Início » Colunas » Coluna do Verchai » Desentendimento do chefe da La Liga com o presidente do PSG

Desentendimento do chefe da La Liga com o presidente do PSG  

Uma disputa multimilionária entre a liga espanhola e seu parceiro de transmissão do Catar, o beIN Media Group, é o mais recente surto na batalha entre dois dos homens mais poderosos do futebol.

Durante meses, ao que parece, a disputa entre o líder da principal liga de futebol da Espanha e o presidente do time francês Paris St.-Germain, do Qatar, se desenrolou ruidosamente e em público.

Javier Tebas, o franco presidente da La Liga, criticava regularmente o Paris St.-Germain e seus líderes do Catar, acusando-os de violar flagrantemente as regras financeiras do futebol europeu. E ocasionalmente, o presidente do PSG, Nasser al-Khelaifi, respondia a Tebas com suas próprias acusações, questionando a saúde do futebol espanhol ou trocando farpas com ele na mídia e em discursos.

A disputa nos bastidores

A luta mais arriscada, ao que parece, estava acontecendo nos bastidores. Nas últimas semanas, após quase dois meses de disputas, Tebas e La Liga conseguiram uma ordem judicial para congelar dezenas de milhões de dólares dos ativos do beIN Media Group, a rede de transmissão de propriedade do Catar liderada por al-Khelaifi, em uma disputa por pagamentos não pagos. Pagamentos de direitos de transmissão.

A BeIN, uma das empresas mais prolíficas em direitos de transmissão do mundo, detém os direitos dos jogos da La Liga em partes da Ásia e do Oriente Médio, bem como em alguns importantes mercados europeus. Mas de acordo com um documento do tribunal, a rede até agora não pagou mais de 50 milhões de euros que devia à liga espanhola pelos jogos desta temporada.

Na ordem de 11 páginas, o tribunal disse que havia congelado os ativos por causa do risco de que os fundos fossem repatriados para o Catar.

O BeIN Media Group soube do caso e da ordem de congelamento de seus ativos por meio de um repórter. 

“Nossa reputação se baseia em décadas de investimento significativo, transmissão de primeira classe, relacionamentos confiáveis e de longo prazo com os detentores de direitos e um histórico de pagamentos.” Afirmou a empresa em comunicado.

O porta-voz do beIN disse que 10 milhões de euros da dívida foram pagos em 5 de outubro.

Domínio do Catar no futebol

A dívida pendente representa apenas uma fração do dinheiro que o beIN Media Group pagou ao longo dos anos à La Liga, com estimativas do setor sugerindo que o valor total contratado entre a liga e a rede chegou a US$ 1,5 bilhão desde 2018.

Atrasos nos pagamentos a organizações esportivas também não são incomuns, com emissoras muitas vezes conhecidas por negociar planos de pagamento com seus parceiros. O que é incomum são os esforços da La Liga para garantir que receba o dinheiro que diz ser devido. BeIN continua a transmitir jogos da La Liga em suas redes.

O caso certamente trará um foco renovado sobre a influência no futebol do Catar, que, além de sediar a Copa do Mundo no próximo mês, também desempenha um papel de liderança no futebol europeu por meio de sua propriedade liberal do PSG, a força dominante no futebol francês, e beIN, que pagou bilhões de dólares para adquirir os direitos de transmissão de algumas das principais competições do futebol.

Mas também destacará a influência de al-Khelaifi, cujas funções simultâneas como presidente do PSG e do beIN Media Group e como membro do conselho da Uefa, órgão regulador do futebol europeu, o tornaram uma das figuras mais influentes do esporte.

Poder demais

Al-Khelaifi há anos nega enfaticamente a acusação de que ele exerce poder demais devido a seus vários papéis. Ele disse que, no passado, procurou aconselhamento jurídico sempre que tais conflitos surgiram e que se recusa regularmente a ir em reuniões em que seus vários papéis podem entrar em conflito.

Tebas disse que a beIN vem atrasando pagamentos desde o ano passado e rejeitou a alegação da rede de que estava enfrentando desafios financeiros, dizendo: “Não acredito neles”.

Em vez disso, sugeriu Tebas, a emissora está tentando renegociar seus acordos com a La Liga, que cobre territórios que vão da França ao Oriente Médio e da Ásia à Nova Zelândia.

Mas Tebas também sugeriu que havia outro motivo para os pagamentos perdidos. Ele disse que eram um esforço para pressioná-lo a ceder em suas críticas a al-Khelaifi. Em junho, por exemplo, Tebas apresentou uma queixa à Uefa na qual acusou o PSG e o Manchester City, outro time apoiado por um estado do Golfo, de “violação contínua” dos regulamentos financeiros da organização.

“Ele sabe exatamente o que está fazendo.” Disse Tebas sobre al-Khelaifi. 

“Ele está tentando chegar ao ponto em que os clubes dirão ao presidente da liga que preferimos receber o dinheiro e que você fale menos.” Completou.

A BeIN deixou claro seu desdém por Tebas em sua resposta. 

“Se administrássemos nossas operações reagindo aos comentários de certos executivos sobre outros da indústria esportiva, não estaríamos no negócio.” Disse a empresa.

A fúria de Tebas

Grande parte da fúria de Tebas com o PSG e al-Khelaifi vem da capacidade do clube francês de atrair craques da La Liga, gastos que, segundo ele, alteraram injustamente a economia do jogo. Em 2017, o PSG quebrou o recorde mundial de transferências ao pagar 222 milhões de euros, na época mais que o dobro do valor mais alto pago anteriormente por um jogador, para adquirir o craque brasileiro Neymar do Barcelona. Também conseguiu atrair Lionel Messi para Paris em 2021, depois que o Barcelona não conseguiu renovar seu contrato. E no início deste ano, o PSG pagou ao craque francês Kylian Mbappé uma taxa de contratação de mais de US$ 100 milhões para rejeitar as propostas do Real Madrid.

Enquanto outras ligas e executivos de futebol expressaram em particular preocupações sobre os gastos das equipes estatais, Tebas foi de longe o mais franco. 

“As pessoas no futebol são covardes” Disse Tebas, explicando por que outros não foram tão sinceros quanto ele sobre a influência de times como PSG e Manchester City que altera o mercado. 

O desdém Al-Khelaifi

Al-Khelaifi pouco ligou para as críticas de Tebas. Em junho, ele disse que não teria aulas com Tebas, sugerindo que o que o espanhol tinha a dizer não era relevante.

Para a UEFA, a disputa corrente entre duas das suas vozes mais proeminentes é embaraçosa porque tanto Tebas como al-Khelaifi são membros do seu conselho executivo.

A decisão de congelamento dos bens do beIN, segundo o documento, é apenas uma medida temporária. O tribunal realizará uma audiência completa sobre o caso, mas o cronograma não está definido. 

Deixe um comentário