o Norwich City no Etihad Stadium com a expectativa de não só ganhar, mas golear o adversário para iniciar sua caminhada na busca pelo bicampeonato consecutivo. O confronto está marcado para as 11 horas da manhã (de Brasília) de sábado (21), também com transmissão da ESPN Brasil para a TV fechada.

Deixe um comentário